A ponte de Óis da Ribeira foi inaugurada a 25 de Maio de 1952 |
A inauguração da ponte foi a 25 de Maio de 1952 |
A informação tinha chegado à autarquia já no dia 22 de Agosto anterior e neste mesmo dia foi enviado ao ministro José Frederico do Casal Ribeiro Ulrich o referido telegrama, telegrama «de vivo reconhecimento de todo o povo da nossa freguesia».
O benemérito Benjamim Soares de Freitas era o presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, com o secretário José Maria Estima e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes).
já 45 anos !
- ÓIS DA RIBEIRA VENCEU
A curiosidade prendeu-se com o facto de ser um jogo nocturno, marcado para as 21,30 horas mas que, por problemas de iluminação do campo, começou cerca das 23 horas. Imagine-se a que horas acabou.
A equipa óisdaribeirense, com alguns reforços, venceu, apesar de lhe ter sido anulado um sexto golo, tendo alinhado com Quinhas; Custódio Ferreira, Diamantino Correia, Zé Celestino e Dinis; Raúl, Moreira e João Albino; Speed, Rui e Zé Maria. Também jogaram Carlos Marques, Fernando Suarez e Fausto Ferreira.
M. Celeste Reis |
3 - Ano 1999,
há 22 anos !
- O TRÁGICO DESAPARECIMENTO
DE MARIA CELESTE DOS REIS: A óisdaribeirense Maria Celeste dos Reis, de 75 anos, desapareceu de casa a 4 de Agosto e um mês depois, a 4 de Setembro de 1999, há 22 anos, não havia notícias dela, apesar de todas as diligências e buscas efectuadas por autoridades policiais, bombeiros e dezenas, centenas de populares.
O enigma só viria a ser desfeito a 21 de Outubro, quando o seu cadáver foi localizado, afogado nos campos do rio Cértima, em Perrães, por dois pescadores de Óis da Ribeira: José Manuel Rosa e José Tavares Pires.
As autoridades foram chamadas e o cadáver foi retirado pelos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro, depois sujeito a autópsia pelo Instituto de Medicina Legal. O funeral realizou-se a 23 de Outubro, o sábado seguinte.
Era casada com Gil Martins dos Reis e mãe de Júlio e Delfim, ambos emigrados na Alemanha e este também tragicamente falecido, aos 60 anos e por afogamento na pateira, a 13 de Janeiro de 2008. O filho mais novo, Carlos Alberto dos Reis, nascido a 4 de Novembro de 1952, falecera, de doença, a 11 de Outubro de 1972, aos quase 20 anos.
A ARCOR, há 20 anos, funcionava onde agora é a pastelaria «Pau de Canela d´Óis» |
4- ANO 2001,
há 20 anos!
- NOVO ANO SOCIAL DA ARCOR COM
230 CONTOS DE PREJUÍZO MENSAL: O novo ano social da ARCOR abriu a 4 de Setembro de 2001, há 20 anos, então com 49 crianças: 11 na creche, 18 no jardim de infância e 20 no ATL.
A equipa de trabalho social era coordenado por Madalena Neves, secretária da direção, e envolvia 8 funcionários: as educadoras Almerinda Simões (creche) e Fátima Goulart, que ainda hoje é colaboradora da ARCOR (no jardim de infância), o animador social João Caseiro (no ATL e a tempo parcial) e as funcionárias Luísa Ferreira, Clara Santos e Judite Tavares (que também ainda estão na ARCOR), Sónia Silva Rosa Rodrigues.
A direção era presidida por Celestino Viegas e tinha tomado posse a 1 de Maio do mesmo ano de 2001, substituindo a de Fenando Reis.
Sem comentários:
Enviar um comentário