domingo, julho 31, 2022

* Os dias dÓdr de há 15, há 10 e há 5 anos: Calor e finos na pateira! O Barqueiro Zebedeu e a placa desaparecida! Vacina de cães é obrigatória! ARCOR sem subsídio camarário para a Cultura!


ÓdR há
15 anos!
Calor a mais e uns
finos na pateira !

A «Tertúlia Literária» º. 261, a da terça-feira de 31 de Julho de 2005, falava de calor e uns finos na pateira.
Foi há 15 anos e assim: 
«- «Uff, pá!!!... Com um calor destes, só me apetece mesmo é um vodka-martini junto ao mar ou à beira da piscina...», disse o Três.
- «Ei, vê lá... Se calhar, o melhor é ficares por uma sombra da pateira e se puderes ir beber um finito ao Nélson ou ao Pôr do Sol, tanto melhor...», retorquiu-lhe o d´Óis.».
- NOTA: Hoje, também com calor que sobra, também não ser má ideia ir até à pateira beber uns finos e até aproveitar a oportunidade lá estar a decorrer a Festa do Peixe Frito da Tuna - que inclui música pela tarde fora.

O Barqueiro Zebedeu
e a placa desaparecida!

A «Pergunta d´Óis» de há 15 anos tinha o nº. 161 e fazia memória do barqueiro Zebedeu
«- O barqueiro Zebedeu faleceu em Junho de 1954, vítima de um ataque de epilepsia. Resistiu dois anos à abertura da ponte. Resposta à pergunta de ontem.
- A Igreja Paroquial de Óis da Ribeira foi alvo de profundas obras de restauro, interior, em meados do século XX. Sabe em que ano foi? Lembraremos amanhã.».
- NOTA: A placa do Largo do Barqueiro Zebedeu foi partida há mais de um ano,. talvez dois, e entretanto desapareceu. Não e cuidou do herdado para deixar em legado.
ÓdR há 10 anos

Vacina de cães
é obrigatória !

O d´Óis Por Três, há 10 anos, anunciava a vacinação de cães, que, com o hoje, era obrigatória-
Assim:
«A obrigatória vacina de cães está marcada para o dia 2 de Agosto, quinta-feira, em Óis da Ribeira - numa operação a cargo da autoridade sanitária.
Os ribeirenses, a partir das 10 horas da manhã, devem comparecer cm os seus animais no armazém da Junta de Freguesia, que fica na Rua do Viveiro - na casa onde foi a sede da Tuna».
- NOTA: O edifício da Junta de Freguesia tinha esta e outras utilidades, nesse tempo. Até armazém da autarquia. Agora está abandonada e degradada. É o tal efeito do «cuidar do herdado, para deixar em legado».
O último Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR, em 2012. De pé e da esquerda para a direita, 
António Prazeres, Rui Fernandes (encenador), Carlos Pereira (director), Lurdes Fernandes, Romeu
Fernandes, Gi Branco. António Reis (de roxo), João Carvalho, Susana Santos e Salomé Fernandes,
 Sentados, Isaltina Pires, Paulo Gomes, Victor Fernandes, Liliana Alves e Julieta Fernandes
ÓdR há
5 anos!

ARCOR sem subsídio
camarário para a Cultura!

A imprensa de Águeda de há 5 anos noticiou os apoios aprovados pela Câmara Municipal de Águeda para as associações culturais, recreativas e juvenis, num total de 296 594 euros., como reportou o d´Óis Por Três.
Assim: 
«A Associação Filarmónica/Tuna de Óis da Ribeira foi contemplada com 3 335 euros. A ARCOR ficou a... zero.
O d´Óis Por Três, naturalmente, não conhece os critérios seguidos pela Câmara Municipal, certamente muito justos, mas estranha que a associação ribeirense não tenha sido contemplada.
É recreativa e cultural.
É a Associação RECREATIVA E CULTURAL de Óis da Ribeira desde 19 de Janeiro de 1979.
Além de exercer outras valências: a social e a desportiva. As que mais sobressaem no seu universo.
Não coube no plano de apoios da Câmara, vá lá saber-se a razão!
Porque (não) apresentou candidaturas?
Porque não foi(ram) aprovada(s)?
(...)
- NOTA: Agora e cinco anos depois, aconteceu a mesma coisa: a Tuna/AFOR foi comparticipada com 8 020 euros e, quanto à ARCOR, nicles... Talvez isto ajude a explicar os défices acumulados nos últimos 6 anos: mais de 303 000 euros. Será por isso, não será?

Sem comentários: