sábado, novembro 11, 2023

1 - ANO 1998, há 25 anos: Apoio Instituto do Desporto para o hangar de canoagem! 2 - ANO 1909, a 114 anos: O nascimento do maestro Óscar Pereira de Matos! 3 - Ano 1913, há 110 anos: Maria José Estima foi para o Brasil! - ANO 1997, há 26 anos: Jardim de infância da ARCOR na escola primária! 5 - ANO 2019, há 4 anos: As redes de saneamento e águas de Óis da Ribeira! O papel da Junta de Freguesia! O abandono dos Juntos, a representação do povo!

O hangar de canoagem da ARCOR fica na margem da pateira de Óis da Ribeira

Hangar de Canoagem da ARCOR há 18 anos


1 - ANO 1998,
há 25 anos!
Apoio Instituto do Desporto
para o hangar de canoagem!

O Instituto Nacional do Desporto (IND) atribuiu à ARCOR, a 11 de Novembro de 1998, há precisamente 25 anos, um apoio financeiro de 650 contos.
Actualmente e segundo o conversor da PORDATA, 650 contos seriam qualquer coisa na ordem dos 5 000 euros.
A verba atribuída destinou-se a financiar as (então muito, mas mesmo muito ambicionadas...) obras de construção do hangar de canoagem da ARCOR - secção que, na altura, improvisamente funcionava num barracão do casal Isaura Gomes Soares/Delfim Augusto dos Reis (falecido), no terreno imediatamente a sul do restaurante Pôr do Sol.
A direção era liderada por Fernando Reis Duarte de Almeida, já falecido, que se candidatou ao Programa Nacional de Apoio ao Associativismo Desportivo daquele ano.
-NOTA: Actualmente, e como se sabe, a ARCOR Canoagem aguarda, vai já para 6 anos,  anos (ou mais) o licenciamento municipal para as obras de requalificação e ampliação do hangar, com promessa de apoio camarário de 200 000 euros

Óscar Pereira de  Matos


2 - ANO 1909,
a 114 anos !
O nascimento do maestro
Óscar Pereira de Matos!

O antigo maestro da Tuna, o já falecido Óscar Pereira de Matos, nasceu a 11 de Novembro de 1909. Há 114 anos!
Filho de Jacinto Pereira de Matos, ferreiro, e de Ana Rosa dos Santos, governanta de casa, era neto paterno de Casimiro Pereira da Conceição e Rosa Maria dos Reis, neto materno de Joaquim Alves da Costa, barqueiro (pai de Zebedeu) e de Maria Bárbara Santos.
Casou-se a 25 de Julho de 1930, há 93 anos, com Maria Bernardina Pinheiro dos Reis e o casal teve os filhos Hostilino, Glorentina (moradora em Mourisca do Vouga), Armando (Cantigas, na Venezuela), Carlos (Bigodes, em Fermentelos), Lúcia e Cidália - ja todos falecidos.
Maria Bernardina faleceu a 13 de Janeiro de 1931 e Óscar casou em segundas núpcias com Cristalina Alves de Almeida, a 18 de Abril de 1949. Do casal, nasceram os filhos Idília (já falecida), Lucília e Madail Almeida Matos. Cristalina já era viúva e mãe de Idílio de Almeida Ferreira dos Reis.
- NOTA: Óscar voltou a enviuvar e casou em terceiras núpcias com Isaura Pinheiro das Neves, de 50 anos, de Óis da Ribeira, a 7 de Maio de 1966 e no Santuário de Fátima. Faleceu a  8 de Março de 1984, aos 74 anos.
Fernando Estima
pai de Maria José

3 - Ano 1913,
há 110 anos !
Maria José Estima
foi para o Brasil!

O Governo Civil de Aveiro emitiu, a 11 de Novembro de 1913, há 110 anos, um passaporte para o Brasil e para a óisdaribeirense Maria José Estima, de 26 anos.
Casada com Manuel Bernardino dos Reis, era irmã de José Maria Estima (que foi presidente da Junta) e nasceu a 1 de Janeiro de 1887, era filha de Fernando Joaquim Estima, lavrador, e de Mariana Soares de Freitas, governanta de casa. Neta paterna de Lourenço Francisco Estima e de Lourença Maria Tavares, neta materna de Manuel Pereira da Conceição e de Teresa Maria Soares de Freitas. Sabia escrever e tinha rosto redondo, olhos castanhos, cabelos e sobrolhos pretos. 
- NOTA: Descendentes actualmente moradores em Óis da Ribeira são os irmãos Maria do Carmo e Maria Eugénia (filhas de Olívia) e Erminda (filha de Erminda), todos sobrinhos-bisnetos de Maria José.

O jardim de infância passou, em 1997,
d funcionar na sala velha da escola
Fernando Reis


4 - ANO 1997,
há 26 anos !
Jardim de infância da 
ARCOR na escola primária!

O pedido da ARCOR para que o jardim-de-infância da associação funcionasse na sala velha do bloco escolar do ensino primário de Óis da Ribeira foi feito a 11 de Novembro de 1997. 
Há 26 anos.
A direção arcoriana era presidida pelo diácono Fernando Reis Duarte de Almeida e o pedido foi diferido pela Coordenação da Área Educativa (CAE) de Aveiro, então dirigida por Manuel Silvestre dos Santos, a 5 de Dezembro seguinte e já com o aval da Direção Regional de Educação do Centro (a DREC). 
A técnica arcoriana responsável pelo jardim de infância era a educadora Maria de Fátima Goulart, que foi funcionária da ARCOR até ao verão de 2023, nas mesmas funções.
- NOTA: A valência social arcoriana esteve na escola primária durante 7 anos e até 2 de Setembro de 2004, quando definitivamente mudou para o Centro Social - já então com os interiores concluídos e na direção de Celestino Viegas.
O comício do CDS + Independentes nas eleições intercalares de 24 de Fevereiro de 2019
Os três primeiros candidatos do CDS + Indep.: 
Abílio Morais (2º.),Ricardo Almeida (1º.), ambos 
de Travassô, e Ana Sofia Fragoso (3ª.), de ÓdR


5 - ANO 2019,
há 4 anos!
As redes de saneamento
e águas de Óis da Ribeira2
O abandono dos eleitos
do Juntos!

O único eleito do CDS + Independentes de Travassô e Óis da Ribeira, Ricardo Almeida, considera que «os sucessivos atrasos das redes de saneamento e águas é uma situação que envergonha a União de Freguesias, mas não só».
«Envergonha (ou deveria envergonhar) o concelho de Águeda, a AdRA e os empreiteiros envolvidos!», acrescentou, sublinhando que «como habitualmente, os mais prejudicados são a população de Óis da Ribeira (acima de tudo) e todos aqueles que visitam, trabalham, ou simplesmente passam por Óis da Ribeira».
Ricardo Almeida é eleito da Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira (AFTOR) respondia a questão colocada pelo d´Óis Por Três: «Como comenta o caso das redes de saneamento e águas, em obras desde 3 de Setembro de 2018 e ainda por concluir e, por via disso, com enormes prejuízos para os eleitores de Óis da Ribeira e visitantes?
O eleito do CDS + Independentes considerou que «é lamentável como a situação tem sido gerida pelas entidades responsáveis, particularmente pela dona da obra, a AdRA».
E apontou o dedo à «gestão dos sucessivos atrasos dos empreiteiros e a quem deveria ter alguma responsabilidade na resolução/minimização dos prejuízos na população, nomeadamente a Câmara Municipal de Águeda, em particular na negociação da repavimentação das vias intervencionadas».

Ricardo Almeida na apresentação dos
candidatos do CDS  + Independentes

O papel da Junta
de Freguesia!


O eleito do CDS + Independentes referiu depois que «as pessoas parecem ter sido esquecidas em todo este processo, assim como não foi tido em conta o impacto que este problema causou no acesso a um dos maiores ex-libris do concelho - a pateira!».
Pateira que, do seu ponto de vista, «com toda a sua riqueza natural e enorme potencial turístico/económico, deveria ter um outro tipo de atenção e investimento por parte da Câmara Municipal, o que não se tem verificado!».
«Tivemos oportunidade de afirmar em Assembleia de Freguesia que, terminadas as obras na rede de saneamento e águas, o executivo deveria fazer as devidas diligências junto das entidades responsáveis (AdRA e Câmara Municipal) para que se encontrassem formas de compensar os prejuízos sofridos pela população de Óis da Ribeira ao longo de todo este processo! O reforço do investimento em Óis da Ribeira e na pateira poderia ser uma das formas!», disse Ricardo Almeida.

Candidatos da lista do CDS +
Independentes de TravassÓis

O abandono dos Juntos,
a representação do povo !


Os dois eleitos do Juntos - Movimento Independente de Travassô e Óis da Ribeira abandonaram os trabalhos da última Assembleia de Freguesia e o eleito do CDS + Independentes não quis comentar o facto.
«Não gostaria de tecer comentários relativos a essa decisão, pois, para além de não me parecer ético, da minha parte, foi uma decisão pessoal dos próprios e baseada, certamente, numa valoração que atribuíram aos acontecimentos que precipitaram essa tomada de decisão», disse Ricardo Almeida, por isso mesmo acrescentando que «merecem o meu respeito, tal como todos os restantes elementos que compõem a AFTOR».
O eleito do CDS + Independentes preferiu antes e tendo em conta «o importante papel da AFTOR», sublinhar que «devem ser criadas, sempre, todas as condições para que os vários representantes possam exercer livremente as funções para as quais foram eleitos, enquanto representantes do povo».
Considerando que «por esse motivo, estes acontecimentos diminuem a representatividade democrática do povo», precisou e sublinhou que tal «não permite uma mais ampla discussão de assuntos que influenciam a vida diária da população».
«Devem, por isso, ser criadas todas as condições para que tal não aconteça e a Assembleia possa funcionar na sua plenitude, com as várias forças eleitas representadas», concluiu Ricardo Almeida.
- AMANHÃ: Uma UFTOR mais próxima dos cidadãos.

Sem comentários: