terça-feira, julho 26, 2022

* Os dias d´OdR, há 15, há 10 e há 5 anos: Imagens fotográficas, e belas, da pateira de Óis da Ribeira !Lixo atrai lixo... e matéria! A inauguração da ponte! A placa do lado de Espinhel está assim há anos!.. Ano de eleições e de boas notícias: há obras!


ÓdR há 15 anos!


Imagens fotográficas,
e belas, da pateira
de Óis da Ribeira !


O d´Óis Por Três, há precisamente 15 anos e a 26 de Julho de 2007, falava da pateira.
Assim:
«Imagens de Óis da Ribeira e da pateira, há milhares. Espalhadas por tudo quanto é sítio. Nós, de quando em vez, damos um salto ao Site de Luís Neves e consolamos a vista. As fotos, por aquela magia que só os artistas conhecem e sabem, sempre nos surpreendem.».
- NOTA: A pateira continua a ser palco de belíssimas imagens e nem é preciso ser grande fotógrafo. O espaço é que conta...

Lixo atrai lixo...
e matéria!

A «Tertúlia Literária» nº. 256, a de há 15 anos voltou a comentar sobre os contentores e os lixos de Óis da Ribeira.
Assim:
«- «Ouve lá, voltando à história da TVI e dos contentores do comerciante da terra, qual é a tua opinião?», perguntou o d´Ois.
- «Ora, é lixo... E matéria atrai matéria. Isto é, lixo atrai lixo... Por alguma razão ele o quer à porta», disse o Três.».
- NOTA: A questão continua actual. Nem os personagens mudaram.


A inauguração
da ponte !


A «Pergunta d´Óis» nº. 156 historiava a inauguração da ponte de Óis da Ribeira sobre o Rio Águeda, a 5 de Maio da 1952.
Assim:
- A festa de inauguração da ponte de Óis da Ribeira sobre o rio Águeda foi abrilhantada pelas Bandas de Casal de Álvaro e de Travassô. Respondida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Que autoridade governamental presidiu à inauguração? Diremos amanhã.».
- NOTA: A última grande intervenção na ponte correspondeu aos trabalhos de manutenção feitos em 2004, como se vê na imagem.
A placa de á 10 anos...
ÓdR há 10 anos!


A placa do lado de Espinhel está assim há anos!..

O d´Óis Por Três, há 10 anos, falava da placa de trânsito da variante do Surpel.
Assim: 
«Este caso da placa de indicação de Óis, à entrada sul, do lado de Espinhel, já é velha. O d´Óis Por Três já falou disso algumas vezes, porque lhe parece mal. Parece mal a quem é responsável pela toponímia, seja a Câmara ou a Junta, não sei quem é. Mas fica mal e dá má imagem da freguesia.
Como a situação já tem anos, lá temos que insistir. Pode ser que tenham vergonha...».
- NOTA: Há dias e 15 anos depois, foi recolocada uma outra placa a trânsito que, semanas seguidas, esteve «deitada» no chão
O edifício do Centro Social da ARCOR e sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira
vai finalmente ter obras na cobertura. Esperaram-se mais de 4 anos!
O tecto do salão nobre da sede da Junta

Ano de eleições e de boas
notícias: há obras !

O d´Óis Por Três, há 5 anos, que foi ano de eleições autárquicas, falava de obras na freguesia.
Assim:
«É infalível: havendo eleições, há obras.
A boa notícia do último fim de semana, em Óis da Ribeira, é a de que, finalmente, vai 
ÓdR há
5 anos!
ser feita a requalificação da cobertura do bloco frontal do Centro Social da ARCOR, o que inclui as sedes da associação ribeirense (no rés-do-chão) e da Junta de Freguesia (no 1º. andar).
Os homens da construtora adjudicatária já retiraram as placas. Vai ser colocada uma estrutura metálica.
Já não era sem tempo.
As infiltrações já foram herdadas do último executivo local, lide-
rado por Fernando Pires, há 4 anos. As obras, portanto e já descontando o tempo dessa herança, chegam, pois, pelo menos 4 anos atrasadas. É muito tempo, é um mandato inteiro.
A sorte é que este ano é ano de eleições e tem de se mostrar serviço, mostrar obras, mesmo que venham a ter de ser pagas pelo próximo executivo - se for e seja ele qual for.
O d´Óis Por Três várias vezes falou da questão e uma data nunca questionada foi a de Setembro de 2013. E já, de certeza, vinha de trás o buraco aberto no tecto do salão nobre da Junta. Mas, pronto, vão fazer as obras e defender o edifício que é de todos os ribeirenses e pago com o seu esforço.

Abençoadas eleições autárquicas de 2017!».
- NOTA: Há coisas e notícias que se repetem, de ano para ano e de políticos para políticos, sejam de que cor forem. É a vida politica nos seus vários esplendores.

Sem comentários: