sexta-feira, março 25, 2022

* Os dias 25/03 em ÓdR: Há 15, há 10 e há 5 anos: Casamentos na Paróquia de Santo Adrião ! Emoções e verdades que andam escondidas!A inauguração da ponte de Óis da Ribeira ! Manuel Maria Ala de Resende! A placa do trilho no Largo Zebedeu Costa!

Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira
ÓdR há 15 anos!

Casamentos na Paróquia
de Santo Adrião de Óis da Ribeira!


A sagrada instituição matrimonial católica entrou em «desuso», vá lá saber-se porquê.
 Há 15 anos, o d´Óis Por Três comentava os casamentos celebrados em 2006.
Assim:
«Óis da Ribeira é terra pequena, não é grande o movimento católico. Há dias, demos aqui nota dos batizados de 2006. Hoje, do site oficial da paróquia, retiramos os casamentos católicos.
Apenas três.
- Filipe Jorge com Alexandra Vanessa Brenha dos Santos.
- Paulo Jorge com Carla Isabel Framegas dos Reis.
- Bruno Filipe com Paula Cristina Marques Saraiva.
- NOTA: Estamos em crer que, em 2022, ainda não se celebrou nenhum casamento católico em Óis da Ribeira. O ultimo, supomos, foi o de Rafael Castro, de Vale de Íhavo (terra do padre Júlio) e
 da óisdaribeirense Catarina Tavares Marques, que também baptizaram José Pedro, o filho do casal. A 23 de Outubro de 2021
Catarina é farmacêutica, antiga instrumentista da Tuna de Óis da Ribeira e filha de Maria Ascensão Ferrita Tavares e de Daniel Pereira Marques, moradores na Rua da Pateira.  Mais remotamente e no mesmo ano, foram os de Luís e Vera, emigrantes na Suíça (ela, filha de Valter Polido), a 8 de Agosto; e o de Fábio Lopes e Sofia Framegas (filha de Paulo Rogério Framegas), a 20 de Maio.

Emoções e verdades
que andam escondidas!

A Tertúlia Literária nº. 135, a de 25 de Março de 2007 e do d´Óis Por Três, gracejava sobre emoções e verdades.
Assim:
- «Hoje estás com uma cara muito triste, pá... Tás com algum problema pessoal?!...», perguntou o Três.
- «Não, não é nada, mas já não acredito nada em alguns donos de certas verdades...», disse o d´Ois.».
- NOTA: Hoje, 15 anos passados, continuam muitas tristezas sentidas nas vidas das pessoas e muitas verdades escondidas e por contar. É a vida!
A ponte de Óis da Ribeira

A inauguração da ponte de Óis da Ribeira !

A «Pergunta d´Óis» nº. 4 foi editada a 25 de Março de 2007 e quis fazer história sobre a ponte de Óis da Ribeira sobre o rio Águeda.
Assim
«- Alguém sabe, por acaso, em que ano foi inaugurada a ponte de Ois da Ribeira?
- Saber, eu sei... Mas só te digo amanhã.
- Então, se souberes, diz também o dia e o mês.».
- NOTA: Antecipamos hoje a data da inauguração: foi a 25 de Maio de 1952, daqui a nada se fazem 70 anos! Quantos óisdaribeirenses vivos se lembrarão da sua construção e inauguração? Não fazemos ideia, mas não devem ser muitos.
Maria Bernardina e Manuel Resende
ÓdR há 10 anos!

Manuel Maria 
Ala de Resende

O comerciante e político Manuel Resende foi lembrado pelo d´Óis Por Três de 25 de Março de 2012.
Há 10 anos e assim:
«O d´Óis Por Três não conheceu, nem sequer o estabelecimento, mas evoca hoje Manuel Maria Ala de Resende, que foi comerciante de gabarito na primeira metade do século XX, vindo de Águeda e aqui casando com Maria Bernardina,  uma irmã de monsenhor José Bernardino.
O que ao d´Óis Por Três disseram foi que criou um grande estabelecimento comercial, do género dos actuais supermercados, com café, armazém, mercearia e taberna, que ficava onde agora é o café e loja de Aníbal Saraiva. E que, para se abastecer, por falta de outro meio de transporte (nem ponte havia e muito menos estradas) ia a Águeda e vinha de barco. Nasceu em 1875 e faleceu em 1943, com 68 anos, e foi pai de José, Armando e Manuel Resende».
- NOTA: Netos residentes actualmente em Óis da Ribera, são os irmãos Maria da Ascensão (Mariazinha), Armando, António e Maria Laura. Em Lisboa, mora Albano e Manuel Maria e lá faleceu José Bernardino. Rui, está emigrado na Alemanha e todos são filhos de Manuel. Filhos de José foram a dra. Maria Laura (mãe de João Gomes, que foi presidente da ARCOR) e Paulo Augusto, ja falecidos. Armando não casou e não teve filhos.
A placa do lago partida e caída no chão
ÓdR há 5 anos!

A placa do trilho no
Largo Zebedeu Costa!

Uma imagem vale por mil palavras. Duas imagens valem por muito mais.
O d´Óis por Três, há 5 anos, falava da placa da Lago barqueiro Zebedeu Costa.
Assim:
«O d´Óis Por Três falou há dias da (não) manutenção do percurso do Trilho Pedestre da Pateira ao Águeda. Confessamos que nos referíamos mais aos troços não urbanos, os que seguem pelos pinhais e campos de Óis da Ribeira e de Espinhel. Mas, afinal, nem é preciso sair de dentro da malha urbana ribeirense para se ver, sem grande esforço, sem esforço nenhum, como estão as placas indicativas.
Por exemplo, a que fica no Largo do Zebedeu Barqueiro, na Rua Adolfo Pires dos Reis, ou do Viveiro. Literalmente deitada ao chão, como esta tarde observámos e fotografámos.
As duas imagens poupam as palavras. Espelham bem (mal) a degradação a que chegaram os equipamentos de orientação do trilho. Se assim é dentro da área urbana da antiga vila, imaginemos como serão os troços escondidos dos olhares comuns da população.
Quem é responsável pela manutenção?
O d´Óis Por Três não sabe mas, seja quem for, está em dívida com quem utiliza o trilho nas suas horas de lazer.».
- NOTA: Imagens de situações de abandono do património público ainda são, infelizmente, muito habituais na vila de Óis da Ribeira. Lembremos-nos, de memória, da casa da Junta de Freguesia da Rua Adolfo Pires dos Reis, do lavadouros, do terreno das Varandas, do buraco da Rua das Arroteias.

Sem comentários: