sexta-feira, julho 15, 2022

* Os dias d´ÓdR de 15 de Julho, há 15, há 10 e há 5 anos: A pateira com jacintos! Uma (não) aliança de políticos locais! Maestro e presidente da Tuna Musical! A casa desabitada numa rua sem nome! Irmãos Brinco´s campeões nacionais de canoagem!

ÓdR há
15 anos!

A pateira
já com jacintos!

O d´´Pis Por Três de há 15 anos, no domingo de 15 de Julho de 2007, falava dos famosos jacintos da pateira.
Muito sumariamente e assim:
«Bela foto da Pateira, de Pedro Moreira, felizmente já desactualizada. Esta mancha de jacintos já não se vê!».
- NOTA: A mancha de jacinto não se via nesse dia de antigamente, mas, como toda a gente sabe, a praga dos jacintos continua a fazer «moda» nas águas da lagoa. Não há draga que lhe valha! Nem políticos que sobre o problema cumpram o prometido. E devido, por isso mesmo.

Uma (não) aliança
de políticos locais!


A «Tertúlia Literária» nº. 244 gracejava sobre a política e os políticos óisdaribeirenses de há 15 anos.
Assim:
- «É pá..., afinal isso da aliança dos independentes com os refractários do PSD é tudo fogo de vistas!!...», comentou o d´Ois.
- «Pois é, parece que sim... Eles amam-se e estão é noivos!...», disse o Três.».
- NOTA: Casamentos na política local sempre foram chão a dar uvas: o PS com o CDS, o CDS com o PSD, o PSD, com o MPT e o Juntos. Os políticos gostam muito de «ajuntamentos», desde que seja para (tentar) ganhar eleições.
Óscar P. Matos

Maestro e presidente
da Tuna Musical !

A «Tertúlia Literária» nº. 145 falava de personalidades óisdaribeirenses ligadas à actividade cultural e musical.
Assim:
«O maestro da Tuna, em 1962/63, altura da paralisação, era Óscar de Matos - filho do primeiro (Jacinto de Matos) e pai do actual (Carlos Matos «Bigodes»). Esclarecida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Quem é o actual presidente da direção da Tuna? Diremos amanhã.».
- NOTA: Óscar Pereira de Matos foi pai de outros músicos, casos de Hostilino dos Reis Matos e Madail de Almeida Matos. E padrasto de Idílio de Almeida Ferreira dos Reis. Nasceu a 11 de Novembro de 1909 e faleceu a 8 de Março de 1984, aos 74 anos.
A casa e o portão da casa da rua sem nome
ÓdR há
10 anos!

A casa desabitada
numa rua sem nome!


O d´Óis Por Três de há 10 anos fala de mais uma casa desabitada de Óis da Ribeira.
Assim:
«A casa que aqui se vê à esquerda, a do portão verde e rodapé cor de laranja, foi de José Eurico, já falecido e que será agora dos herdeiros.
O d´Óis Por Três confessa que não fazia ideia da sua existência e hoje mesmo foi lá confirmar.
A casa existe mesmo, embora desabitada, e nesta rua, cujo nome se desconhece (e nem tem placa), ainda moram mais quatro famílias, o que para nós foi surpreendente. Ficámos a saber quem são e realmente até conhecemos as pessoas: Eugénio Amaral, Maria Afonso, Carolina Oliveira e Juraci Gomes. E já não falando de Manuel Augusto, que é a casa que ainda se vê aqui à direita mas tem frente para a Adolfo Pires dos Reis. Tenho a vaga ideia de ali ter estado há muitos anos, quando lá apareceu morto um senhor ainda novo, envenenado pelo irmão.».
- NOTA: A casa tem uma ala para a Rua Adolfo Pires dos Reis (Viveiro) e é de Dinis da Conceição Alves, filho de José Alves de Freitas (Eurico). Dos moradores acima indicados, já faleceu Manuel Augusto Pires dos Reis.
José Miguel Brinco e Manuel José Brinco, atletas da ARCOR: campeões 
nacionais de Esperanças, de Canoagem, em 2017!

 
ÓdR há
5 anos !

                                                                        Irmãos Brinco´s campeões nacionais de canoagem! 

Os canoístas José Brinco e Manuel Brinco,ambos da ARCOR, sagraram-se hoje campeões nacionais de Esperanças II». noticiava o d´Óis Por Três de 15 de Julho de 2017.
Assim:
«Os atletas do clube de Óis da Ribeira foram segundos classificados na terceira prova do calendário e totalizaram 90 pontos. Mais 34 que os segundos classificados: as duplas José Viana/Bruno Santos, do Prado, e Miguel Amaral Oliveira/Victor Freitas Pinho, do Arnelas.
Os Brnco´s da Arcor venceram a primeira prova, em Alcoutim, a 30 de Abril, e somando 34 pontos. E foram segundos classificados nas «pagaiadas» seguintes: em Óis da Ribeira, a 4 de Junho, e em Marecos, de Gondomar, hoje mesmo. Somando 24 pontos em cada uma delas.
Os resultados parciais foram os seguintes:
- Nacional I, em Alcoutim: 1º.-Manuel Brinco/José Brinco, da ARCOR, 34 pontos; 2º.-João Rocha Ferreira/Rafael Chaves de Oliveira, do Liga-Dura, 28; 3º.-Miguel Amaral Oliveira/Victor Freitas Pinho, do Arnelas, 22.
- Nacional II, em Óis da Ribeira: 1º.-José Viana/Bruno Santos, do Prado, 34 pontos; 2º.-Manuel Brinco/José Brinco, da ARCOR, 28; 3º-Rafael Oliveira/João Ferreira, do Liga-Dura, 22.
- Nacional III, em Marecos/Gondomar: 1º.-Miguel Amaral Oliveira/Victor Freitas Pinho, do Arnelas, 34 pontos; 2º.-Manuel Brinco/José Brinco, da ARCOR, 28; 3º.-José Viana/Bruno Santos, do Prado, 22.
- Classificação final: 1º-Manuel Brinco e José Brinco, da ARCOR, 90 pontos, campeões nacionais 2ºs.-Miguel Amaral Oliveira/Victor Freitas Pinho, do Arnelas, e José Viana/Bruno Santos, do Prado, ambos com 56: 4º.João Rocha Ferreira/Rafael Chaves de Oliveira, do Liga-Dura, 28; 5º. Rafael Oliveira/João Ferreira, do Liga-Dura, 22.
Parabéns para os campeões nacionais da ARCOR!».
- NOTA: Os irmãos Brinco continuam na ARCOR Canoagem e José Miguel é campeão  nacional de fundo e recentemente internacional, no Europeu da Sérvia, onde venceu uma Final B.

1 comentário:

Anónimo disse...

Confirma se que os penduricalhos continuam na instituição a cuidar do herdado de condecoraçoes para deixar o legado aos quimbembeques.