quarta-feira, julho 31, 2019

Manuel Maria, o Resende das Barbas, nasceu há 144 anos!

O casal Manuel Maria / Maria Bernardina

O comerciante Manuel Maria Ala de Resende nasceu há 144 anos, no dia 31 de Julho de 1875.
Natural de Águe-
da, era filho de Manuel Dias Cu-
ra de Resende e de Maria Augus-
ta de Lemos, da abastada família da capital do concelho.
Assinaturas do assento de casamento
Casou em Óis da
Ribeira, aos 29 anos e com Maria Bernardina Tavares dos Santos Silva, de 33, solteira e governanta da casa dos pais, filha de Manuel Tavares Duarte e de Maria José dos Santos Soares (Silva). Era irmã do padre José Bernardino dos Santos Silva, que foi um dos padrinhos (ou testemunhas) do casamento, assim como João Dias Cura Resende, negociante de Águeda e familiar do noivo.
O celebrante dessa cerimónia de 30 de Junho de 1904 foi o padre Manuel Gomes de Andrade, titular, a esse tempo de há 115 anos, da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira, que colou e inutilizou o selo de 100 reis que autenticou o assento paroquial do casamento - o quarto desse ano. 
José Resende
Manuel Resende

Centro comercial
de Óis da Ribeira 

Manuel Maria Ala de Resende tor-

nou-se muito popular no seu tempo ribeirense, devido à barba que usava bem comprida. Era o Resende das Barbas, como se vê na foto.
Consorciado em Óis da Ribeiro e continuando a tradição comercial familiar de Águeda, aqui criou um importante e moderníssimo estabelecimento comercial, que ocupava todo do espaço do actual bloco de apartamentos, café e minimercado Central, no Largo do Centro Social.
Incluía café (onde nos anos 50 se viria a instalar o telefone público, ainda hoje activo), mercearias (finas e outras), panos, miudezas, tabacaria, perfumes, ferragens e todo o todo o tipo de utilidades domésticas. Também uma taberna, sala de jogos de salão e armazém de adubos, farinhas e produtos de construção civil.
O estabelecimento foi herdado pelo filho Armando, que nos anos 50 do século XX o alugou a Arnaldo Rodrigues de Figueiredo, até aos anos 70, e depois aos cunhados Hostilino Matos e Albertino Gomes e, mais tarde, a Armando Tavares dos Reis, antes de chegar a Aníbal Saraiva, que o comprou e demoliu, construindo o actual edifício.

Armando Resende

A Família Ala
de Resende 


O casal Manuel Maria Resende / Maria Bernar-

dina teve os filhos Albano (que faleceu em criança), José, Manuel (Neca) e Armando dos Santos Ala de Resende.
José Resende, o mais velho, casou com Ana Tavares e o casal teve os filhos Paulo Augusto Tavares Resende e dra. Laura Tavares Resende Gomes, farmacêutica, ambos já falecidos.
Manuel (Neca) casou com Maria da Luz Ferreira dos Reis, com os filhos José Bernardino (já falecido), Maria da Ascensão (Maria-
zinha), Manuel, Armando, Albano, António e os gémeos Rui e Maria Laura Ferreira dos Santos Resende.
Armando Resende não casou e foi por várias vezes presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira - nos mandatos de 1955/59, de 1964/67 e de 1968/71. Entre 1960 e 1963, foi secretário.

Manuel Maria Ala de Resende faleceu em Óis da Ribeira a 22 de Abril de 1948, a três meses de completar 73 anos. RIP!!!

Sem comentários: