quinta-feira, julho 11, 2019

António da Cruz Dias Ferreira e outros afogamentos na pateira...

António da Cruz
Dias Ferreira

O dia 11 de Julho de 1992, um sábado, está associado a mais uma tragédia na pateira: a morte, por afogamento, de António da Cruz Dias Ferreira, de 32 anos.
Natural do Seixo, em Montemor-o-Velho, tra-balhava em Óis da Ribeira na casa de António Soares de Almeida. Naquele fatídico dia, an-
dava a colocar estacas de delimitação de zona de caça na pateira, quando caiu à água - de nada lhe valendo o pedido de socorro, a que acudiu um pescador que estava próximo, alertando os Bombeiros - que rapidamente compareceram, com dois carros e um barco, mas este sem... motor. Os Sapadores de Coimbra acabaram por localizar o corpo, retirando-o da água.
O funeral realizou-se a 13 de Julho de 1992, para o cemitério da sua freguesia de naturalidade, em Seixo de Montemor-o-Velho.
M. Celeste Reis

Outras mortes de ribeirenses, por afogamento e na pateira, em tempos contemporâneos:

- 1999: MARIA CELESTE dos Reis, de 75 anos, desaparecida de casa de seu filho Júlio, em Perrães, a 4 de Agosto de 1999. 
O corpo só foi encontrado a 21 de Outubro desse ano e a cerca de 500 metros da casa, nas águas da cheia e localizado pelos pescadores José Manuel Rosa e José Tavares, ambos familiares próximos, depois de buscas que envolveram centenas de populares, GNR e Bombeiros.
Deixou viúvo Gil Martins dos Reis e o casal teve os filhos Júlio, Delfim (que também viria a morrer afogado na pateira, ver adiante) e Carlos Alberto (falecido, de doença, em 1972)
Hugo Filipe Santos

- 2004: HUGO FILIPE Henriques dos Santos, de 22 anos, a 3 de Abril de 2004.
Natural da Carvalhosa (Valongo do Vouga) mas residente em Óis da Ribeira, andava à pesca e na zona em frente a estalagem de Fermentelos.
O alarme foi dado pelas 22 horas do dia 2, pelo sogro - que com ele tinha andado na faina e saiu para participar na ladainha quaresmal. Como não atendeu o telemóvel, deu o alarme mas as buscas nada resultaram até à 3 horas da madrugada. Retomadas por volta das 7,30 horas, o corpo localizado por volta do meio dia, por intervenção dos Sapadores de Coimbra 
Hugo Filipe era filho de Jorge Manuel dos Santos e de Maria Irene Duarte Henriques dos Santos e deixou viúva a ribeirense Sandra Cristina Dias de Almeida, filha de António Carlos dos Santos Almeida e Hermínia Dias Figueiro Viegas. 
Delfim A. Reis

- 2008: DELFIM Augusto dos Reis, de 60 anos e a 13 de Janeiro de 2004. 
Ao tempo, estava de férias da Alemanha, onde há muitos anos estava emigrado, e nessa tarde/noite de domingo andava à pesca, perto da margem de Óis da Ribeira e quase em frente ao restaurante. Calçava botas altas de borracha, que, cheias de água, terão precipitado o afogamento - tendo, embora, conseguido tirar uma delas. Dado o alarme, intervieram os bombeiros, que resgataram o corpo. 
Delfim Augusto do Reis era filho de Maria Celeste Reis (ver acima) e de Gil Martins dos Reis, deixou viúva Isaura Soares dos Reis. O casal tinha vários filhos, também eles emigrados na Alemanha.
Felizbela Santos

Outros afogamentos 
de ribeirense

- 2016: FELIZBELA Pinheiros dos Santos Reis, no poço do quintal da sua residência da Rua Manuel Tavares (Cabo).
Deixou viúvo, Manuel Estima dos Reis e o casal não tinha filhos. Era irmã de Maria da Luz (já falecida) e de Manuel Horácio Pinheiro dos Santos, morador na Rua da Pateira.

Sem comentários: