A casa de Manuel Filipe Soares, agora
de João Gomes, neto de José Resende |
Os dias 1 de Março em
Óis da Ribeira...
- Ano de 1889,
há 131 anos!
Manuel Filipe Soares
O cidadão óisdaribeirense Manuel Filipe Soares consorciou-se a 1 de Março de 1889, há 131 anos, com Guilhermina Estima de Carvalho, de Espinhel.
Manuel Filipe era carpinteiro, de 27 anos, e filho de Manuel Pereira da Conceição e de Teresa Maria de Freitas, ambos trabalhadores e naturais de Óis da Ribeira.
Guilhermina, de 23 anos e governanta de casa, era filha de Germano de Sousa, natural de Eixo, e de Josefa Maria Estima, de Espinhel. Os padrinhos foram o padre Joaquim Tavares da Silva e o lavrador Manuel Pereira da Conceição, ambos de Óis da Ribeira.
Esteve emigrado no Brasil, de onde regressou com meios de fortuna e, em 1908, construiu a casa apalaçada da Rua Benjamim Soares de Freitas (ver data na foro abaixo), agora propriedade de João Gomes, neto de José Resende.
Casa de MFS |
- Ano de 1891,
há 129 anos!
Amadeu Soares
Amadeu nasceu a 1 de Março de 1891, há 129 anos, precisamente dois anos depois do casamento de seus pais.
Filho de Manuel Filipe Soares, então carpinteiro, de Óis da Ribeira, e de Guilhermina Estima de Carvalho, governanta de casa e natural de Espinhel (o casal acima referido), casou com Petronila Natália Rodrigues, cidadã espanhola então com 17 anos e natural de Albuquerque, em Badajoz (Espanha), filha de pai incógnito e de Joana Villa Rodrigues, a 16 de Novembro de 1912.
Durante muitos anos, foi comerciante em Setúbal e enviuvou em Óis da Ribeira, a 2 de Abril de 1961. Faleceu a 15 de Fevereiro de 1962, na sua casa da Viela do Canto, agora de Mário Pires Vieira.
- Ano de 1986, há 34 anos!
Teatro da ARCOR
com comédias e farsa
A ARCOR estreou, a 1 de Março de 1986, já lá vão 34 anos, a peça «Os Pimentas», de comédia, em três actos e com principais interpretações de Cristina Silva e Dionísio Prazeres.
O autor era (é) Eduardo Schwalbach Lucci, escritor, jornalista e político português, e o espectáculo incluiu, com interpretações de crianças, uma segunda comédia, denominada «O Palhaço» e a farsa «A charanga». Decorreu, com muito público, no salão do restaurante «Por do Sol» e foi repetido no dia seguinte - dia 2 de Março.
Silvério G. Reis |
- Ano de 2018, há 2 anos!
Silvério Gomes
dos Reis
O óisdaribeirense Silvério Gomes dos Reis faleceu a 1 de Março de 2018, há dois anos.
Trabalhou na área da construção civil e nasceu a 20 de Janeiro de 1932, filho de Aníbal Pinheiro dos Reis, que foi ferreiro, e de Margarida Gomes de Carvalho, que moraram na Rua da Pateira.
Silvério casou com Maria Ausenda Baptista de Oliveira, de Espinhel, o casal morou na Rua Manuel Tavares (Cabo) e teve os filhos Aníbal, Maria Otília e Madalena (moradores em Óis da Ribeira), Amorim (em Espinhel), Vasco (em Casal de Álvaro) e Silvério (emigrado em França).
Sem comentários:
Enviar um comentário