sexta-feira, outubro 15, 2021

* ANO 1999: O Centro Social da ARCOR na Segurança Social de Aveiro! padre João Maia nasceu em 1831; o novo livro de actas da Junta da Paróquia em 1858; a3ª. Mostra de Sopas em 2016!

 

O centro social da ARCOR e sede da Junta de Freguesia de UFTOR

A primeira pedra do centro social, a 27 de Fevereiro
de 2000: José Valente (diretor da Segurança Social
de Aveiro), Fernando Reis (presidente da ARCOR)
e Antero Gaspar (Governador Civil e Aveiro)  

O projecto do centro social da ARCOR deu entrada no Centro Regional de Segurança Social de Aveiro a 15 de Outubro de 1999, há rigorosamente 22 anos. 
Incluía a sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira (agora da UFTOR) e substituía o que, dois meses antes, tinha entrado na mesma SS e que teve de ter algumas alterações.
O presidente da direção arcoriana era Fernando Reis Duarte de Almeida (falecido a 6 de Novembro de 2019, aos 85 anos) e a leitura da revista editada por ocasião da inauguração, em 2009, permite lembrar que a estrutura social previa um ATL (para 40 crianças), creche (30), pré-primário (22) e apoio domiciliário (15 adultos) e centro de dia. Eram estes os números de há 21 anos, não sabemos se estão actuais. 
A primeira pedra do Centro Social da ARCOR foi lançada a 27 de Fevereiro de 2000, com presença do Governador Civil de Aveiro (Antero Gaspar), do Diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro (José Valente) e do vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda (José Elói Correia) - para além das autoridades locais.

Outros tempos,
outros factos !

O padre João Pires Soares da Maia nasceu em 1831; o novo livro de actas da Junta da Paróquia de Óis da Ribeira em 1858; a terceira Mostra de Sopas da UFTOR em 2016!
Jazigo do padre Maia


1 - ANO 1831,
há 190 anos !
- PADRE JOÃO PIRES
SOARES DA MAIA: O padre João Pires Soares da Maia, de Óis da Ribeira, nasceu a 15 Outubro de 1831. Há 190 anos.
Faleceu a 4 de Abril de 1903, aos 72 anos, e está sepultado no mausoléu mandado construir por seu sobrinho José M. da Rosa, em sua memória e no Cemitério Velho de Óis da Ribeira
O sacerdote era filho de António Pires Soares, proprietário a vila de Óis da Ribeira, e de Caetana Emília,  natural de Almear, em Travassô. Neto paterno de José Pires Calvo, de Óis da Ribeira, e de Ana Maria Soares, de Requeixo. Família que tem placa comemorativa mo adro da Igreja de Óis da Ribeira. Era neto materno de José Gregório da Maia e de Maria Teresa, ambos de Almear. Foi baptizado a 21 de Dezembro de 1831, na Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira e pelo padre António José de Matos. Os padrinhos foram o padre João Pires Duarte, de Fermentelos, e Maria Clara Duarte, que era de Casal de Álvaro e em Óis da Ribeira casada com o proprietário João Tavares da Silva - casal que teve três filhos sacerdotes católicos: os padres Joaquim, Ricardo e José Tavares da Silva.
O encerramento do livro
de Registos da Junta de 
Paróquia de ÓdR em 1858 


2 - ANO 1858,
há 163 anos !
- GOVERNO CIVIL EXIGIU NOVO LIVRO
DE ACTAS DA JUNTA DA PARÓQUIA: O Governador Civil de Aveiro, a 15 de Outubro de 1858, há 163 anos, ordenou a «o Prior da Junta da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira» para que lhe enviasse «um livro novo para ser por mim numerado e rubricado, com termos de abertura e encerramento».
O Governador era João Ribeiro de Magalhães que deu um prazo de 8 dias para a deliberação ser cumprida e assim fazia executar o Código Administrativo de então.
O presidente da Junta de Paróquia era o padre Manuel Pires Soares, que deve ter cumprido a diligência, pois continuou a ser presidente, empossado a 12 de Novembro seguinte, com o secretário Anacleto Pires Soares, o tesoureiro José Pires Soares (também juiz da Igreja) e os vogais José Maria de Almeida e José Alves Ferreira de Carvalho. Jacinto, mais um Pires Soares, era o regedor da freguesia.
O padre Manuel Pires Soares continuou presidente a 18 de Maio de 1860, até 20 de Janeiro de 1879, mas agora com Anacleto Pires Soares (secretário), o tesoureiro José Maria de Almeida (juiz da Igreja) e os vogais Ricardo Tavares da Silva (padre?) e José dos Santos Silva. Com o regedor... Jacinto Pires Soares.
Cartaz da Mostra de Sopas

3 - ANO 2016,
há 5 anos !
- III MOSTRA DE SOPAS DE ÓIS
DA RIBEIRA E TRAVASSÔ
: A terceira edição da Mostra de Sopas de Travassô e Óis da Ribeira realizou-se a 15 de Outubro de 2016. Há precisamente 5 anos.
O objetivo da atividade, iniciada em 2014, a 27 de Setembro, era (é) juntar as associações e instituições da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR) em momento de convívio e, ao mesmo tempo, angariar fundos para a sua sustentabilidade.
A edição de 15 de Outubro decorreu no Largo dos Santos Mártires, junto à Igreja de S. Miguel de Travassô, e envolveu 8 associações das duas freguesias: a Tuna e a ARCOR, de Óis da Ribeira, e a Comissão de Pais da Escola Básica, Irmandade dos Santos Mártires, Patronato de Nossa Senhora das Dores, Jardim Social, Agrupamento de Escuteiros e Associação de Desportiva de Travassô.
A iniciativa não se realizou em 2020 e 2021, devido à pandemia provocada pela COVID 19.

Sem comentários: