A casa que foi de César Silva |
Os dias 12 de Março em Óis
da Ribeira, desde o século XIX!
- Ano de 1899, há 121 anos!
César Pires da Silva foi
oficial da marinha mercante
O óisdaribeirense César Pires da Silva foi oficial da marinha mercante e nasceu a 12 de Março de 1899, há 121 aos.
Era filho do estucador Diamantino Francisco da Silva, natural de Fermentelos, e de Ana Pires Sares, de Óis da Ribeira. Casou a 14 de Fevereiro de 1935 com Cecille Florence Alvarie Charlotte Guilhaumme, cidadã francesa de Poittiers e por Óis da Ribeira conhecida como Madame, e o casal não teve filhos.
César era irmão, entre outros, de Maria Assunção (Maria da Volta, mãe de Zola, Ondina e Orlando) e do professor Dinis Pires da Silva. Faleceu a 31 de Julho de 1981, na sua casa de Óis da Ribeira - entretanto vendida e demolida (a que se recorda na foto).
Manuel Tavares |
- Ano de 1902, há 118 anos!
Amores de Laura Sucena
e Manuel Maria Tavares
O casal Laura Ferreira Sucena e Manuel Maria Tavares da Silva consorciou-se a 12 de Março de 1902, há 18 anos, na Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira.
Laura, de 24 anos e agricultora, era filha de Manuel Sucena Estima, jornaleiro, e da costureira Maria Luísa Ferreira (natural
Laura Sucena |
O celebrante foi o padre Manuel Gomes de Almeida e os noivos paraninfados por Joaquim Tavares da Silva, viúvo e capitalista, e Manuel Joaquim Pires dos Santos, lavrador, ambos de Óis da Ribeira.
Manuel Tavares esteve emigrado no Brasil e trabalhou em Angola, notabilizando-se em Óis da Ribeira de tal forma que o seu nome foi atribuído à antiga Rua do Cabo, a da sua residência e em data
que não sabemos precisar, mas já depois de 1974.
Nasceu a 9 de Dezembro de 1880 e faleceu a 6 de Abril de 1964.
Laura nasceu a 23 de Fevereiro de 1878 e faleceu a 14 de Setembro de 1964, poucos meses (5) depois de enviuvar.
Elenco de «O Arcanjo Negro» |
- Ano de 2005,
há 15 anos!
ARCOR estreou a peça
teatral «Anjo Negro»
O Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR estreou a peça «Anjo Negro». a 12 de Março de 2005, há 15 anos!
O grupo foi ensaiado por Arlindo Reis, o primeiro, à esquerda, na foto, seguido de Luís Tavares (o China, entretanto substituído por Óscar Almeida), Sandra Pereira, Carlos Pereira, Liliane Alves, Cristina Silva, Pedro Soares, António Prazeres, Cesaltina Pires, Paulo Gomes, Paulo Rogério Framegas e Porfírio Pires (seccionista).
O GTA actuou, depois, pelo menos em Eirol (dia 19), Valongo do Vouga (9 de Abril), Paradela (16 de Abril) e Óis da Ribeira (7 de Maio).
Sem comentários:
Enviar um comentário