Os dois postes finais da lição à estação elevatória
elevatória da rede de saneamento de Óis da Ribeira já está feita, como se pode ver nas duas imagens recolhidas ao princípio da tarde de hoje. Digamos, na verdade, que já não era sem tempo - sabendo nós e todos, por exemplo, que vem já de 16 de Julho de 2019 o dia em que, em resposta ao d´Óis Por Três, a AdRA, sempre solícita, pediu «desculpa à população afectada pelos incómodos decorrentes» das empreitadas de saneamento e água de Óis da Ribeira e anunciou Setembro desse mesmo ano como o tempo do final das obras - ver AQUI. Não foi assim, mas agora, meio ano depois, há esta final (?) boa notícia: a da baixada eléctrica ma estação elevatória. Faltará agora a certificação da CERTIEL para a AdRA proceder à operacionalização da rede. A ver, esperamos! |
As obras começaram a 03/09/2018 |
Rede instalada mas sem
estação elevatória
O tempo passou e, sem obra a andar e já em Setembro de 2019, a rede ainda não estava ligada e o d´Óis Por Três, como era (é) sua obrigação quis saber as razões.
A AdRA, então e muito solícita, esclareceu que a entrada em funcionamento da rede depende da operacionalização da estação elevatória instalada ao lado da Capela de Santo António, num espaço cedido pela empresa Irmãos Soares.
A resposta à solicitação do d´Óis Por Três precisou, também, que a estação elevatória está equipada com dois motores, que funcionarão em simultâneo e que elevarão os resíduos para a rede que já funciona há 15 anos e vem do Bairro Alto e Ruas Nossa Senhora de Fátima e Benjamim Soares de Freitas. A ligação é no Largo do Centro Social.
A rede recolherá também os resíduos das Ruas António Bernardino, Caminho Fundo, Aidos e Serrados - além das Manuel Tavares (e vielas), Santo António e Pateira.
O que falta para
ligar a rede ?
A estação elevatória do Santo António só entrará em funcionamento depois ligação da rede eléctrica estar certificada pela CERTIEL, a instituição que isto regula.
A cabine tem equipamento que permitirá, em tempo real, despistar qualquer avaria na estação elevatória.
A entrada em funcionamento dependerá do necessário licenciamento e, depois, de decisão operacional da AdRA.
Aguardemos! Quem espera desde 3 de Setembro de 2018 também pode esperar mais uns dias!
Sem comentários:
Enviar um comentário