A fonte de Santo António está sem torneira desde não se sabe bem quando. A imagem é 1 de Janeiro de 2024. Hoje! |
A fonte de Santo António a 19 de Julho de 2020 |
O d´Óis Por Três começa o ano novo, o de 2024, com noticia velha: a Fonte de Santo António continua sem torneira.
E sem água!!!
A 19 de Julho de 2020, há quase 3 anos e meio..., já dávamos conta que o fontanário - localizado em zona turística muito particular e especial..., a da muito cantada pateira! - continua(va) lamentávelmente esquecida pela Junta de Freguesia da (des)União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.
A Fonte de Santo António já teve bem melhores dias e até 2 pinheiros. A imagem é de 14/06/2014 |
A fonte foi mudada e
requalificada em 2003.
Há 20 anos!
A fonte foi requalificada, ou replantada, em 2003, há 20 anos, pela Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, presidida por Fernando Tavares Pires e recuperando a então (já) inexistente fonte que havia do outro lado da estrada e que foi soterrada pelo levantamento do troço que vai da capela à pateira.
A nova fonte já foi alvo de várias selvajarias, por exemplo o corte das árvores lá plantadas pela Junta de Freguesia de Óis da Ribeira. A da direita, na imagem.
«Agora, há mais de um ano, está sem poder fornecer água, simplesmente porque roubaram o manípulo e, por isso mesmo, ficou inutilizada», comentou o d´Óis Por Três a 19 de Juho de 2020, acrescentando que «uma Junta de Freguesia a sério e responsável minimamente, já há muito teria feito essa coisa tão simples como é recuperar a torneira».
Pois bem, ou mal..., nada disso foi feito.
«Certamente muito ocupada com as grandiosas obras que promete, o executivo esquece pequenas/grandes coisas como esta: recuperar a torneira da fonte de Santo António, coisa para custar meia dúzia de patacos - nada que se pareça com a panqueca que na tarde da última 5ª.-feira, dia 16 de Julho de 2020, ofereceu a dezenas de comensais, a comer à custa do erário público, na margem da pateira», comentou o d´Óis Por Três, a 19 de Junho de 2020.
«A fonte de Santo António sem água? Ora... o que interessa isso?!
Mas olhem que não é assim que se honra o legado herdado!», concluíamos há 3,5 anos.
Conclusão que, em lamento, hoje repetimos!
2 comentários:
O autor destas e outras selvajarias já à muito que está identificado, senão não tinha ninguém para repetidamente acusar.
Por aqui vamos estando atentos de muita coisa lá atrás (...) Ali adiante, na hora de fazer um balanço, o valor não estará nos cifrões, a contabilidade será outra: porque a derrota não é quando os outros ganham à gente na iniquidade, mas é quando desistimos nós mesmos.
Enviar um comentário