terça-feira, janeiro 16, 2024

A extinta Comissão de Gado Bovino de Óis da Ribeira!

Manuel Augusto P. Reis
José Martins Alves


A Comissão de Gado Bovino de Óis da Ribeira deixou de ter actividade em 2011. Há 13 anos e quando teria apenas quatro cooperantes. Há 20 anos, foi eleito e tomou posse o presidente Manuel Augusto Pires dos Reis. O último, foi José Martins Alves. Ambos ja falecidos.
A associação terá sido fundada nos anos 40 (supõe-se) do século passado e funcionou como «cooperativa» de apoio a proprietários de gado bovino, em caso de acidente, doença ou de morte, atribuindo-lhes subsídios que eram avaliados por associados expressamente indicados para o efeito. Chegou a incluir proprietários do vizinho lugar de Cabanões.
Os últimos anos foram já de simples gestão e com alguns problemas entre os poucos associados – que, cada um, pagavam uma contribuição de 1,5 euros por gado adulto e 75 cêntimos por gado menor.
O recenseamento de meados de 2010, registara apenas quatro proprietários de gado bovino – não contando, obviamente, com as explorações agro-pecuárias existentes e que têm seguros próprios. Razão primária para o gradual desaparecimento da comissão foi a crescente mecanização da lavoura.

As dezenas de vacas e bois que antigamente apoiavam os agricultores óisdaribeirenses foram substituídos pelas máquinas.
- NOTA: Manuel Augusto Pires dos Reis, empregado fabril e agricultor, da Rua Adolfo Pires dos Reis (Viveiro), faleceu a 1 de Janeiro de 2014, aos 72 anos. José Martins Alves, da Rua António Bernardino, trabalhador da construção civil e agricultor, faleceu a 4 de Fevereiro de 2014, aos 56 anos.

1 comentário:

Anónimo disse...

O título da privação dos ribeirenses...

A extinta freguesia de Óis ou como os que mais padecem de nostalgia monárquica do actual lugar ter sido uma vez vila, estão mais outra vez privados dos serviços públicos herdados!!!