quarta-feira, agosto 09, 2023

A (não) manutenção dos trilhos pedestres e as mentiras da propaganda!

 

O protocolo de Outubro dos trilhos pedestres de 2020. Há quase, quase 3 anos!... Protocolo
há, quanto à sua execução prática, olhem... fiscalize quem deve fiscalizar!

O percurso pedestre na Fonte do Valbom, em Óis da Ribeira. Dizer
 que «decorreram esta semana trabalhos de recuperação e limpeza
dos nossos trilhos pedestres» é um abuso e faltar à verdade...

Pormenor da placa
da Fonte do Valbom


A Câmara Municipal de Águeda (CMA) e a União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (a UFTOR de TravassÓis) assinaram, em Outubro de 2020, há já quase, quase 3 anos, um protocolo de delegação de competências para assegurar a manutenção dos trilhos pedestres.
O d´Óis Por Três AQUI assinalou o facto.
A Junta de Freguesia de TravassÓis, presidida pelo sempre inefável e agora rejeitado presidente Sérgio Edgar da Costa Neves - rejeitado, passe o termo..., pelo ex-tesoureiro Paulo Rogério Lopes Pires e pela ex-secretária Ondina Gomes da Silva Soares - veio agora, quase 3 anos depois da tal delegação de competências, assinalar na sua página oficial de propaganda, AQUI, que, e citamos do doa, «decorreram esta 
semana trabalhos de recuperação e limpeza dos nossos trilhos pedestres, reparação de nascentes de água e limpeza de zonas públicas da nossa freguesia».
Pronto, tá bem!!
Valeta da casa de João Gomes


Os percursos pedestres
e as valetas da vila de
Óis da Ribeira!
Sobre esta actualíssima matéria, digamos que não terá sido por acaso que o dr. João Paulo Resende Gomes, ex-presidente da direção da ARCOR e inspector do Ministério da Educação, comentando a propaganda da Junta de Freguesia da UFTOR, chamou «a atenção, mais uma vez, para a limpeza das valetas».
«Também é essencial para a imagem da freguesia», considerou João Gomes.
O ex-presidente da direcção da ARCOR citou também, expressamente e «a título de exemplo», a Rua Benjamim Soares de Freitas, porque, explicou, «passo por lá amiúde».
Na verdade, passa(rá) mais ou menos amiúde, pela Carreira da Igreja, onde (na sobredita Rua Benjamim Soares de Freitas), da vila de Óis da Ribeira, se situa a sua própria casa - aliás, nobre e solarenga.
Ver a imagem de arquivo, retirada de uma das várias vezes que o d´Óis Por Três abordou esta questão, nos nossos quase 18 anos de actividade pró-Óis da Ribeira.
Placa do percurso pedestre no
Largo do Barqueiro Zebedeu

A (falta de) manutenção
dos trilhos pedestres e as
mentiras da propaganda!


A referida delegação de competências  estabeleceu que a UFTOR se comprometia, e citamos, «a realizar as intervenções necessárias de manutenção dos trilhos, assim como de controlo de vegetação e ainda a limpeza, pintura e manutenção das placas indicativas dos percursos, para além da substituição de sinalética (ou seu reposicionamento) sempre que necessário, tendo em vista a boa condição dos percursos para circulação de pedestrianistas e fruição pública dos trilhos».
Hoje, 9 de Agosto de 2023 e com a Junta de Freguesia entretanto recauchutada, com a entrada dupla do senso feminino no executivo - a tesoureira Ilda Pinheiro e e secretária Ana Sofia Framegas - deixamos-lhe aqui os exemplos do percurso pedestre,
na tarde de ontem.
Imagens da Fonte do Valbom e do largo do Barqueiro do Zebedeu, imediatamente a juzante da ponte sobre o rio Águeda.
Palavras para quê? Mas qual manutenção e sinalética qua quê?As imagens valem por todas as palavras.

Sem comentários: