Ermesinda, fllha de Maria Rosa Soares de Freitas |
O dia 6 de Março na memória
de Óis da Ribeira!
1 - Ano de 1890,
há 130 anos !
Maria Rosa Soares de Freitas
filha do barqueiro!
Maria Rosa Soares de Freitas nasceu a 6 de Março de 1890, na antiga Rua do Viveiro - agora Adolfo Pires dos Reis.
Filha do barqueiro Joaquim Alves da Costa e da costureira Maria Bárbara Soares dos Santos, casou com Manuel Ferreira Alves (Talhadas) a 19 de Maio de 1920, de quem enviuvou a 17 de Dezembro de 1967. O casal teve os filhos Ermesinda, José (Eurico) e Hermínio (Mino), já todos falecidos.
Faleceu a 5 de Novembro de 1974 e seus netos residentes em Óis da Ribeira são os irmãos Maria Rosa e José Alves (filhos de Ermesinda) e Maria Vitória (filha de José).
Norberto Estima |
2 - Ano de 1941,
há 79 anos !
Norberto Estima
Norberto Simões Pires Estima nasceu a 6 de Março de 1941, em Espinhel, e faleceu em Óis da Ribeira a 2 de Fevereiro de 1988.
Mecânico de veículos de duas rodas, casou em Óis da Ribeira com Clélia Soares da Costa e teve oficina própria no Largo do Cruzeiro, agora do Centro Social, em Óis da Ribeira. E o filho Carlos Manuel da Costa Estima, agora residente em Aveiro.
Políticamente, foi delegado da oposição nas eleições presidenciais de 1972, que a 25 de Julho desse ano reelegeram o Almirante Américo Tomás. Após o 25 de Abril., esteve ligado ao PS e foi candidato nas eleições autárquicas locais em 1979 (em quarto lugar da lista) e 1982 (11º.)
A escola primária (desactivada) |
3 - Ano de 1947,
há 73 anos !
Escola primária
com 83 alunos
A escola primária de Óis da Ribeira, há 73 anos, tinha nada mais nada menos que 83 alunos - 42 rapazes e 41 raparigas. Hoje, é o que é! Não há alunos e não há escola!
A situação, então, levou a que vários pais das crianças em idade de matrícula contestassem a recusa da professora em fazer novas inscrições, alegando a falta de espaço na sala de aulas, que, do seu ponto de vista, era insuficiente para tão elevado número de alunos.
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, presidida por Benjamim Soares de Freitas, deliberou oficiar a Direcção Escolar, para lhe dar esse conhecimento e ao mesmo tempo pedindo que fosse desdobrada a escola (que era mista) em duas - a escola masculina e a escola feminina.
A autarquia fazia notar também que as instalações eram péssimas e apenas para 65 crianças.
Sem comentários:
Enviar um comentário