A ficha individual
de José Augusto
Reis (CEP)
|
O Cemitério de Calais |
dias de Óis da Ribeira...
1 - Ano de 1917,
há 103 anos !
José Augusto Reis faleceu na 1ª. Grande
Guerra Mundial
O óisdaribeirense José Augusto Reis baixou ao Hospital Militar nº. 35, em França, a 6 de Julho de 1917, há 103 anos, e faleceu 6 dias depois (a 13), vítima de meningite cérebro-espinhal. Era combatente da 1ª. Grande Guerra Mundial.
Solteiro e de 22 anos, nasceu a 6 de Outubro de 1895 e era filho de Manuel José dos Reis e Maria Rosa dos Reis, ambos de Óis da Ribeira. Partira para França a 22 de Fevereiro desse mesmo ano, como elemento do 1º. Corpo Expedicionário Português (CERP), integrando a 1ª. Bateria de Infantaria, do 3º. Batalhão, mobilizado pelo Regimento de Infantaria nº. 28, no qual integrava a 4ª. Companhia.
José Augusto era sobrinho de Fernando Simões dos Reis, pai dos irmãos José Simões dos Reis (Taipeiro) e Maria do Carmo Reis. Por isso, primo direito de José e Maria do Carmo - os irmãos Taipeiro. Em segundo grau, seria primo dos filhos destes dois irmãos: Magna, Odete e Manuel (já falecidos), Sara, José e Fausto (filhos de José), Manuel e Cremilde (já falecidos), Iracene, Sesnando, Maria Domitila, Maria Otelina, Maria do Carmo e Maria Creminda Alves dos Reis (filhos de Maria do Carmo).
José Augusto dos Reis foi enterrado no Cemitério de Calais Sul, em França.
Edmundo (Pereira dos) Reis |
Maria Celeste Tavares |
2 - Ano de 1929,
há 91 anos !
Casamento de Edmundo, o
regedor, com Maria Celeste
O casamento de Edmundo Rei com Maria Celeste Tavares e a 6 de Julho de 1929, anos de 22 anos, foi há precisamente 91.
O casal teve os filhos Dinis e Dália, que foi moradora na Trofa (já falecidos), Armando e Clarisse Tavares dos Reis.
Netos residentes em Óis da Ribeira são Mário Fernando, Nelson e Isabel Maria Tavares das Neves (filhos de Clarisse e com a irmã Clementina a viver em Mourisca do Vouga), Carlos Manuel e António Manuel de Almeida Reis (filhos de Dinis). Netos são também Armando Joaquim, a morar em Casal de Álvaro, e Conceição, em Aveiro - filhos de Armando. E o médico António e o enfermeiro João Baltazar, e irmã. moradores na Trofa e filhos de Dália.
Cidadão muito ligado à Igreja Católica e à política, foi dirigente local e concelhio da Associação Nacional Popular (ANP), organização política ligada ao Estado Novo e a Marcelo Caetano - sucessora da União Nacional (UN), criada por António de Oliveira Salazar.
Edmundo (Pereira dos) Reis nasceu a 9 de Junho de 1907 e faleceu a 12 de Dezembro de 1996, aos 89 anos de idade. Maria Celeste Tavares nasceu a 11 de Setembro de 1907 e faleceu a 3 de Junho de 2003, ambos em Óis da Ribeira.
3 -Ano de 1980,
há 40 anos !
Ténis de Mesa
na ARCOR
A ARCOR, então já no seu segundo ano de actividades, abriu a 6 de Julho de 1980, há 40 anos, uma sala de ténis de mesa, destinada aos associados.
A modalidade, então vulgarmente conhecida por ping-pong, praticava-se no salão da sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira - entidade que, como refere o «Jornal da ARCOR» de 22 de Setembro desse ano, partilhou a oferta da mesa com a Casa do Povo de Águeda.
«Os nossos associados já sabem: quando quiserem fazer uma partida, podem deslocar-se à sede. Está lá uma mesa à sua espera», lê-se no jornal a instituição arcoriana, cuja direcção era presidida por Celestino Viegas. Agostinho Tavares era o presidente da Junta de Freguesia.
Sem comentários:
Enviar um comentário