sábado, outubro 23, 2021

A Junta, a Cruz Vermelha. a Creche Montessori e a ARCOR...


Antevisão da futura Creche Montessori. Repare-se na titulação: Creche Montessori
 da CVP. Isto é: da Cruz Vermelha Portuguesa (imagem do panfleto eleitoral da
actual Junta). O edifício é o da antiga escola primária de Óis da Ribeira
A proclamação da Junta de Freguesia, como projecto
para o mandato autárquico de 2021/2025

 
O projecto político da coligação «Juntos Por Águeda» (Juntos de 2017, PSD e MPT) na União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR), nas eleições autárquicas de 26 de Setembro de 2021, anunciou, por entre o rol de 17 promessas para o mandato 2021/2025, a criação de uma nova creche: a primeira Creche Montessori do distrito de Aveiro.
Uma quê?
Uma creche, confirmámos e reconfirmámos. Para «crianças construtoras da humanidade».
Mais uma creche, na (des)União de Freguesias, para além das creches da ARCOR, em Óis da Ribeira, uma, e do Patronato de Nossa Senhora das Dores, em Travassô, duas.
Uma creche a instalar na escola primária de Óis da Ribeira e que à Junta foi cedida a 16 de Janeiro de 2020, pela Câmara Municipal de Águeda e para lá «desenvolver um projeto multigeracional, tendo por objetivo a realização de atividades de caráter social e cultural, projetos com a comunidade que promovam a integração e a inclusão social».
Entre as atividades previstas para aquele espaço, contava-se «a criação de um atelier de costura».

Uma creche para, e citamos o panfleto eleitoral juntista, «procurar a ajudar o desenvolvimento integral das crianças, apostando em todos os aspectos: cognitivos, sociais, emocionais e de desenvolvimento cerebral».
Esperem aí: mas já não existe uma creche em Óis da Ribeira?
E outra em Travassô?
Então agora a Junta de Freguesia, e no que interessa a Óis da Ribeira, anuncia-se como concorrente directa da creche da ARCOR?
E, para concorrer directamente com a creche
da ARCOR, vai carrear colaboração da Câmara Municipal de Águeda e do Núcleo de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa? Sendo que, como se vê na imagem, a creche será da Cruz Vermelha.
E a ARCOR não diz nada?
Ondina Soares (da Junta) e
 Paulo Gomes (A

Políticos, dirigentes
e amigos da ARCOR


O d´Óis Por Três desconhece o quadro e a forma como se desenham estas promessas eleitorais. Mas é seguro e indiscutível que a Junta de Freguesia oficialmente se anunciou como concorrente directa da ARCOR.
Preto no branco: está escrito e validado pelos óisdaribeirenses 
que, por membros serem da lista da
Fátima Reis
Ana Sofia
coligação, assinam 
por baixo este «ataque» ao futuro próximo da ARCOR - que tão delicados momentos atravessa.
Só por uma questão de memória futura, vejamos quem são os óisdaribeirenses que apuseram o seu chamegão político e validaram esta concorrência directa à creche da ARCOR e as suas ligações pessoais à instituição:
1 - ONDINA SOARES: Ondina da Silva Gomes Soares, secretária da Junta de Freguesia. Ex-secretária da direção da ARCOR, no mandato de João Gomes, mandato que não concluiu, auto-demitindo-se. O marido, Pedro Soares, foi várias vezes membro dos órgãos sociais da ARCOR e do Grupo de Teatro Amador (GTA) e marchas populares da ARCOR.
2 - PAULO GOMES: Paulo Jorge dos Santos Gomes, 1º. secretário da Assembleia de Freguesia. Várias vezes membro dos órgãos sociais e da Secção de Canoagem. Foi actor amador do GTA da ARCOR e, actualmente, é atleta veterano da ARCOR Canoagem. O pai, Manuel Gomes da Conceição, foi vogal da direção de Sesnando Alves Reis, em 1990/1991.
3 - FÁTIMA REIS: Maria de Fátima Figueiredo dos Reis, vogal da Assembleia de Freguesia. Foi membro do conselho fiscal nos da ARCOR nos mandatos de Manuel Soares (2013/2014 e 2015/216) e de Mário Marques (2017/2020). Foi actriz amadora do GTA da ARCIOR em várias peças e ao longo de vários anos. O marido, Álvaro Soares, foi membro da assembleia geral e do conselho fiscal em diferentes mandatos. Os dois filhos foram utentes da creche, jardim de infância e ATL da ARCOR. O filho foi atleta da ARCOR Canoagem.
4 - SOFIA FRAMEGAS: Ana Sofia Resende Framegas, vogal da Assembleia de Freguesia. Foi utente da ARCOR na creche, jardim de infância e ATL. É filha de Paulo Rogério Framegas, dirigente efectivo e suplente de vários órgãos sociais da ARCOR. Actor amador do GTA e actual seccionista de canoagem.
A escola primária de Óis da Ribeira

Clube de amigos
da ARCOR

Outros óisdaribeirenses, integraram a lista que se propõe concorrer directamente com a creche de ARCOR. 
Em fotos do manifesto eleitoral, podem ver-se, além daqueles quatro, também Cristina Silva (11ª. da lista), Cristina Soares (14ª. e a presidente do conselho fiscal dos inesquecíveis 5 anos de défices arcorianos, esposa do tesoureiro dos mesmos), José Manuel Martins (19º.), Jorge Dias (21º.), Gil Gomes (23º.), Pedro Correia (26º.), Elsa Framegas (29ª. e esposa de Paulo Rogério Framegas, mãe de Ana Sofia Framegas), Angelino Gomes da Conceição (32º.),  Luísa Fernandes (34ª. e esposa de Rui Cardoso, que foi tesoureiro da ARCOR no mandato de João Gomes, o de 2011/2012), Bruno Soares (37º., antigo atleta da ARCOR), Nelson Martins (40º.), José Maria Gomes (43º. e antigo presidente da ARCOR, no mandato de 1987/1988, que não concluiu), Telmo Abrantes (47º.), Rosa Maria Almeida (49ª.), Júlio Viegas (52º. e antigo atleta de futsal), Rui Rodrigues (55º.), Ana Almeida (58ª. e atleta e treinadora de canoagem, actualmente, e antiga actriz do GTA), Gil Branco (61º.), Samuel Fernandes (63º.), Isabel Fernandes (64ª.), Jorge Marques (66º. e antigo atleta de futebol) e Solange Fernandes (68ª.).
Deus abençõe a instituição e a sapiência e comunhão deste vasto grupo de seus bons amigos!

O que é o chamado
Método Montessori ?


O Método Montessori é uma perspectiva educacional desenvolvida por Maria Montessori e seus colaboradores, a partir da observação do comportamento de crianças em ambientes estruturados e não estruturados.
O seu objetivo prático é ajudar o desenvolvimento da vida da criança, de forma integral e profunda.
A pedagogia montessoriana é fundamentada na observação e, por isso, dá suporte ao desenvolvimento infantil de forma especialmente eficaz. 
Estudos com alto grau de confiabilidade desde 2007 que vêm sendo desenvolvidos para verificar a eficácia de Montessori, e a cada nova publicação, confirmamos que as descobertas de Maria Montessori e seus colaboradores são mesmo o melhor caminho para ajudar o desenvolvimento das crianças, incluindo aspectos cognitivos, sociais, emocionais, de conteúdo e de desenvolvimento cerebral.
O que é que, entre estas características, não pode ser desenvolvido na creche da ARCOR?
E quem vai pagar a Creche Montessori a instalar na antiga escola primária de Óis da Ribeira?
E vai mesmo ser instalada? 
Criar uma creche é mesmo um desígnio de uma Junta de Freguesia? 
Mesmo em concorrência directa com as IPSS locais?
- NOTA: Método Montessori, ver AQUI

Sem comentários: