domingo, julho 26, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 26 de Julho...

Apanha do moliço na pateira (foto da net)
O plano da Emissora Nacional, actual RDP

Os dias de Óis da Ribeira 
nos dias 26 de Julho...

1 - Ano de 1989,
há 31 anos !
Apanha do moliço na Emissora Nacional
- a actual RDP !

A apanha do moliço na pateira foi motivo de uma reportagem da Emissora Nacional, actual RDP, a 26 de Julho de 1989. Há 31 anos!
«E um espectáculo único no país», referia a a promoção do programa, precisando que «ao toque da alvorada de um sino, centenas de barcos moliceiros entregam-se afanosamente à recolha de algas, até ao meio dia», a isto de sucedendo «refeições, danças e descantes regionais, com grande animação e até ao pôr-do-sol».
O programa foi transmitido às 15 horas dessa quarta-feira de há 31 anos! Bons tempos, quando de Óis da Ribeira, e a nível nacional, se falava por boas razões! 
Jaime Martins

 - Ano de 1996,
há 24 anos !
Jaime Martins foi vice-campeão
nacional de pesca desportiva

Jaime Martins, pescador desportivo da ARCOR, de Óis da Ribeira, sagrou-se vice-campeão nacional de juvenis, no fim de semana de 26 e 27 de Julho de 1996.
As provas finais decorreram no Rio Nabão, em Tomar, e Jaime Martins já se tinha sagrado vice-campeão distrital de Aveiro, nesse ano e na semana anterior, também em reresentação do clube de Óis da Ribeira, ao tempo presidido por  - que também já tinha, relembremos, a secção de Canoagem  (que ainda mantém activa).
A ARCOR, já agora, teve outras modalidades desportivas, entretanto «mortas» no tempo. Por exemplo, o futebol de 11 (torneios populares, alguns dos quais venceu), o xadrez (que disputou provas distritais oficiais) e o futsal (representando Óis da Ribeira em vários Torneios Inter-Freguesias).
Outros tempos!
Site da ARCOR, há 7 anos!
3 - Ano de 2013,
há 7 anos !
ARCOR com novo site
que pouco... informa!

 A ARCOR reabriu o seu site oficial a 25 de Julho de 2013, há 7 anos, e, na altura, o d´Óis Por Três, escrevia que «a expectativa é que a esta versão não aconteça o mesmo que aconteceu às anteriores: que fique parada, esteja quieta e apareça sem notícias». 
A série de sites arcorianos então disponível, era já «pelo menos a terceira, ou talvez a quarta» e o d´Óis Por Três expectava o desejo que, e citamos-nos, «seja uma janela aberta para a comunidade, dando conta da vida associativa, principalmente por via dos ribeirenses que vivem fora de Óis da Ribeira».
Agora mesmo fomos consultar o site e confirmamos o que já se sabia: os posts nem sequer são datados, o que leva a que nunca saibamos a sua verdadeira e útil actualidade. E o último, que o 
d´Óis Por Três até reportou, é de antes de 30 de Junho de 2020.


Sem comentários: