quinta-feira, agosto 15, 2019

O dia 15 de Agosto em Óis da Ribeira, em 3 séculos!

O túmulo do padre Ricardo T. Silva
no cemitério Velho de Óis da Ribeira


O dia 15 de Agosto é, naturalmente, data de muitos acontecimentos de Óis da Ribeira. Ao acaso e pelo seu eventual significado histórico local, registamos um nascimento de há 83 anos, a emissão de dois passaportes para o Brasil, há 106, e um falecimento há 129, factos que atravessam três séculos, do XIX ao XXI.

- Ano de 1899, Século XIX.
Faleceu o padre Ricardo Tavares da Silva, de 77 anos. Era filho de João Tavares da Silva, proprietário de Óis da Ribeira, e de Maria Clara Duarte, governanta de casa e que era natural de Casal de Álvaro. Faleceu de doença natural, por volta das 7 horas da manhã de há 120 anos e numa casa da Rua do Viveiro, a actual Rua Adolfo Pires dos Reis.

- Ano de 1913, Século XX. 
Emissão de passaportes para Manuel Soares dos Santos e João Maia Pires dos Reis, ambos para o Brasil.
1 - Manuel Soares dos Santos (Lopes) tinha 22 anos, era solteiro e filho de Bernardino Soares dos Santos e de Maria Rosa Estima, ambos trabalhadores e todos de Óis da Ribeira.
Trabalhador (rural), media 1,63 metros de altura, tinha rosto oval, cabelos e sobrolhos pretos e olhos castanhos, nariz natura e cor natural (ariano). Sabia escrever.
Pai de David, Isaura e Deolinda (já falecidos) e de Zulmiro e Lurdes Santos (da Lavoura). 


2 - João Maia Pires dos Reis, de 23 anos, solteiro e filho de José Cons-
tantino dos Reis e de Maria Rosa Maia, ambos lavradores de Óis da Ribeira.
Trabalhador (rural), tinha 1,70 metros de altura, sobrolhos e cabelo preto, olhos castanhos, rosto comprido e nariz regular. Sabia escrever.
Era irmão de Manuel Maria, Maria Augusta, Sebastião e Fernando Pires dos Reis (Maia, Peralta), entre outros e já todos falecidos.  
Manuel Pires dos Reis
Dulce P. Soares

3 - 1936, Século XX. Nascimento de Manuel Pires dos Reis.
Filho de Júio Reis e de Dulce Pires Soares, que era natural de Travassô e faleceu a 21 de Fevereiro de 1989, em Óis da Ribeira e a poucos meses de festejar 100 anos (seria a 30 de Setembro desse ano).
Dulce era filha de Jacinto Pires Soares, lavrador de Óis da Ribeira, e de Rosa Pires das Neves, governanta de casa e de Travassô. Casou, em segundas núpcias, com Fernando Maria dos Reis, de Óis da Ribeira, a 16 de Maio de 1939, dele se divorciando a 21 de Janeiro de 1949.
Manuel é irmão de Maria Nazaré Pires dos Reis (Maria do Hermenegildo, já falecida) e de Nair Pires dos Reis. Há muitos anos que emigrou para a Venezuela, onde fez a sua vida profissional e empresarial e constituiu família. E lá vive.
Hoje festeja 83 anos e para ele, para Puerto Ordaz, no Estado de Bolívar, na Venezuela, vai o nosso abraço de parabéns.  

1 comentário:

Anónimo disse...

O dia 15 de Agosto em ois da ribeira, em 3 palavras!

Buracos, mais buracos!!!