Manuel Joaquim
C. R. Almeida
|
Os dias 28 de Março
na vida de Óis da Ribeira
1 - Ano de 1949,
há 71 anos !
Manuel Joaquim,
o Manuel Áquim !
Manuel Joaquim Carvalho Rodrigues de Almeida nasceu a 28 de Março de 1949, há 71 anos e, não sendo figura notável da sociedade óisdaribeirense, foi um humilde prestador de serviços à jorna, localmente popularizado como Manuel Áquim.
Originário de família modesta, era filho de Maria Maria Nazaré de Carvalho (Boroca), e órfão de pai, que faleceu no princípio dos anos 50 do Século XX, soterrado na escavação de areia para a construção da ponte, numa exploração localizada mais ou menos onde agora se situa o polidesportivo da Arcor. Tinha dois irmãos mais velhos: Maria Olga, que mora na Borralha, e Álbio, o Bito, já falecido e também jornaleiro.
O Manuel Áquim era solteiro e vivia humildemente e sozinho, depois da morte do irmão Álbio e na casa que tinha sido dos pais. Faleceu, de doença, a 30 de Julho de 2004, ir-se-ão fazer 16 anos, aos 55 de idade.
O cofre foi arrancado da parede |
2 - Ano de 2006,
há 14 anos !
Assalto à igreja
de Óis da Ribeira
A Igreja da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira foi assaltada na madrugada de 28 de Março de 2006, há precisamente 14 anos.
O(s) larápio(s) levou/levaram consigo a própria caixa de esmolas - que desencravaram do interior da parede do lado norte da nave do templo, junto ao altar de Nossa Senhora de Fátima, deixando um buraco aberto na parede, como se vê na foto.
Tiveram tempo para tudo.
Terá, todavia, sido mais o prejuízo na porta, parede, azulejos e mosaicos do que a própria importância roubada, segundo se reportou na época e o d´Óis Por Três aqui noticiou.
O pároco de Santo Adrião de Óis da Ribeira, o padre Júlio Granjeia, apresentou queixa à GNR, que esteve no local a recolher elementos. Não há conhecimento dos desenvolvimentos da investigação policial.
O presidente Fernando Pires na curva de Requeixo, onde seria construído o canal |
3 - Ano de 2008,
há 12 anos !
Canal do rio Águeda
para a pateira
Técnicos do Instituto Nacional da Água (INAG) estiveram em Ois da Ribeira, a 28 de Março de 2008, para analisar uma proposta da Junta de Freguesia, que pretendia criar um canal que desviasse as águas do rio Águeda para a pateira.
O objectivo era, disse o presidente Fernando Pires, «criar
vazante para as águas das cheias, que estragam os campos de Óis, arrastando as terras cultura, prejudicando os agricultores». Isto acontece desde que, já lá iam uns anos, a Junta de Freguesia de Travassô levantara a sua margem, levando a que as águas galguem os campos de Óis da Ribeira.
«Já ninguém faz as habituais lavragens do fim de colheita, pois a pressão das águas leva as terras todas, rio abaixo ou para a pateira», disse Fernando Pires, citando a curva de Requeixo como o local ideal para a abertura do canal» - precisamente na fronteira entre Ois da Ribeira e a freguesia aveirense.
Os técnicos da delegação do Centro do INAG mostraram-se
sensíveis aos argumentos ribeirenses, podendo a solução passar
pela abertura de um canal de «uns três a quatro metros». O local escolhido - curva de Requeixo teria um pontão, no troço do paredão.
Como se sabe, hoje, nada disso aconteceu.
Sem comentários:
Enviar um comentário