de Paiva para o médico
Albano Tavares da Silva
e Cunha!
O então futuro médico Albano Tavares da Silva e Cunha, ainda como aluno do 4º. ano da Escola Médica de Lisboa, foi galardoado com o Prémio Barão e Castelo de Paiva em Agosto de 1906.
Há 128 anos!
O estudante óisdaribeirense obteve o prémio, que foi o único da cadeira de Cirurgia Operatória, daquela escola de ensino médico da capital portuguesa.
Natural de Óis da Ribeira, onde nasceu a 25 de Dezembro de 1866, era filho de José Tavares da Silva, lavrador desta vila, e de Maria da Graça da Silva e Cunha. Era irmão, entre outros, do professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha e, como médico, trabalhou em Portel - onde casou e por duas vezes enviuvou, ali falecendo a 3 de Junho de 1959, aos (quase) 93 anos. A bisneta Maria Manuela vive em Vila Nova de Gaia.
- NOTA: Albano Tavares da Silva e Cunha viria a concluir a licenciatura em medicina em 1897 e chegou a Óis da Ribeira a 31 de Julho desse anos, sendo festivamente recebido pelo povo, com foguetes e as Filarmónicas de Fermentelos e de Aguada de Cima.
Sem comentários:
Enviar um comentário