quinta-feira, julho 18, 2019

Padre José Bernardino Santos Silva baptizado há 139 anos!

Padre/Monsenhor José Bernardino
 dos Santos Silva, presidente da 
Comissão da Ponte de Óis da Ribeira

Registo de baptismo do padre José Bernardino

O padre José Bernardino dos Santos Silva, figura maior da sociedade oisdaribeirense do Século XX, foi baptizado a 18 de Julho de 1880. Há 139 anos. 
Tinha nascido precisamente 10 dias antes, a 8 de Junho, às 11 horas da manhã, filho do lavrador Manuel Tavares Duarte e de Maria José Santos Silva, governante de casa, neto paterno de João Tavares da Silva e de Maria Clara Duarte, neto materno do médico cirurgião José dos Santos Silva e de Ana Catarina Soares.
Os padrinhos de baptismo foram José dos Santos Silva, o avô materno, e Bernardina Constantina dos Reis, ambos de Óis da Ribeira, numa cerimó-
nia celebrada pelo padre Ricardo Tavares da Silva.
A Missa Nova do padre José Bernardino dos Santos Silva foi celebrada na Igreja de Óis da Ribeira no Dia de Reis de 1903. 
O padre José Bernardino na inauguração
 da ponte de Óis da Ribeira
Há 116 anos, tinha 22!

A política
e a religião

José Bernardino dos San-tos Silva foi pároco da Trofa e, depois, entrou em Óis da Ribeira a 6 de Abril de 1908. Também exerceu sacerdócio em Coimbra e no Estado do Espírito San-

Igreja de Muqui (Brasil)
to, no Brasil, a nordeste do Rio de Janeiro - onde, por exemplo, iniciou a construção da Igreja da cidade de Muqui, dedicada a S. João Baptista. Duas curiosidades: tem pinturas do italiano Giuseppe Irlandi (já na década de 40) e um relógio, de 1917, cuja maquinaria pesa 300 quilos.
Monárquico convicto, na tradição da família, foi acusado de alta traição pelo Regime Republicano e teve de «fugir» para o Brasil - já depois de ter estado preso durante 5 meses, nas prisão do Alto do Duque e do Limoeiro, em Lisboa - de onde foi solto, sob fiança, a 22 de Maio de 1912. Fugiu para o Brasil e foi julgado à revelia pelo Tribunal Militar de Coimbra. Regressou em data desconhecida e, entre outras funções eclesiásticas, foi Consultor Diocesano, pároco e Arcipreste de ÁguedaO Papa Pio XI elevou-o à dignidade de Camareiro Secreto, com o título de Monsenhor e Águeda, nessa altura, prestou-lhe «justa a eloquente homena-
gem». Camareiro Papal era, até 1968, um título cortesão conce-
dido pelo Papa a altos membros do clero e também a leigos
O cargo foi abolido pelo Papa Paulo VI e substituído pela posição de Cavaleiro de Sua Santidade, para leigos, e por outras denominações para o clero.

Presidente da
Comissão da Ponte

A sua ligação principal como agente empreendedor do colectivo de Óis da Ribeira tem principalmente a ver com a construção da ponte.
Ponte que, não esqueçamos, durante décadas, foi ambição maior do povo oisdaribeirense, desde sempre mas principalmente desde o início do Século XX - desde quando se conhecem diligências no sentido da a freguesia ter ligações fluídas com o exterior.
Até aí, apenas pela embarcação do barqueiro Zebedeu, entre as duas margens do rio Águeda, ou pelo caminho de mato, por onde não passava um automóvel, que é agora a Estrada do Surpel.
O padre José Bernardino Santos Silva foi presidente da comissão durante muitos anos, desde a primeira década do Século XX (com as interrupções decorrentes da sua missão no Brasil) e até à construção e inauguração - a 25 de Maio de 1952. Faleceu a 18 de Janeiro de 1960, de doença e às 21 horas, na sua casa de Óis da Ribeira e aos 79 anos.

Sem comentários: