quinta-feira, março 17, 2022

* Há 15, há 10 e há 5 anos: Olhar para Óis com olhos do...céu! O futebol verde e azul e branco; os impostos... ! Mais um blogue em Óis da Ribeira ! Não há brasão para ninguém !...

ÓdR há 15 anos

Olhar para Óis 
com olhos do... céu!

O d´Óis Por Três publicou, há exactamente 15 anos, no dia 17 de Março de 2007, a 13ª. fotografia aérea da vila óisdaribeirense.
Assim:
«Óis da Ribeira visto do ar, nesta foto, parece quase igual a uma de há dias, mas não é. 
A pateira, lá ao fundo, já mostra uma mancha de jacintos. 
O eixo rodoviário que se vê a partir da lagoa envolve a Rua da Pateira, até ali ao largo do café do Nelson - onde, para quem vem nela, se corta à esquerda (direita, para quem olha para a foto), para a Rua de Santo António. E quase se chega ao Largo do Cruzeiro - vendo-se ainda as estufas de João Viegas (canto inferior esquerdo).
Lá em cima, é visível a Rua António Berna - veja-se o prédio de apartamentos de Fernando Suarez. Clique na foto, para a ampliar.».
- NOTA: Diriam os poetas Hercílio de Almeida e Alfredo Oliveira, ambos já falecidos, «como é linda a nossa terra!». Nós concordamos.

O futebol verde e azul e 
branco; os impostos... !

A Tertúlia Literária do d´Óis Por Três, a de 17 de Maro de 2007, era já a nº. 123 e falava de futebol, o que não era muito normal. Era a excepção.
Assim:
- «Então, a pergunta de hoje?...», provocou o d´Ois.
- «Hoje não há perguntas nem respostas para ninguém. Estou a ver a bola na TV, os leões a jogar no dragão..», disse o Três.
- «Andas muito desportista...», retorquiu a d´Ois.
- «Bom..., sabes como é, é que assim nem penso mais nos impostos...», explicou o Três.
- NOTA: Actualmente, o futebol é bem menos atractivo e os impostos são bem mais pesados. É a leia da vida governativa que temos.
ÓdR há 10 anos!
Mais um blogue em
Óis da Ribeira !

Notícia de há 10 anos era o nascimento de mais um blogue na vila óisdaribeirense, do qual o d´Óis Por Três falou a 17 de Março de 2012.
Assim: «Alguém do movimento blogueiro de Óis comentou uma vez (ou mais) que Óis é a terra com mais blogues por metro quadrado. É capaz de ser verdade e entre vivos e mortos devem ser mais de duas dúzias, sem contar com as páginas de facebook.
Há dias, descobrimos um novo: o Pateira Carpfishing Óis da Ribeira». Aqui deixamos o endereço, num da em que a gripalhada nos pôs de molho. Ver AQUI
- NOTA: Julgamos saber que o blogue foi de duração efémera.
AAFTOR de 29/04/2015 anos!
ÓdR há 5 anos

Não há brasão
para ninguém !...

O brasão da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira - que o povo carinhosamente identifica como TravassÓis - continuava por aprovar há 5 anos, e já lá iam quase, quase dois anos desde que o assunto tinha, pela última vez, sido debatido na
Brasão proposto há 5 anos
Assembleia de Freguesia então presidida por Sérgio Neves.
O d´Óis Por Três falou do assunto a 17 de Março de 2017. Assim:
«A sessão que tal assunto tratou foi a de 29 de Abril de 2015, de que se vê um momento (na imagem), realizada nas modestas instalações da autarquia, em Travassô, e, depois disso, não mais se ouviu falar de tal. Nem, que nos lembre, alguma vez mais foi colocado em agenda de trabalhos.
Significa isto, o quê? Desinteresse dos senhores eleitos de TravassÓis pela nobreza do assunto? Inquietude emocional e política do órgão executivo (a Junta) e do deliberativo e fiscalizador (a Assembleia de Freguesia)?
A verdade é que estamos a apenas meio ano de se completarem quatro anos de serem eleitos, logo de se acabarem os seus mandatos, e quanto a novo brasão, está quieto: não há brasão de TravassÓis para ninguém.
A página da União de Freguesias, num post sem data, diz que, e citamos na íntegra, «encontra-se em fase de aprovação, pela Assembleia de Freguesia, a proposta do novo brasão para a União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira». Em fase da aprovação? Ora, ora... Ver AQUI 
- NOTA: Hoje e passados 5 anos, a questão continua por decidir. Certamente por falta de tempo. Entretanto e sem ninguém consultar, ou sequer se aconselhar  e muto menos oficializar, a Junta de Freguesia apresenta uma espécie de canastra do peixe como símbolo de UFTOR. A explicação dada quanto à simbologia pouca gente convenceu. 

Sem comentários: