sexta-feira, março 04, 2022

* Há 15, há 10 e há 5 anos: O presidente Fernando Pires em 3º. mandato na Junta ! As leituras de quem «faz» que lê! Armando Ferreira em caricatura ! Teatro Amador da ARCOR na ADREP da Palhaça ! O edifício da escola está esquecido...

Fernando Pires
ÓdR há 15 anos

O presidente Fernando Pires
em 3º. mandato na Junta !

A terceira eleição consecutiva de Fernando Tavares Pires para a presidência da Junta de Freguesia foi tem d d´Óis Por Três e 4 de Março de 2007.
Há 15 anos e assim:
«Fernando Tavares Pires, do PSD, foi de novo eleito presidente da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira a 9 de Outubro de 2005 - com Manuel Duarte de Almeida (Capitão) e Rui Jorge dos Reis Fernandes.
A lista teve 334 (66,27%) votos, dos 504 (79,75% dos 632 inscritos), dos 504 eleitores que foram às urnas.
Concorreu pela primeira vez uma lista de independentes, denominada Lista Independente de Ois da Ribeira (LIOR), liderada por Diamantino Correia, que já fora eleito do PSD para a JF e AFOR. Teve 123 votos(24,4%) e elegeu dois candidatos: o próprio Diamantino Correia e Vital Oliveira Santos.
Aníbal Saraiva também voltou a concorrer, desta vez pelo Bloco de Esquerda (BE). Teve 30 votos (5,95%) e não se elegeu.
- NOTA: Fernando Tavares Pires ainda viria a ser reeleito em 2009 e 2014. sempre com com Manuel Duarte de Almeida (Capitão) e Rui Jorge dos Reis Fernandes.

As leituras de
quem «faz» que lê!

O d´Óis Por Três, na sua Tertúlia Literária nº. 112, há 5 anos, falava e ironizava sobre... leituras.
Assim:
- «Fixas tudo o que lês?...», perguntou o Três.
- «Claro.... Faço como a tinta do outro, no jornal!... E tu, não lês?!...», interrogou o d´Ois.
- «Faço que leio... Faço que leio!!!...», voltou o Três.
- NOTA: Ainda hoje há muita gente que faz que lê e não lê. Ou se lê, não entende, ou faz que não entende. Ou outra coisa qualquer!

Armando Ferreira
em caricatura !

O d´Ós Por Três, há 15 anos, publicava uma caricatura do óisdaribeirense Armando Alves Ferreira, retirada do jornal Soberania do Povo, de Águeda.
Com breve e seguinte legenda:
- «Deus me perdoe, mas eu é que não perdoarei ilegalidades...».
- NOTA: Armando Alves Ferreira faleceu a 26 de Setembro de 2019 e foi alferes miliciano dos Comandos, presidente da direcção e do Conselho Fiscal da ARCOR e membro da Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira e da Assembleia Municipal de Águeda - para a qual  foi o primeiro socialista óisdaribeirense eleito directo nas eleições autárquicas de 2001 e na lista PS/CDS. Foi reeleito em 2005.
Homem público de Óis da Ribeira, foi tribuno (im)pertinente, acutilante e voz, por vezes incómoda, na bancada do PS. Contabilista e empresário do sector do mobiliário, faleceu aos 69 anos. RIP!!
O cartaz promocional
Teatro há 5 anos

Teatro Amador da ARCOR
na ADREP da Palhaça !

O teatro óisdaribeirense era, há 10 anos, notícia no d´Óis Por Três de 3 de Março de 2012.
Há 10 anos e assim, anunciado pelo cartaz que se vê ao lado:
«O Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR apresentou-se ontem no salão da ADREP, na Palhaça, com a comédia «O Avarento», de Moilère.
A obra foi localmente divulgada e a página de facebook da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro fê-lo da maneira que se pode ver aqui.
- NOTA: Infelizmente, foi esta a última peça lavada à cena pelo GTA da ARCOR, que, desta maneira, deixou «morrer» uma tradição secular de Óis da Ribeira. E já lá vão 10 anos. A peça foi encenada por Rui Fernandes, actual e anterior secretário da direção da associação.
A escola primária há 5 anos...
ÓdR há 5 anos

O edifício da escola 
está esquecido...


O edifício da escola primária de Óis da Ribeira, que desde Janeiro de 2020 está sob administração da Junta de Freguesia ds (des)União de Freguesias de TravassÓis e tristemente abandonado e degradado, já era notícia do d´Óis Por Três de há 5 anos e não pelas melhores razões.
Assim:
«A escola de Óis da Ribeira está desactivada, toda a gente sabe, e, para além deste abandono exterior - que a imagem significativamente mostra - continua sem qualquer utilidade. Pelo menos alguma utilidade conhecida.O edifício era do Estado e passou para a Câmara Municipal de Águeda, que o d´Óis Por Três julga saber estar disponível para o ceder, em regime de concessão (ou outro), a instituições da freguesia. É isso, pelo menos, o que tem acontecido com escolas de outras freguesias do concelho.
A pergunta é simples: nenhuma instituição de Óis da Ribeira a quer concessionar?
- A ARCOR, por exemplo, para expandir as suas actividades, sejam sociais (já lá funcionou o jardim de infância), sejam culturais ou sejam recreativas (para o grupo de teatro, para as marchas populares), sejam desportivas (um mini-ginásio, ou, porventura, salas de treino físico da canoagem).
- A Tuna, ou Associação Filarmónica, para a sua sede - com muitos melhores condições, em termos de espaço, nas três excelentes salas do edifício - para ensaios, escola de música e administração.
E, para qualquer delas, o excelente logradouro disponível e o fácil acesso.
Ter ideias não custa dinheiro.
- NOTA: Hoje e passados 5 anos edifício de 3 salas está, como qualquer cidadão pode ir ver. Os propósitos anunciados pela Junta de Freguesia, há pouco mais de 2 anos - e eram tantos... -, não se concretizaram e não se sabe (nós não sabemos e ninguém nos explica) o que será feito ou vai ser ser feito para lhe dar utilidade... útil.
É o que a propaganda juntista diz: «Cuidar do herdado para deixa em legado». E bota para a bateira!

Sem comentários: