quarta-feira, setembro 29, 2021

Mariana e Alexandre: óisdaribeirenses «à porta» da Assembleiia de Freguesia!

A vila de Óis da Ribera em imagem retirada do Google Earth
Junta de Freguesia da UFTOR, sede do poder 
político de Óis da Ribeira e Travassô


Os óisdaribeirenses Mariana Soraia dos Reis Pinheiro (do CDS/PP + Independentes) e Alexandre Resende dos Reis Pires (do PS), segundos candidatos das listas dos seus partidos nas eleições autárquicas de 26 de Setembro de 2021, ficaram «à porta de entrada» da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.
A candidata centrista ficou a pouco mais de 20 votos de ser eleita - votos que, pelo método de Hondt, favoreceram a candidatura da coligação «Juntos Por Águeda» - que juntou candidatos do Movimento Independente Juntos de 2017, do PSD e do Moiment Partido da Terra (MPT). 
Serão eles (e/ou outros) os futuros  e activos actores da vida política local?
O futuro o dirá, mas para já deram a cara por projectos partidários que, do seu ponto de vista, seriam melhores para a sua e nossa comunidade. Mas quem pode adivinhar o futuro?
Valerá a pena, entretanto, aqui e hoje, recordar as tradições políticas que ambos herdaram, em quadrantes político-partidários diferentes, de antepassados que chegam ao século XIX.
Tradição política familiar não lhes falta!
Mariana Pinheiro

Mariana Pinheiro,
trineta de revolucionário
anti-monárquico !

Mariana Soraia dos Reis Pinheiro, de 27 anos e debutante da voda política, é natural de Óis da Ribeira e licenciada em nutricionismo pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde, em Coimbra. Exerce esta actividade no Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima e S. Pedro de Nariz (Aveiro), Centro Social Infantil (CENSI), de Aguada de Baixo, e ARCOR, em Óis da Ribeira.
É filha de Arménio dos Reis Pinheiro de Almeida e de Maria Madalena Baptista dos Reis, da Rua Nossa Senhora de Fátima, e tem a política no sangue de família paterna, já desde os tempos da monarquia.
José P. Almeida,
trisavô paterno de
Mariana Pinheiro
Vejamos alguns nomes e factos da história política familiar:
1 - ARMÉNIO, avô paterno: Arménio Framegas Pinheiro de Almeida foi candidato do CDS nas eleições autárquicas de 1985, em terceiro lugar da lista liderada por Arménio Pinheiro da Silva (seu 2º. primo). O filho deste, Eugénio dos Reis Pinheiro, liderou a lista do CDS em 1989 e integrou mais tarde, entre outras, a lista da LIOR, em 2005 (nº. 3).
2 - ALEXANDRE, bisavô paterno: Alexandre Pinheiro de Almeida, pai de Arménio, foi candidato do PS nas eleições autárquicas de 1976, 1979 e 1982, sempre em 6º. lugar das listas lideradas, respectivamente, por Isauro Santos, Agostinho Tavares e de novo Isauro Santos. Foi 10º. nas de 1985, n
a lista de Armando Tavares dos Reis e também do PS.
3 - JOSÉ, trisavô paterno: José Pinheiro de Almeida, pai do bisavô Alexandre e do avô do avô Arménio, foi um dos heróis aguedenses da implantação da República e integrava «comando» que, alguns dias antes do 5 de Outubro de 1910, se preparava, sem conseguir, para prender o Rei D. Manuel II, no Bussaco. 
4 - SILVÉRIO, avô materno: Foi candidato do CDS em 1982, em 12º. lugar na lista de Sesnando Alves dos Reis.
5 - LITO, tio-avô materno: Aníbal Gomes dos Reis (Lito) foi candidato do CDS em 1989, na lista de Albertino Gomes Soares.
6 - AMARAL, tio-avô: Eugénio Amaral Gomes dos Reis foi candidato do CDS em 1985, em 5º. lugar da lista de Arménio Pinheiro da Silva.
Alexandre Resende Pires


Alexandre Resende Pires,
tetraneto de Maria José, líder
política do século XIX !


Alexandre Resende dos Reis Pires, candidato nº. 2 do PS nas últimas 3 eleições autárquicas, tem 26 anos e é licenciado em Gerontologia Social, pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
Natural e residente em Óis da Ribeira, é filho de Maria da Luz Ferreira Resende dos Reis e de José António dos Santos Pires, que foi presidente da direção da ACOAG (Associação Comercial de Águeda).
Participou no Parlamento Jovem do Instituto Duarte Lemos (2001) e fez uma pós-graduação em Terapia Assistida por Animais, no Instituto CRIAP, do Porto. Profissionalmente, 
Manuel Resende e Maria
Bernardina, trisavós de
Alexandre Pires
trabalha num lar de Vagos e, associativamente, é actualmente suplente da direção da ARCOR.
Politicamente, foi segundo candidato das listas do PS nas eleições autárquicas de 2017 e nas intercalares de 24 de Fevereiro de 2019.
A família tem tradição na política autárquicas local.
1 - PIRES, o pai: José António dos Santos Pires foi candidato dp PSD em 2005 (6º. lugar e eleito para a Assembleia de Freguesia).
2 - FAUSTO, avô paterno: Fausto Ferreira Simões dos Reis (Taipeiro), foi candidato do CDS em 1982, na lista de Sesnando Alves dos Reis (4º. lugar).
3 - RESENDE 1, tio-bisavô materno: Armando dos Santos Ala de Resende foi presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira nos mandatos de 1955/1959 (interrompido a 17 de Novembro de 1957, por se ausentar para Angola), de 1964/1967 e 1968/1971. E secretário no de 1960/1963, assumindo a presidência por doença de Manuel Tavares, a 4 de Abril de 1962.
4 - RESENDE 2, trisavô materno: Manuel Maria Ala de Resende foi tesoureiro da Junta empossada a 27 de Janeiro de 1918.
- RESENDE 3, tio-avô materno: António dos Santos Ala de Resende foi candidato do CDS nas eleições autárquicas de 1979, na lista de Fernando Reis.
5 - SILVA 1, pentavô materno: José dos Santos Silva, cirurgião e pai do padre José Bernardina e da trisavô materna Maria Bernardina, foi vogal da Junta empossada em 1860.
6 - SILVA 2, tio-trisavô materno: José Bernardino dos Santos Silva, padre e presidente da Junta de Freguesia de 26 de Janeiro de 1908 a 30 de Outubro de 1910.
7 - SILVA 3, tia-tetravó materna: Maria José dos Santos Silva, mãe do padre José Bernardino e filha de José Santos Silva do Partido Progressista em finais do século XX, quando dispunha de valiosa influência eleitoral.

Sem comentários: