sábado, agosto 07, 2021

* ANO 1898. A morte de Bernardina Reis! Passaporte de António P. Santos para o Brasil, o barbeiro Amadeu Santos e vitória da canoísta Liliane Framegas!

Registo de óbito de
Bernardina C. Reis
 
Padre José
Bernardino



A óisdaribeirense Bernardina Caetana dos Reis faleceu a 7 de Agosto de 1898, há 126 anos. Era avó-madrasta do padre José Bernardino dos Santos Silva e já viúva do cirurgião José dos Santos Silva.
Proprietária, Bernardina era filha de João Francisco dos Reis e de Josefa Maria Coelho, agricultores e proprietários de Óis da Ribeira, e faleceu pelas 9 horas da manhã de há 126 anos, na sua casa da Rua do Cabo - agora Rua Manuel Maria Tavares da Silva.
Tinha-se casado aos 58 anos e solteira, a 8 de Fevereiro de 1875, com o cirurgião José dos Santos Silva, viúvo de Ana Catarina dos Reis, e que faleceu a 18 de Junho de 1885, aos 70 anos. Era filho de José dos Santos, proprietário de de Óis da Ribeira, e de Cecília Maria da Silva, governanta de casa e natural da Mamarrosa, freguesia do município de Oliveira do Bairro. 
A filha Maria José dos Santos Silva, do primeiro casamento, casou com Manuel Tavares Duarte, lavrador de de Fermentelos, que foram pais do padre José Bernardino, de Maria Amélia e de Maria Bernardina  dos Santos Silva - que viria a ser esposa do comerciante Manuel Maria Ala de Resende, de Águeda e estabelecido em Óis da Ribeira. Pais dos irmãos Albano, José, Manuel (Neca) e Armando dos Santos Ala de Resende. 

Outros anos,
outros factos !
Passaporte de António P. Santos para o Brasil, o barbeiro Amadeu Santos e vitória da canoísta Liliane Framegas

O registo do passaporte


1 - Ano 1890,
há 131 anos !
- PASSAPORTE PARA ANTÓNIO
PIRES DOS SANTOS: O Governo Civil de Aveiro emitiu, a 7 de Agosto de 1890, há 130 anos, um passaporte para o óisdaribeirense António Pires dos Santos, de 17 anos, solteiro e estudante. 
Passaporte para o Brasil, que ao tempo era o grande destino da emigração portuguesa. Era filho de Augusto Pires Soares da Maia e de Maria Luísa Marques dos Santos, sabia ler (estudava...), media 1,65 metros de altura, cabelo e sobrolhos pretos, olhos castanhos e rosto comprido, tinha defeitos nas unhas de ambas as mãos. 
Partiu para a cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul e dele nada mais sabemos.
Amadeu Santos

2 - ANO 1913,
há 108 anos !
- O BARBEIRO AMADEU
PEREIRA DOS SANTOS: O óisdaribeirense Amadeu Pereira dos Santos, um dos últimos barbeiros da vila, nasceu há 108 anos, a 7 de Agosto de 1913.
Filho dos jornaleiros Patrocínio Pereira dos Santos, natural de Alcofra (Vouzela), e Joana Rosa de Jesus, de Óis da Ribeira, casou com Alexandrina Augusta da Fonseca Moreira e o casal teve os filhos José Amadeu, Dália (?) e José Augusto, já falecidos, Manuela, Etelvina e Leontina.
Trabalhou na Adega Cooperativa e Cooperativa Agrícola dos Lavradores de Águeda e teve, durante muitos anos, uma barbearia numa casa do Largo da Fonte do Cruzeiro - onde anos mais tarde sua filha Leontina teve uma mercearia, com o marido (Anacleto Melo).
Amadeu Pereira dos Santos faleceu a 27 de Maio de 1990, aos quase 77 anos.
Liliane Framegas

3 - ANO 1993,
há 28 anos !
- LILIANE FRAMEGAS
VENCEU PROVA DE CANOAGEM: A canoísta Liliane Framegas, atleta da ARCOR, venceu a prova de K1 infantis, em 200 metros, da Fase Zonal 2 de 1993, há 28 anos, no dia 7 de Agosto.
Infelizmente e vítima de doença, faleceu a 25 de Outubro de 2020, deixando órfãos dois filhos e viúvo Sérgio Almeida, que foi vice-presidente da ARCOR n mandato de 2011/2012.
A prova realizou-se em Sernancelhe, envolvendo clubes das associações de Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Porto e o clube de Óis da Ribeira foi 7º. classificado, entre os 11 que participaram.

Outros atletas da ARCOR, com direção ao tempo presidida por Sesnando Alves dos Reis, tiveram os seguintes resultados:
- Sandra Prazeres: 8ª. em K1 infantis, 200 metros.
- Maria Duarte: 6ª. em K1 damas, 200 metros.
- António Azevedo: 7º. em K1 infantis.
- Álbio Martins: 19º. em K1 cadetes.

Sem comentários: