sexta-feira, julho 22, 2022

* Memórias d´ÓdR dos dias 22 de Julho: Captação de água para a fonte (1945)! Passaporte para o Brasil (1929)! A morte de Benedita Tavares (1992)! ARCOR venceu Torneio de Abertura (1996)! Sérgio e Pedro no Mundial da Finlândia (1997)! Campeões e mais campeões nacionais de canoagem da ARC

 

O chafariz de Óis da Ribeira

1 - ANO 1945: EXPLORAÇÃO DE ÁGUA
PARA O CHAFARIZ PÚBLICO: A Câmara Municipal de Águeda, há 77 anos, encarregou a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira de proceder aos trabalhos necessários para assegurar a captação de água ara o chafariz.
O assunto foi tratado na reunião de 22 de Julho de 1945 e o dito chafariz é o que, actualmente, mais conhecido como Fonte do Cruzeiro e já inoperacioal, está localizado na Rua Jacinto Bernardo Henriques (a da Ponte). 
Ao tempo e com um bebedouro para o gado,  estava instalado no largo do Cruzeiro, mas ou menos onde hoje é a entrada do centro social da ARCOR, que também já se chamou Largo Jacinto Bernardo Henriques e agora se denomina Largo do Centro Social da ARCOR.
Há 77 anos, já há perto de meio ano que não tinha água e a questao preocupava, sobremaneira, a autarquia óisdaribeirense.
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira desse tempo era presidida por Benjamim Soares de Freitas, com o secretário Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha (professor) e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes). O presidente da Câmara Municipal de Águeda era Joaquim de Melo Pinto Leitão.
- NOTA: Jacinto Bernardo Henriques foi apoiante financeiro da construção do chafariz, razão que justificou a atribuição do seu nome ao largo, entretanto «transitado» para a antiga Rua de Ponte - tal qual o chafariz.
Manuel Marques

2 -  ANO 1929: PASSAPORTE DE MANUEL
MARQUES PARA O RIO GRANDE DO SUL: O Governo Civil de Aveiro emitiu há 93 anos, passaporte para Manuel Pires Marques, de apenas15 anos e que se dirigia, como emigrante, para o Estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil.
Agricultor e solteiro, era filho de Alberto Marques, de Cabanões, e de Auta Pires Soares. Tinha olhos, sobrolhos e cabelo castanhos e sabia escrever. Não conhecemos o seu percurso em chão brasileiro, apenas que se radicou em Pelotas - cidade na qual anda hoje vivem alguns travassÓisenses, por exemplo, José Augusto, irmão de Maria do Carmo e Maria Eugénia, Como nas cidades de Porto Alegre e Rio Grande.
- NOTA: Manuel Marques era neto de Manuel Marques Maurício, cuja família é proprietária da capela mortuária à entrada, do lado esquerdo, do Cemitério Velho de Óis da Ribeira, zelada por uma bisneta, filha dos já falecidos Auta Marques e João Lopes Martins, que foram moradores em Cabanões.
Benedita Tavares

3 - FALECIMENTO DE MARIA
BENEDITA P.  REIS TAVARES: A óisdaribeirense Maria Benedita Pires dos Reis Tavares faleceu a 22 de Julho de 1992, há 30 e aos 86 anos, já viúva de Joaquim Tavares da Silva - filho do benemérito Manuel Maria Tavares da Silva e de Laura Ferreira Sucena.
Nasceu a 16 de Setembro de 1906 e era filha de Manuel Joaquim Pires dos Santos e Rosa Angélica dos Reis, de Óis da Ribeira, e casou  a 13 de Agosto de 1930, tendo o casal três filhas Manuela, Luísa (que mora em Vagos, onde tem uma farmácia) e Oriana Tavares (já falecida e que foi dirigente da ARCOR).
- NOTA: Benedita e família moraram em Angola e o casal construiu a casa em frente ao café O Nelson, no largo e para a rua de Santo António, onde actualmente reside um neto.

4 - ANO 1996: ARCOR VENCEU TORNEIO
DE ABERTURA DE CANOAGEM: A equipa de canoagem da ARCOR venceu o Torneio Aberto da Associação de Canoagem de Aveiro. 
O clube de Óis da Ribeira teve vitórias individuais de Marco Aurélio (em K1 200 e 2000 metros, menores) e de António Azevedo (C2, 200 metros, cadetes). Segundos classificados, foram Ricardo Soares (em K1, 200, infantis), Juvenal Carvalho (K1, 200 metros, cadetes) e Alexandre Souto (em C1, cadetes, 200 metros).
- NOTA: Apenas Juvenal Carvalho continua em actividade, como atleta da classe Masters da ARCOR. Alexandre Miguel de Oliveira Souto faleceu, vítima de acidente de viação, na Ladeira da Escola, a 1 de Abril de 2017.

Sérgio Soares
5 - ANO 1997: PEDRO E SÉRGIO NO
MUNDIAL JÚNIOR DA FINLÂNDIA: O canoístas Pedro Carvalho de Sérgio Soares, ambos a ARCOR, concluíram as suas participações no Mundial de Juniores que se disputou na Finlândia - desde o dia 20. Pedro foi sexto na prova de K4 e quarto em K2, nas eliminatórias e oitavo em ambas. mas semi-finais. Sérgio, por sua vez, foi sétimo nas semi-finais de C2. 500 metros, e oitavo de C2, nos 1000 metros. 
- NOTA: Pedro Carvalho, actualmente, é atleta do escalão Masters do clube de Óis da Ribeira. Sérgio Soares abandonou a modalidade, depois de estar emigrado nos Estados Unidos.
Arménio José e Luís Santos

6 - CAMPEÕES E MAIS CAMPEÕES
NACIONAIS DE CANOAGEM da ARCOR: O canoísta Arménio José, da ARCOR, conquistou quatro títulos nacionais de regatas em linha, nas provas disputadas de 19 a 22 de Julho, em Montemor-o-Velho - em C2 cadetes fazendo equipa com Luís Santos, também duplamente campeão. 
Valery Shuftakin foi campeão nacional de Veteranos C e três vezes vice-campeão nacional, em K1 e K2 1000 e K2 500, com Volodymir Perekhodov, em veteranos. Também três vezes vice-campeão, Tiago Tavares subiu ao pódio em C1 e C2 (com Fábio Lopes), em seniores 200 e C1 500. Volodymir Perekhodov foi duas vezes vice-campeão.
O CN Ponte de Lima venceu por equipas, com 663 pontos. Seguiram-se, Prado (318) e Gemeses (299). A ARCOR foi décima (94), o GICA ficou em 28º. (30) e o Requeixo em 36º. (9). 
Os resultados arcorianos foram os seguintes:
- C1 seniores, 200 metros: 2º.-Tiago Tavares, vice-campeão nacional. 
- C2 seniores, 200 metros: 2º.-Tiago Tavares/Fábio Lopes, vice-campeões nacionais. 
- C1 seniores, 500 metros 2º.-Tiago Tavares, vice-campeão nacional; 4º.-Fábio Lopes.
- C1 cadetes, 500 metros: 1º-Arménio José, campeão nacional; 7º.-Luís Santos. 
- C2 seniores, 500 metros 6ºs.-Tiago Tavares/Fábio Lopes. 
- C2 cadetes: 1º.-Arménio José/Luís Santos, campeões nacionais. 
- K1 juniores, 500 metros 8ª.-Andreia Fernandes. 
- K1 Veteranos C: 1º.-Valery Shuftakim, campeão nacional; 2º.-Volodymir Perekhodov, vice-campeão nacional. 
- K2 Veteranos C: 2º.-Valery/Volodymir, vice-campeõs nacionais. 
- C1 infantis. 1000 metros: 8º.-Luís Santos. 
- C1 cadetes, 1000 metros: 1º.-Arménio José, campeão nacional; 3º.-Luís Santos. 
- C1 juniores, 1000 metros: 6º.-Amílcar Pina.  
- C2 cadetes, 1000 metros: 1º.-Luís Santos/Arménio José, campeões nacionais.  
- K1 Veteranos C, 1000 metros: 2º.-Valery Shuftakin, vice-campeão nacional; 4º.-Volodomyr Perekhodov. 
- K2 Veteranos C, 1000 metros: 2º.-Valery/Volodymir, vice-campeões nacionais. 



- ANO 2021: ROMEU FERNANDES
ANUNCIADO COMO CANDIDATO DO
BLOCO DE ESQUERDA À JUNTAóisdaribeirense Romeu de Castro Fernandes, de 31 anos, é o candidato do Bloco de Esquerda (BE) à presidência da Junta de Freguesia (JF) da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR) nas eleições autárquicas de 26 de Setembro de 2021.
É a terceira candidatura oficialmente conhecida, depois das de Sérgio Neves, actual PJF (eleito do PSD e agora do Juntos) e Ricardo Almeida (do CDS + Independentes).
Técnico de electrónica, o Bloco de Esquerda anuncia-o como «pessoa de causas e carisma», que «tem participado ativamente na luta contra a poluição e a praga dos jacintos-de-água» e, citamos, «diretamente envolvido no projeto do combate aos jacintos-de-água aprovado na Assembleia da República e também na visita do eurodeputado José Gusmão que posteriormente levou o tema ao Parlamento Europeu».
É, refere o Bloco de Esquerda, vice-presidente da Associação dos Amigos do Cértima e Pateira, membro da Comissão Coordenadora da Concelhia do BE de Águeda e representante dos Árbitros na assembleia geral da Federação Portuguesa de Canoagem, federação em que se encontra filiado desde os 9 anos.
- NOTA: A lista do BE e de Romeu Fernandes viria a ter 39 votos, o que correspondeu a 2,82& dos 895 votos entrados nas urnas.

Sem comentários: