terça-feira, julho 30, 2019

CDU preocupada com poluição do Rio Cértima e da Pateira

Victor Cardoso, morador de Barrô, Ana Valente, Francisco 
Simões, Fernando Gomes, Alice Caetano e NN, da CDU e 
em Barrô e no Rio Cértima


Uma delegação da CDU, com Ana Valente, candidata às próximas elei-ções legislati-
vas, e Alice Caetano da Direcção da Organização Regional de Aveiro e vários activistas de
Peixe morto no Rio Cértima
Águeda estiveram em contacto com a população de Barrô, no último sábado, 27 de Julho de 2019.
A visita teve participação de Victor Cardoso, do movimento de cidadãos mobilizados na defesa do rio Cértima, e permitiu «ter conhecimento da situação  desta bacia hidrográfica, que terá sido muito recentemente alvo de novas descargas ilegais». 
A isto, diz a CDU, «junta-se a falta de gestão adequada deste curso de água, e a falta de medidas de despoluição necessárias e justamente exigidas pelas populações».
O Baixo Vouga, pela sua importância sócio-económica, cultural e ambiental tem que ser alvo de uma gestão que possa dar resposta às justas preocupações das populações que ali habitam, sendo também necessário ter em conta que estas águas são utilizadas para a irrigação de campos de cultivo de arroz, abundantes nesta zona. Isto levanta preocupações do ponto de vista de saúde pública, o que torna ainda mais urgente a célere resolução deste problema, que é denunciado pelas populações há vários anos.
A poluição do Rio Cértima

CDU recomendou
medidas ao Governo 
A CDU, em comunicado, diz «ter respostas con-cretas e ainda este ano apresentou na Assembleia da República um projecto de resolução que recomenda ao governo uma série de medidas para resolver este grave problema». 
A fiscalização e monitorização da bacia hidrográfica do rio Cértima e seus afluentes, de modo a evitar descargas ilegais, a identificação de focos de poluição e o desenvolvimento de um plano de despoluição e controlo de espécies exóticas e infestantes ao longo do rio e na Pateira de Fermentelos são algumas das medidas propostas. 
O projecto de resolução prevê também «o apoio às autarquias locais, gravemente afectadas, de modo a que seja possível uma valorização ambiental, cultural e paisagística do curso do rio Cértima e da Pateira de Fermentelos».
«Continuaremos a acompanhar esta situação, continuando a exigir ao governo medidas concretas que não só respondam a este problema actual, mas também que possam pôr fim às causas estruturantes de poluição e da efectiva falta de gestão adequada da bacia hidrográfica do Cértima», garante a CDU.

Sem comentários: