ÓdR há 33 anos! |
1 - ANO 1990,
há 33 anos!
Junta de Freguesia comprou
o Palhal do Ritos!
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira adquiriu, há 33 anos, o chamado Palhal do Ritos, na margem da pateira.
O espaço era de propriedade privada, de um cidadão morador em Fermentelos, entre o então caminho de terra batida (a agora estrada empedrada) e a lagoa - mais ou menos, ligeiramente a sul (pu mesm ao lado) do pontão de madeira (na foto) há poucos anos lá instalado, na área do bar/rulote. E a norte do parque infantil.
O terreno era alagadiço, com água permanente e apenas criava bunho. Custou 1750 contos, seriam agora 23 000 euros, segundo o conversor da PORDATA, e a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira presidida por Manuel Soares dos Reis e Santos, fez um peditório porta-a-porta, de molde a angariar fundos.
- NOTA: Germano Marques dos Reis faleceu a 3 de Dezembro de 1963, aos 77 anos. A viúva, quatro anos depois, a 13 de Janeiro de 1967.
Sendo independente, na moderna versão da política - que é a de se «casarem» candidatos dissidentes dos partidos e candidaturas tradicionais, gente, portanto, sem ideologia política definida -, tem, no seu todo, várias origens ideológicas e algumas curiosidades interessantes - olhem como se olhem.
Vejamos o caso concreto dos 4 candidatos JUNTOS (porque se separaram de outros...) de Óis da Ribeira, na lista para a União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira - popularíssima TravassÓis:
António H. Tavares |
António Tavares, o
que nem é de cá!
António Horácio Pires Tavares, ex-socialista e candidato nº. 2 da lista JUNTOS, é o mais curriculado de todos. Já foi candidato do PS em 1989, na lista do ex-CDS Armando Tavares dos Reis (em 8º. lugar), e em 2013, na do também ex-CDS e agora ex-PS Mário Martins (7º. lugar), eleito para a Assembleia de Freguesia e foi secretário interino da Junta de Freguesia.
Notabilizou-se por uma indefinida afirmação em Assembleia de Freguesia quando justificou uma posição pessoal com o argumento de «nem sequer sou de cá». De cá, ou daí, de Óis da Ribeira. Ora se foi eleito por Óis da Ribeira!
Na verdade, é natural de Espinhel, mas casado em Óis da Rineira. Irmão de Agostinho Tavares, que, pelo PS, foi eleito presidente da Junta de Freguesia em 1979, e da Assembleia de Freguesia em 1982. Depois, foi candidato do PSD em 2001 (voltando a presidir à Assembleia de Freguesia, de 29 de Abril de 2004 até final do mandato, substituindo Jorge Soares), em 2005 e 2009. Em 2013, voltou à lista do PS.
É tio paterno da deputada Carla Tavares, que este ano é a candida-
ta do PS à presidência da Assembleia Municipal de Águeda e, em 2009, foi candidata à presidência da Junta de Óis da Ribeira.
Sandra Santos |
Sandra Santos, de Óis
mas por... afinidade!
Sandra Marina Ribeiro dos Santos, candidata nº. 6 da lista dos «juntos», é ribeirense por afinidade, pela sua relação conjugal com Rui Jorge dos Reis Fernandes.
Não é o caso de Rui Fernandes, que foi tesoureiro da Junta de Freguesia nos mandatos de 1998/2001, 2002/2005, 2005/2009 e 2009/2013, todos de Fernando Pires e do PSD. Antes, já tinha sido candidato do PSD, em 1993 (8º. da lista do mesmo Fernando Tavares Pires). Foi o 6º. da lista de Sérgio Neves em 2013.
O pai, Ludjero Fernandes da Silva, sogro de Sandra Santos, foi candidato do CDS em 1982 (na lista de Sesnando Reis).
Liliane Framegas |
Liliane divide
votos em casa
Liliane Duarte Figueiredo Framegas, candidata nº. 8 da JUNTOS, tem a particularidade de, em casa e para o mesmo órgão autárquico, dividir votos com o marido, Sérgio Miguel Ferreira de Almeida, que é o nº. 4 do PSD.
Liliane Framegas tem 35 anos, é engenheira mecânica e já foi candidata do PSD em 2009, sendo 12ª. lista de Fernando Pires, que então ganhou as eleições ao PS de Carla Tavares. Agora, nas eleições autárquicas de 2017, veste a camisola do JUNTOS - Movimento Independente.
Além das afinidades AQUI descritas, é também familiar de Hernâni Framegas dos Reis, candidato do CDS em 1976 (1º. lugar) e do PSD em 1989 (3º. da lista de Manuel Soares). É sobrinha de Armando Figueiredo dos Reis, irmão do pai e candidato do da LIOR, de Diamantino Correia, em 2005 (5º. lugar) e do PS de Carla Tavares em 2009 (11º.) e de Mário Martins em 2013 (13º.). É também, talvez entre outros, familiar de Elisiária Maria Reis dos Santos Framegas, candidata do PS em 2001, na lista de Aníbal Saraiva.
Sónia Tavares |
Sónia Tavares
sai aos... seus!
Sónia Tavares, candidata nº. 9 da lista da JUNTOS, sai aos seus e, por isso mesmo, não degenera: licenciada pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro, integra a lista do pai.
O pai é António Horácio Pires Tavares, que já foi candidato do PS em 1989 (ver acima). O tio é Agostinho Tavares (ver acima). A prima é Carla Tavares (ver acima, na nota sobre o progenitor).
Faz o debute na política, assumindo a independência paterna e junta-se aos ex-CDS´s, ex-PS´s e ex-PSD´s que dão a alma e o voto pela candidatura de Mário Martins. Estes Tavares também são danados para a política!
- NOTA de há 6 anos: Estes dados podem conter algum erro e/ou omissões, de que nos desculpamos. Quaisquer indicações podem ser dadas para o email doisportres2@gmail.com.
Os 3 primeiros candidatos da lista do Bloco de Esquerda nas Autárquicas e 2021, na União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira |
6 - ANO 2021,
há 2 anos!
Os 3 primeiros candidatos
do Bloco de Esquerda !
O Bloco de Esquerda ainda não espalhou cartazes no território eleitoral de TravassÓis mas divulgou as caras dos três primeiros da lista da Autárquicas 2021.
1 - O líder, já se sabe, é Romeu de Castro Fernandes, de 31 anos, que nasceu e vive em Óis da Ribeira e anteriormente em Almear.É técnico de electrónica e vice-presidente da Associação dos Amigos do Cértima e Pateira, membro da Comissão Coordenadora da Concelhia do BE Águeda e representante dos Árbitros na Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Canoagem.
2 - CATARINA dos Santos dos Reis, 39 anos, natural e residente de Travassô, tem raízes em Óis da Ribeira, de onde era seu avô paterno - Gomercindo Reis, que casou em Fermentelos e era irmão do alfaiate e barbeiro Valdemar Reis e de Nilzalina Gomes dos Reis.
Tradutora, pertenceu à Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, deu aulas nas escolas da freguesia, pertenceu a uma associação de Proteção Animal e a outra ambiental local.
Foi candidata da CDU, em 3º. lugar da lista de José Eduardo Festas Simões, nas eleições autárquicas intercalares de 2019.
3 - SÓNIA Vidal tem 21 anos e é natural de Travassô, trabalhando como auxiliar de ação direta numa instituição da União de Freguesias. Apesar de viver em Travassô, frequentou a já fechada Escola Primária de Óis da Ribeira e a ARCOR.
É muito ligada à natureza e suas potencialidades, tendo desenvolvido particular interesse pela área holística e tudo que envolva ajudar o outro. Integra a lista com o propósito de melhorar a qualidade de vida de quem habita em Travassô e Óis da Ribeira.
Óis da Ribeira com
mais 4 candidatos !
Os seguintes, sem indicarmos as posições na lista, por as
Gabriel Pires |
C. Fernandes |
Filho dos já falecidos Carlos Ribeiro do Santos e Fernanda Isabel Ferreira de Jesus, é neto de Manuel Arsénio dos Santos e de Maria Emília Vieira Ribeiro, do Bairro Alto, na Rua Nossa Senhora de Fátima. Candidato do PS em 2017, foi 11º. da lista de Júlia Pinheiro de Melo, desvinculou-se dos socialistas em Novembro de 2017 (tal como Romeu Fernandes). É trineto paterno (afim) do professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha, secretário da Junta de Freguesia de 1943 a 1945, na presidência de Benjamim Soares de Freitas e com o tesoureiro Manuel Soares dos Santos. Foi, com Romeu Fernandes e Diana Moreira, um dos dinamizadores, em Novembro de 2017, do movimento «Mais Por Óis», já inactivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário