sexta-feira, julho 26, 2019

A situação ambiental da pateira, segundo a deputada Carla Tavares!

Carla Tavares, deputada do PS, na Assembleia de República
Peixe morto na pateira, denunciou a deputada
Carla Tavares, de Óis da Ribeira e eleita pelo PS

A deputada do Carla Tavares, do PS, denun-ciou ao minis-
tro do Ambien-
te a «grave si-
tuação ambi-
ental» do rio Cértima e pa-
teira de Fer-
mentelos.
A intervenção aconteceu na sessão de ontem e a deputada eleita por Aveiro lembrou que a lagoa é «uma zona de biodiversidade única e da maior importância, devido à presença de várias espécies vegetais e animais relevantes», evidenciada com a classificação de Zona Húmida de Importância Internacional.
Ora, citou Carla Tavares, o rio Cértima alimenta a Pateira de Fermentelos e «tem sido afectado por vários focos de poluição» desde há uns anos, «o que tem afectado de forma grave todo este ecossistema, temendo-se que, em muitos casos, de forma irreversível».
Carla Tavares frisou que «desde há pelo menos dois anos, as populações vêm denunciando esta grave situação às autoridades, como sejam o Governo da República, a Assembleia da República, as Câmaras dos municípios afetados, Juntas de Freguesia envolventes, a Agência Portuguesa do Ambiente e a GNR».
A situação, disse Carla Tavares, tem vindo a agravar-se já que, na semana passada, «o rio Cértima revelou mais uma vez indícios de descargas poluentes a céu aberto, sendo visível a existência de dezenas de peixes mortos no leito do rio, tendo-se realizado uma manifestação popular no local».
A pateira, quem por ela olha?
Medidas concretas 
e urgentes !...
A deputada do PS exigiu a  tomada de «medidas concretas e urgentes para que sejam identificados os focos de poluição, punindo-se os responsáveis».
«Além disso, é fundamental, e igualmente urgente, que sejam tomadas medidas concretas para impedir o surgimento de novos focos de poluição, bem como que sejam eliminados existentes e já identificados, procedendo-se à limpeza, despoluição e dragagens necessárias à preservação da pateira», defendeu Carla Tavares, que «dada a gravidade da situação», perguntou ao ministro do Ambiente se «está prevista alguma intervenção no rio Cértima e Pateira, de forma a eliminar os focos de poluição?».

Sem comentários: