Manuel Augusto P. Reis |
José Martins Alves |
A Comissão de Gado Bovino de Óis da Ribeira deixou de ter actividade em 2011. Há 13 anos e quando teria apenas quatro cooperantes. Há 20 anos, foi eleito e tomou posse o presidente Manuel Augusto Pires dos Reis. O último, foi José Martins Alves. Ambos ja falecidos.
A associação terá sido fundada nos anos 40 (supõe-se) do século passado e funcionou como «cooperativa» de apoio a proprietários de gado bovino, em caso de acidente, doença ou de morte, atribuindo-lhes subsídios que eram avaliados por associados expressamente indicados para o efeito. Chegou a incluir proprietários do vizinho lugar de Cabanões.
Os últimos anos foram já de simples gestão e com alguns problemas entre os poucos associados – que, cada um, pagavam uma contribuição de 1,5 euros por gado adulto e 75 cêntimos por gado menor.
O recenseamento de meados de 2010, registara apenas quatro proprietários de gado bovino – não contando, obviamente, com as explorações agro-pecuárias existentes e que têm seguros próprios. Razão primária para o gradual desaparecimento da comissão foi a crescente mecanização da lavoura.
As dezenas de vacas e bois que antigamente apoiavam os agricultores óisdaribeirenses foram substituídos pelas máquinas.
- NOTA: Manuel Augusto Pires dos Reis, empregado fabril e agricultor, da Rua Adolfo Pires dos Reis (Viveiro), faleceu a 1 de Janeiro de 2014, aos 72 anos. José Martins Alves, da Rua António Bernardino, trabalhador da construção civil e agricultor, faleceu a 4 de Fevereiro de 2014, aos 56 anos.
1 comentário:
O título da privação dos ribeirenses...
A extinta freguesia de Óis ou como os que mais padecem de nostalgia monárquica do actual lugar ter sido uma vez vila, estão mais outra vez privados dos serviços públicos herdados!!!
Enviar um comentário