quinta-feira, julho 14, 2022

* Os dias d´Óis a 14 de Julho, há 15, há 10 e há 5 anos: O presidente da Comissão da Ponte! Excursão a Fátima! De eleitos do PSD a... independentes! A 7ª. Festa do Peixe da Tuna de Óis da Ribeira! Volta ao Termo e património de Óis da Ribeira e Travassô!

Monsenhor José Bernardino
ÓdR há 15 anos!

O presidente da
Comissão da Ponte!


A «Pergunta d´Óis» nº. 14, a de 14 de Julho de 2007, continuava a falar de personalidades da vida pública de Óis da Ribeira.
Assim:
«O presidente da Comissão de Obras da Ponte de Óis da Ribeira foi o padre José Bernardino dos Santos Silva. Respondida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Quem era o maestro da Tuna de Óis da Ribeira, quando paralisou, em 1962/63? Lembraremos amanhã.».
- NOTA: O padre José Bernardino, já então monsenhor, faleceu a 18 de Janeiro de 1960, de doença e às 21 horas, na sua casa de Óis da Ribeira e aos 79 anos. RIP!!!

Excursão a Fátima !

O d´Óis Por Três anunciava, há 15 anos, a realização de uma excursão de óisdaribeirenses ao Santuário de Fátima.
Assim:
«Os ribeirenses vão ter oportunidade de, dia 19 de Julho (5ª. feira próxima), dar um passeio de fé e turismo ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
Trata-se de uma iniciativa da Junta de Freguesia, no âmbito, é dito em edital público, das suas actividades sociais.
A partida será às 8,30 e chegada prevista às 19 horas.».
- NOTA: As mais recentes excursões a Fátima foram realizadas por anteriores comissões de festas locais de.. Nossa Senhora de Fátima.

De eleitos do PSD 
a... independentes!

A «Tertúlia Literária» nº. 243, a de 14 de Julho de 2007, aludia a mudanças político-partidárias de Óis a Ribeira.
Assim: 
«- «Então, a vida política de Óis está a mudar...», comentou o Três.
- «É verdade.... Dois do PSD já se passaram para os independentes. Quem diria?!... O Pires já não é o que era!!!», exclamou o d´Ois.».
- NOTA: Este Pires não é Fernando Pires, o então presidente da Junta. É José António dos Santos Pires, então eleito da Assembleia de Freguesia e que está emigrado na Guiné-Bissau e pai de Alexandre Pires, o actual eleito do PS na Assembleia de Freguesia da UFTOR.
ÓdR há 10 anos!

A 7ª. Festa do Peixe da Tuna de Óis da Ribeira!

Há 10 anos, o d´Óis Por Três  anunciava a Festa do Peixe da então Tuna Musical de Óis da Ribeira.
Assim:
«A sétima edição da Festa do Peixe está marcada para o próximo fim de semana, dias 21 e 22 de Julho. E já lá vão sete edições?! Eh, pá... como o tempo passa!
O peixe frito começa a aparecer a partir das 16 horas de sábado e a noite terá animação musical do «Duo Music´Arte»
, que actuará a partir das 22 horas. No domingo, será celebrada missa campal (10 horas) e a Tuna dará concerto às 15,30 horas - com peixe frito a sair a toda a hora.».
- NOTA: A Tuna é agora Associação Filarmónica e ainda não se sabe se, este ano, irá ter alguma iniciativa relacionada com esta actividade anual, depois das interrupções de 2020 e de 2021, por causa do COVID 19.
ÓdR há 5 anos!

Volta ao Termo e património
de Óis da Ribeira e Travassô!

O d´Óis Por Três, há 5 anos, anunciava a Volta ao Termo e Património da (des)União de Freguesias.
Assim: 
«A Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira vai organizar a Volta ao Termo e Património, no dia 16 de Julho de 2017, domingo próximo.
«Consideramos fundamental conhecer o que é de todos nós, assim como onde começa e termina a União de Freguesias», considerou o presidente Sérgio Neves, referindo ser importante «partilharmos conhecimentos sobre a nossa freguesia, as nossas raízes, e assegurarmos o nosso futuro».
Quando a ser importante conhecermos a freguesia (e as raízes), o d´Óis Por Três acha muito bem e aplaude. Apostávamos, até, em como mais de metade (e é favor falar em... metade) dos eleitos da Assembleia de Freguesia não faz a menor ideia de onde são os limites de Óis da Ribeira e Travassô. E outros, muitos mais e entre eleitos e eleitores, nem fazem ideia do património físico de cada uma delas.
Quantos, entre eleitos e candidatos travassÓisenses, sabem, por exemplo, que a Junta de Freguesia dispõe, em Óis da Ribeira, de três propriedades urbanas? E de quantos números matriciais rústicos é proprietária?
Quanto a «assegurarmos o nosso futuro», seria interessante que a organização explicasse a ideia, para eleitor médio a perceber.
O programa é o seguinte:
- 08,30 horas: Concentração na sede da União de Freguesias, em Óis da Ribeira (Largo do Centro Social), seguida de visita ao património e limites da freguesia.
- 12 horas: Almoço, facultativo. Os interessados podem fazer a inscrição no dia e até às 10 horas, por 7,5 euros e pelo telefone 913241524.
- 13,30 horas: Concentração no adro da Igreja de Travassô e visita ao património e limites da freguesia. No final, haverá um pequeno lanche partilhado.»
- NOTA: A Volta ao Termo «entrou» em desuso (não se tem feito) e quanto ao património parte dele está esquecido. Pelo menos no que diz respeito à Freguesia de Óis da Ribeira.

Sem comentários: