quarta-feira, agosto 14, 2019

A pateira na televisão de há 66 anos...

O Secretário Nacional da Informação, César Moreira Baptista, na pateira e com
a margem de Óis da Ribeira em fundo, a 14 de Agosto de 1960
César Moreira Baptista (ao centro)
A apanha do moliço na patei-
ra foi motivo, a 14 de Agosto de 1960, há 56 anos, para a visita de César Moreira Bap-
tista, que, ao tempo, era o Secretário Nacional da Informação.
A visita coincidiu com as festas de Nossa Senhora da Saúde, em Fermentelos, e o governante foi recebido pelas autoridades locais, depois apreciando a lagoa e conhecendo as suas características.
A memória ribeirense rela-
ciona esta data com um «ataque» nocturno à inscrição «Óis da Ribeira» que o então presidente da Junta de Freguesia fez pintar em letras gigantescas no muro da sua propriedade imediatamente a sul do restaurante (que ao tempo não existia), viradinho para a pateira. Propriedade que agora é propriedade da Junta de Freguesia.A iniciativa, feita a título pessoal (e não como autarca), pretendia dar visibilidade ao nome de Óis da Ribeira, que iria ser filmado pela RTP. no decurso da visita de César Moreira Baptista. Daí, a razão de serem letras garrafais.
O problema é que desconhecidos amigos da onça (que não de Óis da Ribeira e, ao tempo, apontava-se para o outro lado da pateira), rasgaram as letras a picareta, inutilizando-as e obrigando a que urgentemente fossem repostas e guardadas pela calada das noites que se seguiram, até ao alvorado dia 14 de Agosto, quando veio o Secretário de Estado da Informação.

Eram tempos de fartos brios ribeirenses!

- Filme da RTP, AQUI

Sem comentários: