quarta-feira, julho 06, 2022

* Os dias 06/07 de ÓdR, há 15, há 10 e há 5 anos: Marchas populares d´Óis são já amanhã! O encerramento da escola primária d´Óis! Gente d´Óis da Ribeira espalhada pelo mundo! As notícias, o futsal e a festa da ARCOR! A Festa do Peixe a Tuna, Associação Filarmónica!

ÓdR há 15 anos!

Marchas populares
d´Óis são já amanhã!


O d´Óis Por Três, há 15 anos e no dia 6 de Julho de 2007, lembrava as marchas populares da vila e do dia seguinte.
Assim:
«As marchas populares da Tuna de Óis da Ribeira são já amanhã, sábado, dia 7 de Julho de 2007.
Recordamos que a concentração é às 21,30 horas, na Rua de Santo António, e o desfile vai seguir pela Manuel Tavares, largo do Cruzeiro e Benjamim Soares de Freitas, até à escola primária - onde os grupos marcharão.
Participam a Tuna, a ARCOR e a Marcha d´Alegria, de Fermentelos.».
- NOTA: Realizaram-se as marchas e mais populares ainda ficaram. Pena que a pandemia as tenha interrompidas por 3 anos seguidos: os de 2020, de 2022 e de 2022.
Escola primária para
que te (não) quero...

O encerramento da
escola primária d´Óis!


A «Tertúlia Literária» nº. 235, a de Julho de 2007, falava na escola primária, de que se falava ir... fechar.
Assim:
- «É pá... tu por acaso já ouviste falar num abaixo-assinado que anda por aí de mão em mão, por causa do fecho da escola primária?», perguntou o d´Ois.
- «Ouvi falar nisso, até que ouvir falar, sim... Mas olha que eu não sei bem o que é que se passa com isso...», disse o Três.
- «E já assinaste?!...», perguntou o d´Óis.
- «Assinei?!!! Mas assinei, mas assinei, o quê e como?!!!... Eu nem sequer andei nessa escola....», retorquiu o Três.».
- NOTA: A escola fechou mesmo e, lembremo-nos, o edifício de 3 salas, passou da Junta de Freguesia da (des)União para a Delegação de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa. E assim, pomposamente, uam vez mais se «fez» o axioma da autarquia local: «Cuidar do herdado para deixar em legado».
Anacleto Melo

Gente d´Óis da Ribeira
espalhada pelo mundo !

A «Pergunta d´Óis» de 6 de Julho de 2007 tinha o nº. 106 e falava de óisdaribeirenses fora de... Óis da Ribeira e espalhados pelo mundo.
Assim:
«- O ribeirense que está a residir e trabalhar em Macau, Região Administrativa Especial da República Popular da China, é o engº. Anacleto, filho de Leontina e Anacleto - que moram ao lado do Centro Social da ARCOR. Respondida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Quem é o benemérito de Óis da Ribeira que residiu e trabalhou muitos anos em Setúbal? Doou a sua residência à Junta de Freguesia. Diremos amanhã.».
- NOTA: O eng. Anacleto Melo está agora profissionalmente em Angola, onde é professor universitário, gestor da Projest (empresa de projectos técnicos, consultadoria e gestão), em Luanda, 
e também empresário do sector do café, na Gabela - onde comprou a fazenda que tinha sido de seus pais. A foto é actual.
Os finalistas do torneio de há 10 anos...
ÓdR há 10 anos!



O d´Óis Por Três, há 10 anos, falava das suas próprias falhas... informativas, por não haver... informação.
Assim: 
«O d´Óis Por Três confessa este pecado venial: o de não ter divulgado o torneio de futsal da ARCOR. 
Soube que se ia realizar e até dele falou, mas depois deixou de ver notícias sobre o dito cujo e esqueceu-se. Não deu com elas, porque o site oficial da instituição nada disse depois de o noticiar e o d´Óis Por Três desmazelou e deixou passar. Aliás, só de quando em vez passamos pelo site oficial, por raramente trazer algo para se ler e termos mais que fazer.
A 2 de Julho, que foi segunda-feira passada (hoje é sexta), porém, saiu notícia sobre o torneio, que só hoje vimos, dizendo que foi ganho pelo MSH Team, vencedor (4-3) da final, no prolongamento, sobre o GTA da ARCOR - as equipas da foto. 
O MSH Team é de Óis? E se estas duas equipas foram finalistas, venceram quem, até chegarem à final? Pois, não se sabe. E quantas equipas participaram no torneio? E quais foram os resultados? Não se sabe.
Sabe-se é que amanhã, que é sábado, vai haver a festa de final de ano da ARCOR. Sabe-se que é amanhã, mas não se sabe a que horas é, pois tal não diz o site oficial. Olhem, para o que é basta e por alguma razão pouca gente vê o site. A notícia do futsal foi vista 4 vezes, desde 2ª.-feira - hoje já é o quinto dia. A da festa, foi lida a espantosa quantidade de 3 vezes, desde 30 de Junho - que foi sábado, faz amanhã uma semana. Pronto, é isto, está tudo dito. - Pronto, é isto, está tudo dito. - Ver AQUI.».
- NOTA: O link indicado era o do sítio oficial da ARCOR e está desactivado há vários anos. A direção de há 10 anos era presidida por João Gomes.
A Festa do Peixe da Tuna de Óis da Ribeira, imagem da 9ª. edição, a de 2014. Em
primeiro plano, António Carlos Almeida, o «fornecedor» do peixe para o evento

Os órgãos sociais da Associação Filarmónica/
/Tuna de Óis da Ribeira, os de 2017/2019

ÓdR há
5 anos !

A Festa do Peixe da Tuna, 
a Associação Filarmónica !

A Festa do Peixe da Tuna de Óis da Ribeira - isto é, da Associação Filarmónica... - está prevista para o último fim de semana de Julho de 2017. «Para não deixar morrer a tradição!», escreveu o d´Óis Por Três.
E acrescentava:
«A iniciativa (ainda sem programa definido, ou pelo menos conhecido) está já em 12ª. edição e uma vez mais vai decorrer na margem da pateira, junto ao coreto e do hangar de canoagem. No sábado (dia 29 de Julho) e no domingo (dia 30).
Não faltará peixe frito da pateira, certamente pescado e oferecido pelo habitual fornecedor da Tuna, agora Associação Filarmónica: o ribeirense António Carlos dos Santos Almeida (que se vê na foto de cima).
Trata-se da primeira iniciativa da nova direção, presidida por António Manuel Almeida Reis e que inclui Victor Fernandes (vice-presidente), Mariana Pinheiro (tesoureira), Gabriela Reis (1ª. secretária), João Bastos (2º. secretário), João Baptista (1º. vogal) e Isabel Morgado (2º. vogal).
O programa será oportunamente anunciado.».
- NOTA: A pandemia interrompeu a Festa do Peixe, nos moldes tradicionais. Não sabemos se e como (não) acontecerá em 2022.

2 comentários:

Anónimo disse...

Estamos firmemente convencidos que só se perde a liberdade por culpa da própria fraqueza. A maioria das pessoas da vila não quer realmente a liberdade, pois liberdade envolve responsabilidade, e a maioria das pessoas tem medo de responsabilidade. Infelizmente a solidariedade, caridade e a honestidade são tão raras que quando acontecem, nem uma candidata a deputada se profetiza sobre a solidão dos ribeirenses que estão sós.

Anónimo disse...

Então os árbitros das decisões não fazem nada maisporois?!

⁠Será que o maisporois foi só um passo rumo ao protagonismo da sua própria vida umbiguista?!