sexta-feira, julho 01, 2022

* Os dias 01/07 de ÓdR, há 15, há 10 e há 5 anos: Festa anual de Comunidade Paroquial de Óis da Ribeira! Festas e (não) festas..., de Óis da Ribeira! Desportistas d´Óis do futebol e do automobilismo! A casa do sr, António Cruzeiro (Toninho)! O «milagre» de Fátima que «salvou» a Tuna!

A festa da comunidade paroquial de 2017

ÓdR há 15 anos!


Festa anual de Comunidade
Paroquial de Óis da Ribeira !


O d´Óis Por Três reportou, há 15 anos, a festa da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira.
Assim:
«O Dia da Comunidade Paroquial de Óis da Ribeira foi hoje, 1 de Julho, no parque de lazer da pateira, envolvendo algumas centenas de ribeirenses.
O mais bonito do acontecimento não é que se juntem os católicos - ou menos católicos... - da nossa terra, uma vez por ano.
Ou mesmo os alguns que ferem as Leis de Deus. É o gosto de reencontrar famílias, que marcaram este dia para a tradição da partilha de gostares. E assim é tudo bonito!!!
- NOTA: A foto que aqui publicamos foi retirada do site da Paróquia de Óis da Ribeira.


Festas e (não) festas..,
de Óis da Ribeira !
 
A «Tertúlia Literária» nº. 230, a de 1 de Julho de 2007, gracejava sobre a festa da Paróquia de Óis da Ribeira.
Assim:
- «Então, foste à festa?!...», perguntou o Três.
- «Não, pá!!!... Ando muito pouco católico, com o que para aí vejo!!! Olha, eu quero é festas!...», disse o d´Óis.».
- NOTA: Festas nos tempos de hoje são mais à custa dos dinheiros públicos e não da colaboração e de dádivas do povo. Como seria (é) de bom tom, assim nos parece.
Milton Gomez

Desportistas d´Óis do 
futebol e do automobilismo !

- O futebolista ribeirense que subiu à 3ª. divisão nacional de futebol pelo Valonguense foi Milton Gomez. A Associação Desportiva Valonguense, com instalações desportivas e sede em Arrancada do Vouga. Esclarecida a questão de ontem.
- Quem foi o ribeirense que, no automobilismo, se notabilizou em provas desportivas disputadas em Angola? Diremos amanhã.».
- NOTA: Milton Juan Matos Gomez, dele se trata, morador na Rua da Pateira,  filho de Hostilino dos Reis Matos e Conceição Gomes Soares, também foi dirigente, atleta e treinador de futsal da ARCOR. Como futebolista, também, e pelo pelo, representou o Alba, de Albergaria-a-Velha. 
A casa de António Cruzeiro
ÓdR há 10 anos!

A casa do sr. António
Cruzeiro (Toninho) !

O d´Óis Por Três continuava, há 10 anos, a falar das casas desabitadas de Óis da Ribeira.
Assim e no dia 1 de Julho de 2007:
«A casa desabitada de Óis que mais impressiona o d´Óis Por Três é esta, que foi do sr. António Cruzeiro, recentemente falecido e solteiro que sempre conhecemos a morar lá, sozinho. Aquele torreão sempre encheu os nossos sonhos de criança, quando íamos a caminho da escola e lá imaginava bonecas escondidas e histórias muito bonitas, cheias de princepezinhos encantados e fadas boas.
É provavelmente a de arquitectura mais antiga, depois da que foi do sr. José Resende. Não sei quem são os herdeiros e se a vão conservar, mas não admira que qualquer da seja demolida como, justamente, a que estava em frente a da família Resende.».
- NOTA: A casa foi doada aos Missionários Combonianos, congregação religiosa da Igreja Católica Romana, fundada por São São Daniel Comboni, cuja missão principal é apoiar os mais pobres e abandonados. Foi restaurada e alugada a uma família, que lá reside.
Victor Fernandes, Rui Cardoso, Carlos Pereira e Rui
Fernandes (atrás) e Mariana Pinheiro, Fernanda Viegas
Gabriela Reis e Solange Oliveira
ÓdR há
5 anos!


O «milagre» de Fátima
que «salvou» a Tuna !


O d´Óis Por Três, há 5 anos, falava de um «milagre», no sentido figurado, claro está!
Assim foi:
«A comissão de festas de Nossa Senhora de Fátima 2017 está quase toda ela nos novos órgãos sociais da Tuna de Óis da Ribeira, perdão, da Associação Filarmónica. Na verdade, nada mais nada menos de 6 
António Reis

elementos (de 8) fazem parte do novo elenco. Bem jovem por sinal. O(a) oitavo(a) elemento (Solange) é música. O oitavo (Carlos Pereira) é da direção da ARCOR.
E ainda dizem que não há milagres!
Exemplificando, quem passou da comissão de festas de Nossa Senhora para a Tuna foram:
- DIREÇÃO: Victor da Costa Fernandes (vice-presidente da direção), Gabriela Catarina Ferreira dos Reis (1ª. secretária), Mariana Soraia dos Reis Pinheiro (tesoureira) e os suplentes Rui José Pereira Cardoso e Rui Jorge dos Reis Fernandes,
- CONSELHO FISCAL: Maria Fernandes da Conceição Viegas (1º. vogal).
A direção da Tuna, recordemos, é presidida (foto) por António Manuel de Almeida Reis.

- NOTA: A direção da Tuna/AFOR continua presidida por António Manel de Almeida Reis, reeleito em 27 de Dezembro de 2019 e para um mandato que termina neste ano de 2022. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Assembleia popular a 28 de Julho, de 2012...

Raros são aqueles que decidem após madura reflexão, os outros andam ao sabor das ondas do legado e longe de se conduzirem deixam-se levar pelos primeiros como o herdado.

Será que estes vários cidadãos que intervieram, nesse momento sublinhando e ficando vincada a posição de não haver agregação, se emparelharam com a pobreza do legado e a preguiça da (des)UNIÃO
e andam agora sempre em companhia do que logra com o herdadado???

José Maria Gomes, Rosário Cadinha, Manuel Tavares, Horácio Tavares, Celestino Viegas, Manuel Joaquim Carvalho, António Melo, Hercílio de Almeida, Agostinho Tavares, Albertino Soares, Angelino Gomes, Lurdes Cadinha, Hermínia Viegas e Diamantino Correia, talvez outros.

Deve-se consideração aos vivos e aos mortos deve-se apenas a verdade!!!