segunda-feira, outubro 11, 2021

Tiago Viegas e o futuro da ARCOR Canoagem, as obras do hangar e o centro de desporto adaptado...

Treino da ARCOR Canoagem nas águas da pateira

Tiago Viegas, o segundo da direita, na
selecção nacional universitária de 2018


Tiago Viegas

O treinador Tiago Viegas, da ARCOR Canoagem, disse ao d´Óis Por Três que «as conquistas da Gabriela Resende e da Beatriz Oliveira  foram fundamentais para fazer o grupo acreditar que é possível e que estamos no caminho certo».
«Temos vários atletas que trabalham muito e bem»
, disse o técnico arcoriano, que já ontem, nos falou das duas internacionais mundialistas do clube de Óis da Ribeira.
- d´ÓpT: O clube terá outro(a)s atletas com perspetivas de obter(em) títulos de campeões e internacionalizações, títulos mundiais e olimpíadas?
- TV: Acima de tudo, estes resultados surgem como uma consequência da nossa forma de estar, relativamente à modalidade e ao treino.
- d´ÓpT: Como assim?
- TV: Sem o grupo de treino que temos, sem a cultura de trabalho que se enraizou, estes resultados não seriam possíveis. Somos muito exigentes com o grupo de treino e os atletas sabem que há um conjunto de princípios e de atitudes inegociáveis.
- d´ÓpT: Isso, para se chegar a mais pódios nacionais e internacionais?
- TV: Sabemos que, se todos formos cumpridores e trabalharmos nos limites, estaremos mais perto de voltar a ter estas felicidades. Com a sistematização deste trabalho, capacidade de renovação geracional e aumento dos praticantes, estaremos mais perto de colocar novamente atletas de Óis da Ribeira e de Águeda em pódios internacionais e nos Jogos Olímpicos.
Tiago Viegas, o segundo da esquerda,
internacional de canoagem em 2018


Ampliação do hangar é
estrutural e fundamental

O treinador Tiago Viegas está convicto que «a ampliação do hangar é fundamental» para o deenvolvimento da ARCOR Canoagem».
 - d´ÓpT: O clube tem (e dá) condições para desenvolver a modalidade?
- TV: O clube tem na sua direção nomes históricos da modalidade, que, melhor do que ninguém, entendem as necessidades dos atletas e dos treinadores e nutrem uma grande paixão pela modalidade, trabalhando em prol do seu desenvolvimento, desprendidos de quaisquer benefícios pessoais».
- d´ÓpT: Será isso suficiente?
- TV: Fazemos, todos, um esforço coletivo muito grande para garantir que temos as condições essenciais.
- d´ÓpT: O hangar vai ser ampliado, segundo anunciou o clube. Pode dizer-nos que tipo de obras vão ser realizadas? São as indicadas para o desenvolvimento da ARCOR Canoagem? Que sugestões poderia dar sobre a ampliação?
- TV: A ampliação do hangar é fundamental para o desenvolvimento da secção de Canoagem da ARCOR. É um passo estrutural que tem de ser dado, esperemos que o mais rapidamente possível.
Tiago Viegas, à esquerda, foi
vice-campeão nacional de
cadetes em 2011
Hangar da ARCOR 
Canoagem vai ser 
ampliado

Mais atletas é a bandeira do
clube! O desporto adaptado!

Tiago Viegas reafirmou que «o clube e os seus dirigentes fazem um esforço enorme para que nada falte aos atletas». E referiu que «recrutar mais atletas, será uma bandeira para a época desportiva de 2022».
«Somos um clube humilde, mas garantimos que os atletas têm todas as condições para estarem ao nível dos melhores», sublinhou o técnico da ARCOR Canoagem.
- d´ÓpT: O clube está em condições de assegurar o desenvolvimento da modalidade, a partir da formação?
- TV: A formação é fundamental para conseguirmos assegurar a renovação geracional e sistematizar o trabalho que tem sido feito. Com essa consciência e com a ajuda do Centro de Formação Desportiva, temos como objetivo recrutar mais atletas para tornar a base de praticantes cada vez maior. Essa é uma das principais bandeiras para esta época desportiva de 2022.
- d´ÓpT: O que acha do Centro de Apoio ao Desporto Adaptado (CADA) anunciado pela Junta de Freguesia?
- TV: Não tenho conhecimento dos moldes em que irá funcionar, mas, a concretizar-se, será uma boa notícia, sem dúvida.
- d´OpT: A modalidade é suficientemente apoiada pelas autarquias locais, Junta de Freguesia e Câmara Municipal de Águeda?
TV: Já pratiquei a modalidade em Aveiro, em Ovar e em Coimbra e nunca senti que existisse tanto apoio como o que verifico que existe aqui, tanto pela parte da Junta de Freguesia como da Câmara Municipal. Existe uma proximidade e sintonia muito grande e espero que continuemos no mesmo caminho, evoluindo para mais e melhor. Podem sempre contar com a ARCOR Canoagem e com o seu trabalho para continuar a elevar o nome de Óis da Ribeira e de Águeda.
- d´ÓpT: E pela ARCOR?
- TV: Tal como com a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal, existe uma sintonia. Sabemos que, com um trabalho holístico, poderemos alcançar outra dimensão e potenciar muito mais a canoagem em Águeda, na pateira, seja no lazer e turismo, assim como na competição federada.
- d´ÓpT: Será esse o caminho do futuro?
- TV:  O caminho tem de ser esse.

1 comentário:

Anónimo disse...

Já agora, concretize que tipos de apoio são esses por parte da junta.

E que tipo de sintonia é esse?

Será que já é a junta a mandar na Direcção da arcor?