terça-feira, agosto 06, 2019

Aires Carvalho nasceu há 110 anos! Presidente da Junta no 25 de Abril!

Tuna de Óis da Ribeira em 1951. Aires Carvalho e Santos é o primeiro sentado, em baixo e 
à esquerda. De pé, Serafim Reis, Eurico Tavares, Manuel Carvalho (Girão), Alfredo Tavares,
Jacinto Matos, David S. Santos, Arménio Pires (Travassô) e Óscar Matos. Fila do meio: Se-
bastião Laranjeira (Travassô), Armando Reis, Maia (Travassô), Hostilino Matos e Maia (ou-
tro, de Travassô). Em baixo: Aires Carvalho, José Framegas, Edmundo Reis e José Costa

Aires Carvalho e Santos










Maria P. Reis



Aires Carvalho e
Santos, presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira no dia 25 de Abril de 1974, o da revolução portuguesa, nasceu a 6 de Agosto de 1909. Hoje faria 110 anos! Faleceu a 24 de Novembro de 1996.
Proprietário e lavrador, era filho do carpinteiro José Maria dos Santos e de Maria José Carvalho, agricultora. Neto paterno de Joaquim Alves da Costa (da família de barqueiros de Óis da Ribeira) e de Maria Bárbara dos Santos, neto materno de Guilhermina de Carvalho.
Aires Carvalho e Santos casou a 11 de Fevereiro de 1935, aos (quase) 26 anos, com Maria Pires dos Reis, de 19, e o casal teve os filhos António Bernardino e Maria Laudelina Pires dos Santos.
António Bernardino, o Berna, licenciou-se em Geografia e, pelo seu «contributo para a Cultura Portuguesa e para a aproximação dos emigrantes portugueses com o País, foi distinguido pelo Presidente da República Mário Soares com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique» - que recebeu no dia 10 de Junho de 1995.
Era administrador dos Serviços Sociais da Universidade de Lisboa quando faleceu, de doença, a 18 de Junho de 1996 e está sepultado no Cemitério Novo de Óis da Ribeira.
Maria Laudelina licenciou-se pela Escola do Magistério Primário e exerceu o professorado, do qual está aposentada, e mora na Rua Manuel Tavares (do Cabo), em Óis da Ribeira.
M. Laudelina
António Berna

 Homem político
e da cultura !

Aires Carvalho e Santos exerceu vários cargos públicos em Óis da Ribeira e era o presidente da Junta de Freguesia no dia 25 de Abril de 1974, no mandato iniciado em 1972.
Antes, já tinha sido tesoureiro do execu-
tivo presidido por Armando dos Santos Ala de Resende, com o secretário David Soares dos Santos (que viria a ser seu parceiro, pai de Manuel Soares, outrofuturo autarca de ÓdR), no mandato de 1955 a 1959.
A nível cultural, foi dirigente e durante muitos anos executante da Tuna Musical de Óis da Ribeira - a actual Associação Filarmónica. Noutra área, foi conhecido e prestigiado avaliador, prestando serviços à administração fiscal e à comunidade civil.
Aires Carvalho e Santos faleceu a 24 de Novembro de 1996, aos 87 anos. A viúva, Maria Pires dos Reis faleceu a 31 de Dezembro de 2016, aos 100 anos. RIP!!!

Sem comentários: