segunda-feira, agosto 26, 2019

Quem fala verdade sobre a draga «Pato Bravo» da pateira?

A draga na pateira em imagem da União de Freguesias e TravassÓis
A notícia do jornal «Expresso»

A informação não anda sempre «casada» com a verdade, a ter em conta o que este último fim de semana se diz sobre a draga camarária que (supostamente) irá relimpar a pateira de jacintos.

1 - Notícia o órgão oficial da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira que, e citamos, «a ceifeira aquática da Câmara Muni-
S. Neves
cipal de Águeda regressa à pateira para trabalhos de limpeza da praga dos jacintos».
A notícia foi presumivelmente elaborada pelo presidente Sérgio Neves (ou, pelo menos, é o seu responsável editorial), foi publicada na página de facebook e é das 12,28 horas do dia 24 de Agosto de 2019, sábado passado (anteontem, precisamente).
É acompanhado de várias fotos (como a que acima se vê), testemunhando a presença da draga nas águas da pateira, precisamente na margem próxima do coreto e do hangar de canoagem da Arcor, em Óis da Ribeira - como, de resto, se pode confirmar pela placa de (des)embarque dos canoístas do clube.

Jornalista do
«Expresso»
2 - Noticia o jornal «Expresso», a 23 de Agosto de 2019, ás 16,49 horas, que, e citamos, «a acção de limpeza da planta que infestou o rio Sorraia começa na próxima semana». 
A próxima semana começou já ontem e a notícia, assinada pela jornalista Carla Tomás, garante que o plano de remoção é coordenado pela Agência Portuguesa do Ambiente, incluindo o uso de vários meios mecânicos, entre os quais uma ceifeira aquática - a «Pato Bravo», cedida pela Câmara Municipal de Águeda.
A notícia de Carla Tomás acrescenta que tal plano «não tem prazo para acabar» e explica depois que “Pato Bravo” é o nome da ceifeira aquática, cedida pela Câmara de Águeda, que vai ajudar os municípios de Coruche e de Benavente a remover a praga de jacintos-de-água que infestou este Verão o rio Sorraia. 

Qual é a notícia
verdadeira ?

A questão que se pode pôr é simples, a abrir: como a draga é só uma e não tem o dom da ubiquidade, não pode estar em dois lados ao mesmo tempo.
Não pode a draga «Pato Bravo» estar, simultâneamente, na margem da pateira em Óis da Ribeira e no Rio Sorraia - seja no município de Benavente, seja no de Coruche.
A pergunta é ainda mais simples e um desafio à curiosidade dos leitores: qual é a notícia verdadeira?
A da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira do presidente Sérgio Neves, ou a da jornalista Carla Tomás, do jornal «Expresso». 
- Notícia da Junta de Freguesia, AQUI
- Notícia do jornal «Expresso», AQUI

Sem comentários: