quinta-feira, março 10, 2022

* Há 15, há 10 e há 5 anos: A pateira vista do ar ! Gente a não falar mas a... dormir! O amentar das Almas em Óis da Ribeira ! Fábio Lopes venceu controlo nacional de C1 de canoagem!

A pateira vista do... ar!

ÓdR há 15 anos!

A pateira
vista do ar !

A lagoa da pateira vista do ar foi, há 15 anos, tema do   d´Óis Por Três do dia  10 de Março de 2007.
Assim:
«OIS DA RIBEIRA vista do céu, do ar e para quem olhar!!!! Com a pateira em quase toda a sua dimensão. A foto aérea foi tirada a partir do lado de Requeixo e a divisão territorial com esta freguesia, ali mesmo à esquerda, em baixo, faz-se pela mancha da árvores - a mais verde (junto à água) e depois a mais clara. Mesmo no limite da foto, sensivelmente a meio, do lado esquerdo, fica o rio Águeda. Seguindo da mancha verde de árvores, junto à água, segue-se pelo caminho do Bico da Mota, até á margem, junto ao hangar. Para a esquerda, ir-se-á para a Capela de Santo António. Para a direita, lá à frente, fica o largo do restaurante. A mancha urbana de Ois da Ribeira espraia-se para a esquerda. Ao fundo, vê-se a ponte gigante da variante da cidade de Águeda. E esta, mais atrás, à esquerda.
Foto: Aveiro Digital. - CLIQUE na imagem para a ampliar.»
-  NOTA: A pateira, com mais ou menos jacintos,  mais u menos poluída, continua a ser magnífica, vista do ar ou de terra!

Gente a não falar
mas a... dormir!
 
A Tertúlia Literária nº. 118, a do dia 10 de Março de 2007, comentava sobre, iomagie-se, a falta de vontade de falar. Talvez por não haver assunto na actualidade desse tempo óisdaribeirense de há 15 anos.
- «Hoje, se queres saber... não me apetece lá muito falar... Estou assim a modos que meio adoentado...», disse o Três.
- «Então, tens bom remédio... Põe-te na cama e conta bem os teus pecados, para adormeceres...», sugeriu o d´Óis.
- NOTA: A dormir anda agora muito gente da vida pública.
ÓdR há 10 anos!

O amentar das Almas
em Óis da Ribeira !


As tradições que se iam perdendo foram tema do d´Óis Por Três de há 10 anos.
Assim:
«Há dias lamentámos que as tradições populares se andem a perder. E expressamente falámos do Amentar das Almas.
Hoje tivemos a grata alegria de saber que este ano voltou a ser realiza por um grupo de ribeirenses.
Apenas sabemos que Porfírio Pires (à direita e de pé, na foto, de casaco vermelho escuro) é um dos organizadores e participantes amentadores d´almas, pelo que, nele e para todos, aqui ficam os nossos parabéns e o desejo de que não percam o entusiasmo.
Não deixem morrer estas (e outras tradições».
- NOTA: A tradição acabou mesmo. E nada há a fazer! É a vida!
Fábio Lopes, canoísta da Arcor, venceu 
o Controlo Nacional de C1 sénior, na
pista internacional de Montemor-o-Velho
ARCOR há
5 anos!


Fábio Lopes venceu controlo
nacional de C1 de canoagem!


O d´Óis Por Três sempre acompanhou a actividade da secção de canoagem da ARCOR e, há 5 anos, noticiava uma vitória nacional do atleta Fábio Lopes.
Assim:
« O canoísta Fábio Lopes, da ARCOR, venceu o controlo nacional de C1 sénior, com o tempo de 00.09.15, no decorrer das provas de velocidade disputadas, a 5 de Março de 2017, na pista internacional de Montemor-o-Velho.
Outra nota relevante desta prova de 2000 metros, em termos de atletas da Secção de Canoagem da ARCOR e em dia de eleições associativas, foi a estreia do cadete Rafael Correia, que, em K1, fez o tempo de 00.10.56.
Resultados individuais:
-Tiago Tavares: 00.10.00.
-Tiago Ribeiro: 00.10.28.
- Renato Pires: 00.11.59.
- Marcos Pires: 00.11.21.
- João Pedro Framegas: 00.09.46.
- Mariana Fernandes: 00.12.14.
- Miguel Soares: 00.09.50.
- Carlos Matos: 00.11.43.
- Luciana Pires: 00.11.01.
- NOTA: A ARCOR Canoagem continua em franca actividade e, no próximo sábado, dia 12 de Março de 2022, vai disputar o Campeonato Regional de Fundo d Centro, que se vai realizar em Ovar, na Marina do Carregal, e com nada mais nada menos que 53 canoístas.




Sem comentários: