O Dia da Comunidade Paroquial de Santo Adrião de Óis da Ribeira (2017) |
Cartaz de 2012 |
Santo Adrião |
história de Óis da Ribeira...
1 - Ano de 1992,
há 28 anos !
Dia da Comunidade Paroquial
de Santo Adrião !
A comunidade paroquial de Santo Adrião de Óis da Ribeira festejou o seu dia a 5 de Julho de 1992, um domingo de há precisamente 28 anos, por iniciativa do padre Júlio Grangeia - o ainda hoje pároco local.
A festa paroquial começou a realizar-se em 1989, instituída pelo sobredito pároco, e «é pretexto para grande parte dos parquiamos saírem de casa e conviverem, almoçarem e divertirem-se um bom bocado, com as participações de crianças, dos adolescentes e dos jovens da catequese» - que, de resto, bem aproveitam o dia para «mostrar do que são capazes, em palco».
O programa teve celebração da missa campal, pelas 10 horas, já na pateira e frente às Codiceiras, almoço partilhado e tarde recreativa, principalmente animada pelas crianças e adolescentes da catequese.
A tradição só este ano foi interrompida, por causa do COVID-19.
Hangar de canoagem da ARCOR |
2 - Ano de 1999,
há 21 anos !
Terreno para o hangar
de canoagem da ARCOR !
O contrato de concessão, gratuita, do terreno para a construção do hangar de canoagem da ARCOR foi assinado a 5 de Julho de 1999, uma segunda-feira de há 21 anos.
A direcção era presidida por Fernando Reis e a concessão, pela Junta de Freguesia de Óis da Ribeira presidida por Fernando Pires, referia-se ao local actual, depois de se terem chegado a iniciar obras mais a norte, no terreno em frente à curva do caminho novo .
A concessão foi por 50 anos, acabara, pois, em 2049 - sendo renovável - e refere-se a direito de exploração de 250 metros quadrados e, frente do Caminho da Mota, de uma área de 38 650 que é propriedade da autarquia.
Tiago Tavares (2009) |
3 - Ano de 2009,
há 11 anos !
Tiago Tavares foi duas
vezes campeão nacional
O canoísta Tiago Tavares (foto), atleta da ARCOR, sagrou-se duplamente campeão nacional de canoagem, em C1 500 e C1 1000 metros, 5 de Julho de 2009, há 11 anos.
O atleta do clube de Óis da Ribeira e mais tarde campeão do mundo de sub-23 foi também, no mesmo dia, vice-campeão nacional em C2, neste caso fazendo equipa com António Baptista.
Vice-campeões nacionais de 500 e 1000 metros, K4 cadetes, foram também Emanuel Macedo/Eduardo Sousa/Alexandre Pires/Hugo Macedo. E Valery Shuftarkym/Volodimir Perecchov (K2), veteranos B e também da ARCOR.
Sem comentários:
Enviar um comentário