domingo, julho 31, 2022

* Memórias d´Óis dos dias 31 de Julho: O comerciante Manuel Maria Resende (2875)! O novo médico Albano Tavares da Silva e Cunha (1897)! O Caminho das Areias (1956)! Irmão envenenou irmão (1991)! Tiago Tavares venceu FINAL B europeia (2011)! Arranjo dos passadiços da pateira (2013)! Campeões nacionais da ARCOR (2014)! Rodrigo foi campeão distrital de futebol (2013)! Os candidatos do Bloco de Esquerda (2021)!


Tiago Tavares no pódio mundial de Minks, na Bioelorrússia, há precisamente 6 anos!
Tiago Tavares

Palmas, Tiago!!!
Os dias 31 de
Julho de ÓdR!

1 - TIAGO TAVARES FOI
CAMPEÃO DO MUNDO 
DE CANOAGEM: O canoísta Tiago Tavares sagrou-se campeão do mundo do escalão de sub-23, de C1 200 metros, há precisamente 5 anos - a 31 de Julho de 2016.
Atleta internacional da ARCOR, Tiago Tavares integrava a seleção de Portugal e a prova decorreu em Minsk, capital da Bielorussia, tendo feito o tempo de 40 segundos e 71 milésimos.
Tiago Tavares já tinha sido vice-campeão da Europa em sub-23, no dia 17 de Julho anterior, numa prova em que foi batido o recorde do mundo.
A classificação final da histórica prova foi a seguinte: 1º.-Tiago Tavares (Portugal), co o tempo de 40.071; 2º.-Vladim Korobov (Lituânia), 40.191; 3º.-Sergey Yemelynov (Cazaquistão), 40.363; 4º.-Nicolai Maleshnikov (Rússia), 40.481; 5º.-Michal Marek Lubniewski (Polónia), 40.546; 6º.-Nicolae Craciun (Itália), 40.623; 7º.-Dávid Korisánszky (Hungria), 40.653; 8ª.-Oleh Borovyk (Ucrânia), 40.796; 9º.- Artur Guliev (Uzbequistão), 40.901.
Hoje, 5 anos depois, o que foi feito, pela ARCOR Canoagem e entidades oficiais locais, regionais e nacionais, desportivas e políticas, para apoiar o atleta?
 Não querendo ser injustos, diríamos que nada. Foi aproveitado o extraordinário feito desportivo de Tiago Tavares para políticos e dirigentes se «exibirem», mas... mais nada. O atleta abandonou a modalidade e, aos 28 anos, sabe-se que integra o quadro de dirigentes da ARCOR Canoagem, mas sem competir.
- NOTA: Hoje, 6 anos volvidos, reavivamos os nossos aplausos pela histórica e epopeica vitória de Tiago Tavares. Que elevou a Bandeira e o Hino de Portugal a um título mundial e tanto orgulhou, e orgulha, a nação óisdaribeirense e arcoriana. 
Manuel Resende e Maria Bernardina


2 - ANO 1875: O COMERCIANTE MANUEL 
MARIA ALA DE RESENDE: O comerciante Manuel Maria Ala de Resende nasceu em Águeda a 31 de Julho de 1975, há 146 anos. Casou em Óis da Ribeira, com Maria Bernardina Tavares dos Santos Silva, de 33 anos, solteira e filha de Manuel Tavares Duarte, lavrador, e de Maria José dos Santos Soares (Silva). Irmã do padre José Bernardino Santos Silva.
O casamento foi a 30 de Junho de 1904 e Manuel Maria Resende desenvolveu em Óis da Ribeira um importante e moderníssimo estabelecimento comercial, que incluía o café (onde se viria a instalar o telefone público), mercearias (finas e outras), panos, miudezas, tabacaria, perfumes, ferragens e todo o todo o tipo de utilidades domésticas. Também uma taberna, sala de jogos de salão e armazém de adubos e produtos de construção civil.
O estabelecimento foi herdado pelo filho Armando, que o alugou a Arnaldo Rodrigues de Figueiredo, até aos anos 60, e depois aos cunhados Hostilino Matos/Albertino Gomes Soares e, mais tarde, a Armando Tavares dos Reis, antes de chegar a Aníbal Saraiva, que o comprou, demoliu e construiu o actual edifício.
O casal Manuel Maria/Maria Bernardina teve, já todos falecidos, os filhos Albano (em criança), José, Manuel (Neca) e Armando dos Santos Ala de Resende. José, o mais velho, casou com Ana Tavares e o casal teve os filhos Paulo e dra. Laura Tavares Resende, já falecidos. Manuel (Neca) casou com Maria da Luz Ferreira dos Reis, com os filhos José Bernardino e Armando  (já falecidos), Mariazinha, Manuel, Albano, António e os gémeos Rui e Maria Laura Ferreira dos Santos Resende. Armando Resende não casou e foi presidente da Junta em vários mandatos.
Albano Tavares da Silva e Cunha



3 - ANO 1897: O NOVO MÉDICO ALBANO
TAVARES DA SILVA E CUNHA: O óisdaribeirense Albano Tavares da Silva Cunha concluiu a licenciatura em medicina e chegou a Óis da Ribeira e a 31 de Julho de 1897, sendo festivamente recebido pelo povo, com foguetes e a Filarmónica de Fermentelos.
Descera na estação de Oiã e, na chegada à casa de família, também o esperavam muitos amigos de Águeda e a Filarmónica de Aguada de Cima. Subiram ao ar girandolas de foguetes, sendo o novo médico muito saudado.
Albano Tavares da Silva e Cunha nasceu a 25 de Dezembro de 1866, em Óis da Ribeira, filho do lavrador José Tavares da Silva e de Maria da Graça Tavares da Silva e Cunha, governanta de casa, da Rua do Viveiro - a actual Adolfo Pires dos Reis.
Casou em Portel, a 27 de Novembro de 1897, com Maria do Carmo de Jesus Neves, de quem enviuvou a 22 de Abril de 1913. Casou em segundas núpcias com Elvira Amélia Macedo Souto, também em Portel e a 13 de Março de 1917 (ou 22?), de quem também enviuvou, a 15 de Dezembro de 1952.
- NOTA: O dr. Albano Tavares da Silva e Cunha foi reputado médico e muito popular em Portel, foi atribuído o seu nome a uma rua da vila e sede do município alentejano.
Era irmão, entre outros, do professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha e faleceu em Portel a 3 de Junho de 1959, aos (quase) 93 anos.
Zona das Areias em 2020


4 - ANO 1956: O CAMINHO DAS AREIAS
COMEÇOU A SER ALARGADOO Caminho das Areias, no campo de Óis da Ribeira e junto ao rio Águeda, começou a ser alargado a 31 de Julho de 1956. Há 66 anos.
Três proprietários cederam terrenos gratuitamente para o alargamento: Aires Carvalho e Santos (que era o tesoureiro da Junta de Freguesia), Albano Joaquim de Almeida e Germano Marcos dos Reis - já todos falecidos.
O executivo óisdaribeirense, sem meios financeiros para avançar com os trabalhos, solicitou ajuda popular e foi dado o seu início (dos trabalhos) neste dia de há 56 anos. O presidente da Junta de Freguesia era Armando Resende, Aires Carvalho o tesoureiro e David Soares dos Santos o secretário.
- NOTA: Eram bons os tempos em que os proprietários cediam terrenos em favor do interesse público. Mais recentemente, alguns proprietários recusaram ceder pequenas áreas para as obras de requalificação do paredão que foram adjudicadas em Setembro de 2017, pela Câmara Municipal de Águeda e por 161 882 euros à ABORRIDAS, empresa de Arouca.
Seriam agora 166 099,77 euros!
Só que a obra, quase 5 anos depois, ainda não foram executadas. Palavras para quê?!

José António

5 - ANO 1991: 
IRMÃO ENVENENOU 
IRMÃO E FOI PARA A PRISÃO: O óisdaribeirense José António de Almeida Gomes faleceu a 31 de Julho de 1991, há 31 anos e vítima de envenenamento pelo irmão provocado elo irmão.
Filho de Juraci Almeida Gomes, nasceu a 27 de Março de 1964 e era operário industrial na altura. O Tribunal Judicial de Anadia concluiu que João, o irmão, introduziu remédio do escaravelho no almoço cozinhado pela mãe e que o José António levava para a fábrica (a Confersil) numa lancheira. Não o chegou a comer na totalidade, sentiu-se mal e foi levado para o Hospital de Águeda, onde acabou por falecer.
O funeral foi até adiado, devido às diligência investigatórias, e só se realizou a 2 de Agosto (depois da autópsia), e o João Carvalho, ao tempo com 17 anos, acabou por ser condenado a 16 anos de cadeia (citamos a sentença de memória), que parcialmente cumpriu numa penitenciária da área de Lisboa».
- NOTA: João Carvalho cumpriu parcialmente a pena e foi reintegrado na sociedade. Trabalha numa empresa de Águeda e vive com a mãe.
Tiago Tavares

6 - ANO 2011: TIAGO TAVARES
VENCEU FINAL «B» DA EUROPA: O canoísta Tiago Tavares foi (é) o mais prestigiado atleta óisdaribeirense, dezenas de vezes campeão regional e nacional, vice-campeã europeu e uma vez campeão mundial de canoagem. A 31 de Julho de 2011, há 11 anos, venceu a Final B dos C1 200 metros do campeonato do mundo.
A prova realizou-se na Alemanha e Tiago Tavares também o foi 8º. classificado na Final B de C1 500 metros.
O atleta internacional do clube de Óis da Ribeira e formado na ARCOR, futuro campeão do mundo de sub-23 (ver peça de hoje, em separado desta), obteve os seguintes resultados:
- C1 200 metros: Quarto na eliminatória e quarto na semi-final, apurado para a Final B - que ganhou, com o tempo de 41,685 segundos, a 1,026 segundos do ouro e três décimas da prata.
- C1 500 metros: Terceiro na eliminatória e sexto na semi-final, apurado para a Final B.
Tiago Tavares ficou automaticamente apurado para o Europeu de 2012 - que então estava previsto para Centro de Alto Rendimento (CAR) Montemor-o-Velho, no mês de Julho.
- NOTA: O mesmo dia, mas de 2016, foi tempo de se sagrar campeão do mundo de sub-23, em C1 200 metros, na Bielorrússia (ver peça em separado, de hoje), a primeira.
Os passadiços da pateira.. em 2013


7 - ANO 2013: ARRANJO DOS
PASSADIÇOS DA PATEIRA
: Os trabalhos de reconstrução dos passadiços dos parques da pateira de Espinhel e Ois da Ribeira foram adjudicados a à empresa Framegas & Santos, de Carcavelos (Eirol).
As obras começaram a 31 de Julho de 2013, depois da adjudicação da Câmara Municipal de Águeda, feita por ajuste directo e por 13.740,89 euros, no caso de Espinhel, e 38.953,47, no de Óis da Ribeira.
Os passadiços tinham s
ido destruídos pelo temporal de 19 de Janeiro de 2014, meio ano  antes e desde quando se aguarda(va) o seu esperado e necessário restauro. 
- NOTA: O custo destes trabalhos nos passadiços de Óis da Ribeira, a valores de hoje e segundo o conversos da PORDATA, seria de 41.943,87 euros.
Notícia na imprensa

8 - ANO 2014: CAMPEÕES NACIONAIS
DA ARCOR CANOAGEMA ARCOR tem mais campeões nacionais: Tiago Tavares/Fábio Lopes e Arménio José, em C1, 200 metros. Tiago e Fábio Lopes de C2.
O campeonato nacional de pista decorreu em ontemor-o-Velho, no último fim de semana e a ARCOR registou três títulos de campeão nacional, três de vice (segundos lugares), três terceiros e muitas finais.
Os resultados foram os seguintes:
- C1 juniores, 200 metros: 1º.-Arménio José, campeão nacional; segundo lugar nos 1000, vice-campeão.
- K1 juniores: 6ª.-Mariana Pires, nos 200 e nos 500.
- K2 juniores, 200: 9º.-Leandro Melo/Adriano Coelho; 2º.s na Final B de 1000.
- K1 seniores, 200 metros: 9ª.-Andreia Fernandes; terceira na Final B de 500. 
 - C1 seniores, 200; 1º.-Tiago Tavares; 6º.-Fábio Lopes.
- C1 seniores, 1000 metros: 3º.-Fábio Lopes.
- C2 seniores, 200: 1º.s-Tiago Tavares/Fábio Lopes, campeões nacionais; segundos nos 1000, vice-campeões.
- K1 Veteranos A, 1000: 5º.-André Santos; 8º.-Paulo Gomes.
- K2 Veteranos A: 6ºs.-Paulo Gomes/André Santos.
- K1 Veteranos B: 2º.-António Brinco, vice-campeão nacional; 6º.-João Ferreira, 7º.-Rui Figueiredo.
- K2 Veteranos B: 3ºs.-António Brinco/João Brinco.
- K4 VeteranosB: 4º.s-António Brinco/ João Brinco/João Ferreira/Rui Figueiredo-4º
- K1 Veteranos C: 2º.-Valery Shuftayn, vice-campeão.
- NOTA: A ARCOR Canoagem sempre a pagaiar. Sempre a somar campeões e vice-campeões nacionais.
Rodrigo e os pais: Carla e Rui Ferreira

9 - ANO 2019: RODRIGO FOI CAMPEÃO
DISTRITAL DE FUTEBOL: Os infantis A da União Desportiva Mourisquense (UDM) sagraram-se campeões distritais de futebol de Aveiro e entre eles está (é) um óisdari-
beirense: o Rodrigo, de 13 anos, filho do casal Carla Alexandra Pinheiro da Silva/Rui Ferreira.
Os campeões foram recebidos, a 29 de Julho de 2019, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda e pelo vice- presidente Edson Viegas Santos, que na ocasião referiu ser «com muita satisfação que recebemos estes jovens atletas que, com o seu esforço, trabalho e dedicação, conseguiram vencer este título».
«Em meu nome e em nome do Município dou-lhes os parabéns por esta conquista», sublinhou Edson Viegas dos Santos, por coincidência também um óisdaribeira-descendente, neto do já falecido José Pires Viegas (o Zé Mau) e
e bisneto de Silvina Pires Soares e de Abílio Viegas, que foram donos de casa que, por coincidência, é agora do avô materno de Rodrigo.
- NOTA: A notícia foi dada pelo d´Óis Por Três no dia 31 de Julho de 2019 e pode ser relida AQUI
Romeu Fernandes


10 - ANO 2021: OS CANDIDATOS DO
BLOCO DE ESQUERDA DA «UFTOR»
: O Bloco de Esquerda apresentou Romeu Fernandes como líder da lista de candidatos à Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira.
A notícia de 31 de Julho do ano passado dizia que é natural de Óis da Ribeira, onde nasceu a 3 de Janeiro de 1990, técnico de electrónica e já candidato do PS nas eleições autárquicas locais travassÓisenses de 2017, em 6º. lugar, desvinculando-se deste partido em desacordo com as posições políticas assumidas nas várias sessões da primeira Assembleia de Freguesia, logo em Novembro de 2017 (a primeira das que não elegeram executivo e levaram ás eleições intercalares de 2019).
É membro da Comissão Coordenadora Concelhia do BE de Águeda e representante dos Árbitros na assembleia geral da Federação Portuguesa de Canoagem, federação em que se encontra filiado desde os 9 anos.
- NOTA: A notícia completa pode ser lida AQUI

Sem comentários: