domingo, agosto 13, 2023

1 - ANO 2022, há 1 ano: A pateira, a propaganda oficial, os 16 000 euros e as promessas eleitorais! 2 - ANO de 1832, há 191 anos: Abolição do Foro da Vila de de Óis da Ribeira! 3 - ANO 1878, há 145 anos: Inventário de menores e citação de credores! 4 - ANO 1944, há 79 anos: Alargamento da Rua do Viveiro e da valeta e muro da Viela do Canto! 5 - ANO 2004, há 19 anos: Técnicos da Câmara no Centro Social da ARCOR e Junta de Freguesia! 6 - ANO 2012, há 11 anos: A ponte e as cheias, ora vamos lá ver...! 7 - ANO 2017, há 6 anos: Os candidatos locais nas autárquicas de 2017! 8 - ANO 2021, há 2 anos: O CDS + Independentes já tem cartaz eleitoral em Óis da Ribeira!


Imagem, parcial, dos choupos vendidos do Bico da Mota, ha um ano vendidos por 16 000 euros!
Para onde e para quê? Foram aplicados em Óis a Ribeira? Ou ... onde?

Outdoor de propaganda da Junta de Freguesia, à entrada de
Travassô. E por que não em Óis da Ribeira, por exemplo na
entrada do lado de Espinhel? Não é território da (des)União?

ÓdR há 1 ano!


1 - ANO 2022,
há 1 ano!
A pateira, a propaganda
oficial, os 16 000 euros e as
promessas eleitorais!

A Junta de Freguesia da (des)União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (TravassÓis) vendeu 300 toneladas de choupos do Caminho do Bico da Mota por 16 000 euros e à empresa Alfredo da Silva Almeida, Lda., de Chave, em Arouca. Onde é que os aplicou?
Terá sido em Óis da Ribeira?
Não sabemos nem obras conhecemos.
A 26 de Abril deste ano, considerava o d´Óis Por Três que, fazendo fé no ponto 22 do edital que anunciou o concurso público, os tais 16 000 euros já tinham entrado nos cofres da Junta de Freguesia, mas para os óisdaribeirenses havia a curiosidade de saber onde iriam ser aplicados. Trata-se de uma importância avultada e gerada por gente da vila.
E perguntava se seria em Óis da Ribeira? 
Por exemplo:
1 - Para acabar o passeio da Rua de Nossa Senhora de Fátima, iniciado em 2017, há 5 anos? E reiniciado em Maio de 2021, estando por concluir?
2 - Para requalificar o edifício da Junta de Freguesia, em Óis da Ribeira e na Rua Adolfo Pires dos Reis (e por ele doado)?
3 - Para requalificar a entrada do Cemitério Novo?
4 - Para requalificar o lavadouro público?
5 - Para pagar a água da sede da União de Freguesias da UFTOR, em Óis da Ribeira, que, vá lá saber-se porquê?, tem estado a ser «fornecida» pela ARCOR?
6 - Para urbanizar o parque do Surpel?
7 - Ou o terreno das Varandas?
8 - Será na vila de Óis da Ribeira e na solução de algumas das suas carências? Nos tantos pormenores e pormaiores que por aqui temos denunciado?
Ou para outros chãos da (des)União?
Vamos aguardar, para ver , saber e crer.
Cartaz promocional da pateira, Agosto de 2022:
«
Já tem planos para o fim de semana? E que tal
«uma visita a Travassô e Óis da Ribeira? Até já»
,
proclama a Junta de Freguesia
. Não vão é aos
wc´s, por causa das «memórias que ficam»!


Propaganda que sobra
e obras que... faltam !

Isto dissemos nós, muito credulamente, a 26 de Abril, há quase 4 meses.
Aguardámos, ingenuamente e expectantes, e não vimos onde, nem em quê.
Perguntámos a vária gente, para confirmar ou desmentir, e nada nos anunciaram.
Nem sequer e quanto à pateira, é feita a regular e atempada limpeza dos sanitários públicos da pateira, que são de sua gestão e responsabilidade. E que aqui temos sucessivamente denunciado.
No entanto, e por falar na pateira, a estimável Junta de Freguesia não se cansa de propaganda - como se vê no cartaz que mostramos.
Só que, e apenas considerando as promessas eleitorais de 2021,:
1 - Está por fazer a recuperação das margens, 
Promessas eleitorais de 2021
muito embora a propaganda eleitoral até anuncie que, citamos, «fase de projeto já terminada».
2 - O passadiço de ligação ao parque de Espinhel não passa disso (de promessa).
3 - O mesmo acontece com o parque de caravanas.
4 - Idem com os bungalows.
5 - Idem, aspas com os WC da zona nascente (pois se nem os actuais conserva limpos...).
6 - Idem, aspas, aspas... nas churrasqueiras.
Quanto a isto, que se confirma na imagem aqui repetida, o leitor e os óisdaribeirenses que concluam, ou perguntem aos eleitos locais - já que a Junta de Freguesia de TravassÓis - mais de Travassô e muito menos de Óis - não passa cartão ao d´Óis Por Três.
- NOTA 1: Os 16 000 euros terão sido gastos em publicidade na imprensa amiga? Exemplo para ver AQUI
- NOTA 2: Ou terão sido gastos AQUI?
- NOTA 3: Ou em alguma festa mais especial, mais ou menos rural ou mais ou menos urbana, mais de salão ou mais ou menos (im)popular? Em algum arraial, ou em apoio às associações locais? Am Óis da Ribeira não se viu coisa que se visse. Que se veja. E ver-se-á, alguma dia ou vez?!
- NOTA 4: Ainda hoje, dia 13 de Agosto de 2023 e um ano depois, não se sabe onde e como foram apicados os 16 000 euros.
O Foral de Óis da Ribeira


2 - ANO de 1832,
há 191 anos!
Abolição do Foro
da Vila de
de Óis da Ribeira!

Os cidadãos óisdaribeirenses ficaram isentos de pagamento do foro devido à Casa de Bragança por decreto-lei de 13 de Agosto de 1832, há 189 anos.
O feudal imposto era suportado pelos agricultores desde a atribuição do foral, a 2 de Junho de 1516, há 507 anos... -, o que, na prática, era lesivo dos seus interesses e da pobre economia local.
O Boletim Municipal de Aveiro, no 
A Casa de Bragança
nº. 3 do seu Ano II, em artigo de Venâncio Dias de Figueiredo Vieira (que citamos do blogue de Luís Neves), lembra que a Casa de Bragança não se deu por vencida e intentou contra os povos do Almoxarifado de Eixo (do qual também fazia parte Óis da Ribeira), em 1851, uma acção a reclamar os foros, rações e laudémios - que não eram mais que uma espécie de imposto sobre a venda de propriedades. E desde 1833.
Aparecerem avisos nas várias povoações do almoxarifado (e outras que tinham sido da Casa de Bragança, convidando os foreiros a pagarem voluntariamente as prestações em dívida.
A questão evoluiu e sabe-se que a 4 de Dezembro de 1864, «centenas de pessoas de Eixo, Oliveirinha, Requeixo, Fermentelos, Alquerubim, Óis da Ribeira e Espinhel reuniram-se no sítio da Ponte da Rata, em Eirol, para combinarem os meios de defesa comum na causa que opunha esses povos à Sereníssima Casa de Bragança, em questões de tributos, rendas e foros».
- NOTA: Nada mais podemos adiantar sobre esta matéria, por mais não sabermos com o rigor suficiente para mais adiantar. 

O DG nº. 186/1878


3 - ANO 1878,
há 145 anos!
Inventário de menores
e citação de credores!

O Diário do Governo nº. 186, de 22 de Agosto de 1878, publicou o edital do Tribunal de Águeda, datado de 13 do mesmo mês - hoje se assam 145 anos!... -, citando citando Venâncio Ferreira de Carvalho e credores e legatários desconhecidos pelo óbito de Cândida Tavares de Melo, de Óis da Ribeira.
- NOTA: Cândida era viúva de Francisco Ferreira de Carvalho, que era natural de Fontes, freguesia de Alquerubim, concelho de Albergaria-a-Velha. Tinha 65 anos e era filha do lavrador Joaquim Tavares de Melo e de Maria Dias, ambos de Óis da Ribeira, tendo falecido a 29 de Julho de 1878, sem deixar testamento.
As casas que recentemente foram
 demolidas na antiga Rua do Viveiro



4 - ANO 1944,
há 79 anos! 
Alargamento da Rua do 
Viveiro e da valeta e muro
da Viela do Canto!
 
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida a 13 de Agosto de 1944, há 79 anos, deliberou aprovar o alargamento da então Carreira do Rio e da Viela do Canto.
A primeira, depois chamada Rua do Viveiro e mais tarde Adolfo Pires dos Reis, implicou a demolição das casas que eram de António Agostinho Pires Soares e de Ana de Carvalho, tendo as terras sido adquiridas por Miguel Marcos dos Reis, por 101$00. Curiosamente, e coincidentemente, estão as casas nela construídas a ser agora demolidas.
- NOTA: A mesma reunião do executivo presidido por Benjamim Soares de Freitas acordou a necessidade de endireitar a valeta e fazer um pequeno muro para formar as terras entre a casa de Manuel Soares dos Santos (Lopes), que era o tesoureiro da Junta, com a de José da Conceição Rino - a agora Pastelaria Pau de Canela.
Entradas principal, a vermelho,
e do parque, a amarelo


5 - ANO 2004,
há 19 anos !
Técnicos da Câmara 
no Centro Social da ARCOR
e Junta de Freguesia!

A construção do Centro Social da ARCOR foi motivo de mais uma reunião de trabalho, a 13 de Agosto de 200, para analisar e tomar decisões sobre os arranjos exteriores.
Os trabalhos foram participados pelo arquitecto Domingos Camarinha (entretanto falecido) e pelo engenheiro Jorge Aleixo, da Câmara Municipal de Águeda, engenheiro Filipe Maqueta (da Construções Marvoense) e pelo presidente da ARCOR, Celestino Viegas, estando essencialmente em discussão o acesso ao centro social, a partir da hoje existente rotunda - que não existia, ao tempo.
As diferenças do opinião continuaram nas reuniões dos dias 18, 20 e 27 de Agosto desse ano, acordando-se na forma que hoje se conhece: duas entradas. 
- NOTA: A entrada principal, para o Largo do Centro Social, e a do parque de estacionamento, junto à casa dos herdeiros de José Rodrigues Alves.

A notícia na imprensa de Águeda



6 - ANO 2012,
há 11 anos!
A ponte e as cheias,
ora vamos lá ver...

O d´Óis Por Três, há 11 anos, publicava uma notícia da imprensa de Águeda e sobre a nova ponte.
Assim comentou:
«Se ler jornais é saber mais, aí está o que se ficou a saber do investimento na ponte de Óis da Ribeira, para evitar o problema das cheias. Se tal vai acontecer, ou não, vamos esperar para ver.».
- NOTA: O investimento anunciado era de 1,2 milhões de contos (incluindo o canal de Águeda, clicar na imagem para a ampliar). A ponte viria a ser aberta ao tráfego a 21 de Outubro de 2016 e oficialmente inaugurada a 14 de Outubro de 2017.


Aníbal M. Saraiva

Flávio Neves

7 - ANO 2017,
há 6 anos!

Os candidatos locais
nas autárquicas de 2017!


O d´Óis Por Três, há 5 anos, publicou as listas de candidatos à Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira (TravassÓis), que já tinham sido entregues no Tribunal de Águeda.
As seguintes:
CDU - Coligação
Democrática Unitária


1 - Aníbal Marques Saraiva, de 61 anos, comerciante, proprietário do Café Central e do mini-mercado; já foi candidato pelo PS (em 2001) e pelo Bloco de Esquerda (em 2005); 2 - Vera Lúcia da Silva Conceição Simões (de Cabanões), aposentada, 71 anos; 3 - Flávio Paulo Coutinho Neves (Paulão), 26, fiel de armazém; 4- Cristina Maria Carvalho da Silva (Cadinha), 36, desempregada; 5 - Carlos Manuel de Almeida Reis (restaurante), 41, fresador; - António José Carvalho Cadinha, 52, empresário; 7 - Maria Lucília Pereira dos Santos, 51, auxiliar de  transportes; 8 - Carlos Alberto da Costa Fernandes (Teco), 57, desempregado; 8 - Vital de Carvalho Pereira (Foca), 33 anos, impressor gráfico.
Mário Ramos Martins

JUNTOS - Movimento Independente 
de Travassô e Óis da Ribeira
A. Horácio Tavares

1 - Mário Ramos Martins, industrial agrícola; já foi candidato do CDS e do PS; 2 - António Horácio Pires Tavares, serralheiro; 3 - Marta Morais, professora; 4 - José Garcia, técnico de qualidade; 5 - Filipe Almeida, industrial; 6 - Sandra Santos, directora técnica de acção social; 7 - Cristina Coelho, assistente de consultório; 8 - José Laranjeira, técnico de injecção plástica; 9 - Cecília Reis, bibliotecária; Suplentes: 1 - Celestino Matos Laranjeira, inspector tributário aposentado; 2 - Rita Laranjeira, gestora; 3 - Elisa Pires, administrativa aposentada; 4 - Horácio Santos, enfermeiro; 5 - Maria de Conceição Reis, gestora de recursos humanos; 6 - Carlos Vidal, estudante; 7 - Gonçalo Marques, técnico de CNC;  8 - Liliane Framegas, industrial; 9  - Sónia Tavares, contabilista; 10 - Armando Santos, chefe de secção; 11 -  André Lopes, encarregado; 12 - Victor Coelho, carpinteiro. 
Sérgio Neves e Manuel Almeida (Capitão)

PSD - Partido
Social Democrata

1 - Sérgio Edgar Costa Neves; 2 - Manuel Duarte Marques de Almeida (Capitão); 3 - Ilda Maria de Almeida Pinheiro; 4 - Sérgio Miguel Ferreira de Almeida; 5 - Paulo Rogério Lopes Pires; 6 - Sara Raquel Pinheiro Cruz Silva; 7 - Germano Marques Venade; 8 - Sofia Botelho Marques; 9 - Maria de Fátima Figueiredo Reis; 10 - Óscar José de Almeida Matos; 11 - Ondina da Silva Gomes Soares; 12 - Maria Elisabete Lopes de Melo; 13 - Fernando Neves de Oliveira; 14 - Liliana Loureiro Alves; 15 - Armanda Maria Pinheiro da Silva; 16 - João Alberto de Jesus Ferreira; 17 - Ana Maria de Oliveira Morais; 18 - Cristina Maria Framegas Soares; 19 - Nuno Miguel Matos de Oliveira; 20 - Bruno Alexandre de Almeida Gomes Soares.

Júlia Maria Melo

PS - Partido
Socialista
Alexandre Pires

1 - Júlia Maria Pinheiro de Melo, 50 anos, gestora; 2 - Alexandre Resende dos Reis 22, gerontólogo; 3 - Pedro Fernandes dos Santos, 44, fotocompositor; 4 - Ana Sofia Resende Framegas, 21, estudante; 5 - António Augusto da Conceição Fernandes, 61, serígrafo; 6 - Romeu de Castro Fernandes, 27 anos, operário fabril; 7 -Elsa Maria Mendes Correia, 22, educadora social; 8 - Manuel João dos Santos Pereira Rodrigues, 26, estudante; 9 - Rosa Lina Oliveira Almeida, 21, engenheira zootécnica; 10 - Maria Arlete de Almeida Pires, 73, auxiliar de educação; 11 - Rúbem Joel Ferreira dos Santos, 26, engenheiro químico; 12 - Maria Fernanda Pinheiro de Oliveira Melo 56, auxiliar de lar; 13 - Carlos Alberto Almeida dos Reis, segurança privado; 14 - Ana Margarida da Conceição Asêncio Gomes Leitão, 63, empresária; 15 - Soraia Filipa de Almeida Gonçalo, 30, osteopata; 16 - Carlos Alberto Lopes Nunes, 53, empresário; 17 - José de Oliveira Pires, 53, empresário; 18 - Andreia de Almeida Carvalho, 32, técnica superior de serviço social; 19 - Anabela Neves da Silva, 19, administrativa; 20 - Guilherme Alves de Almeida Pires, 22, operário comercial.  
- NOTA: Os candidatos de Óis da Ribeira (8!) estão destacados com as cores das respectivas listas. As listagens poderiam ter algum erro de identificação, de que antecipadamente e então nos desculpávamos.
O cartaz do CDS + Independentes de 2021 no largo da Fonte do Cruzeiro em 2021
Ana Fragoso

8 - ANO 2021,
há 2 anos!
O CDS + Independentes
já tem cartaz eleitoral em
Óis da Ribeira!

O CDS + Independentes já afixou o seu cartaz de promoção eleitoral em Óis da Ribeira, virado para a aposta autárquica local de 26 de Setembro de 2021. No largo da fonte, ou Rua Jacinto Bernardo Henriques - como modernamente lhe chamam.
A lista, recordemos, é liderada pelo enfermeiro Ricardo Almeida, que repete a candidatura das intercalares de 14 de Fevereiro de 2017 e inclui os óisdaribeirenses Mariana Pinheiro, Gabriela Reis e Aurélio Reis, Ana Sofia Fragoso e Jorge Élio Framegas dos Reis.
E, já agora e pelo que é conhecido, a curiosidade de, de Travassô, a lista incluir Carlos Vidal, Celestino Matos Laranjeira e Marta Morais, os 3 ex-candidatos do Juntos.
Os 15 primeiros candidatos conhecidos do CDS + Independentes da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira são os seguintes:
1 - Ricardo Alexandre Rebelo de Almeida, 37 anos e enfermeiro, de Travassô, foi candidato nas eleições intercalares de 2019 e é eleito da actual Assembleia de Freguesia.
2 - Mariana Soraia dos Reis Pinheiro, de 27 anos e nutricionista, debutante da política, de Óis da Ribeira.
3 - Carlos Emanuel Silva Vidal, de 22 anos, electricista e de Travassô. É membro da actual Assembleia d
e Freguesia, eleito pelo Movimento Juntos.
4 - José Abílio de Oliveira Morais, de 59 anos, aposentado da GNR e de Travassô. Foi candidato nº. 2 do CDS + Independentes nas eleições intercalares de 2019.
5 - Gabriela Catarina Ferreira Reis, de 24 anos e estudante, debutante da política e de Óis da Ribeira.
6 - Pedro Fernandes dos Santos, de 48 anos e profissional gráfico, de Cabanões. Foi candidato do PS nas eleições de 2009 (20º. lugar em Travassô), 2017 e 2019 (3º.), na UFTOR.

Aurélio Reis

Jorge Élio Reis
7 - Aurélio Matos dos Reis, de 59 anos e ferramenteiro, de Óis da Ribeira. Tio de Mariana Pinheiro e Jorge Élio Reis.
8 - Rita Laranjeira Martins, 39 anos e contabilista, de Travassô. Candidata do Juntos em 2017 e 2019. Filha de Mário Martins, presidente da Junta de Travassô pelo CDS e PS e da UFTOR (em 2013); candidata do Juntos em 2017 e 2019.
9 - Celestino de Matos Laranjeira, inspetor tributário aposentado, de 73 anos e de Travassô. Foi candidato PSD em 2009 (5º.) e do Juntos em 2019.
10 -Ana Sofia Vieira Fragoso, de 44 anos e desenhadora/orçamentista, de Óis da Ribeira. Foi a nº. 3 da lista do CDS + Independentes em 2019.
11 - Marta Lúcia de Castro Morais, professora, de 40 anos e de Travassô. Foi eleita do PS em 2013 e nº. 3 do Juntos em 2017 e 2019.
12 - Eduardo Manuel Pereira Simões, de 55 anos e pedreiro, de Travassô. Foi candidato do CDS + Independentes em 2019.
13 - Jorge Élio Framegas dos Reis, de 33 anos, músico e metalúrgico, debutante da política, de Óis da Ribeira e sobrinho de Aurélio Reis.
14 - Ana Cláudia Pinheiro de Almeida, de 39 anos e educadora de infância, de Travassô.
15 - Marisa Ferreira da Silva, de 40 anos e operária fabril, de Travassô.
- NOTA: A lista do CDS+Independentes teve 234 votos (16,91% dos votantes) e melegeu Ricardo Almeida. O PS também elegeu um e o Juntos elegeu 7.

Sem comentários: