há 126 anos!
A avó-madastra do
A avó-madastra do
padre José Bernardino
dos Santos Silva!
A óisdaribeirense Bernardina Caetana dos Reis faleceu a 7 de Agosto de 1898, há 126 anos. Era avó-madrasta do padre José Bernardino dos Santos Silva e já viúva do cirurgião José dos Santos Silva.
Proprietária, Bernardina era filha de João Francisco dos Reis e de Josefa Maria Coelho, agricultores e também proprietários de Óis da Ribeira, e faleceu pelas 9 horas da manhã de há 126 anos, na sua casa da Rua do Cabo - agora Rua Manuel Maria Tavares da Silva.
Tinha-se casado aos 58 anos e solteira, a 8 de Fevereiro de 1875, com o cirurgião José dos Santos Silva, viúvo de Ana Catarina dos Reis, e que faleceu a 18 de Junho de 1885, aos 70 anos. Era filho de José dos Santos, proprietário de de Óis da Ribeira, e de Cecília Maria da Silva, governanta de casa e natural da Mamarrosa, freguesia do município de Oliveira do Bairro.
- NOTA: A filha Maria José dos Santos Silva, do primeiro casamento, casou com Manuel Tavares Duarte, lavrador de de Fermentelos, que foram pais do padre José Bernardino, de Maria Amélia e de Maria Bernardina dos Santos Silva - que viria a ser esposa do comerciante Manuel Maria Ala de Resende, de Águeda e estabelecido em Óis da Ribeira. Pais dos irmãos Albano, José, Manuel (Neca) e Armando dos Santos Ala de Resende.
Sem comentários:
Enviar um comentário