quinta-feira, setembro 08, 2022

«Cuidar do herdado, para deixar em legado» - 4: A casa da Junta na Rua Adolfo Pires dos Reis, a do Viveiro!

A janela de vidros partidos da varanda da Casa da Junta de Freguesia na Rua do
 benemérito Adolfo Pires dos Reis. Que a doou a Óis da Ribeira
Outra janela do 1º. andar


A história do abandono e degradação da casa da Junta de Freguesia localizada a Rua Adolfo Pires dos Reis, doada por este benemérito e a chamada antiga Rua do Viveiro já tem barbas.Já nos envergonha dela falar, embora não envergonhe quem dela deve cuidar: a sobredita Junta de Freguesia a (des)União, que a herdou da Junta de Freguesia e dela não cuida.
O edifício foi residência do 1º. sargento António Neto 
Musgo seco na varanda. Sinal de abandono.
 e, depois, sede da Tuna de Óis da Ribeira, que de lá saiu a 17 de Novembro de 2007 - quando se instalou no edifício da antiga sede da Junta de Freguesia e da ARCOR.
A sua actual sede, logo a seguir à ponte sobre o rio Águeda.
Passaram-se estes anos todos - e já lá vão 15!!!... - e as governações autárquicas do óisdaribeirense  Fernando Tavares Pires (o último presidente de Óis da Ribeira e que a foi ocupando como armazém da Junta de Freguesia) e, depois da (des)União de Freguesias, nos mandatos dos travassonenses Mário Ramos Martins e Sérgio Edgar da Costa Neves - o actual líder presidencial e já desde, não esqueçamos, já desde 2017.
Há 5 anos como executivo, portanto, e, já agora, recorde-se que os acumula com mais 4 como presidente da tumultuosa Assembleia de Freguesia da (des)União, a de de 2013 a 2017.
E, entretanto e com tudo isto, lá se vão 9 anos!!!

Um Centro de Apoio
ao Desporto Adaptado!


A actual Junta de Freguesia, no prospecto eleitoral de 2021/2025 e sobre a matéria, não esteve com medidas meias e bota de anunciar a criação de um Centro de Apoio ao Desporto Adaptado.
Nem mais.
Tal projecto passará, como se pode ler na promessa eleitoral que aqui recordamos, «pela criação de uma estrutura onde possam dormir, estagiar e treinar atletas». E, calma, não sendo já pouco e não só mas também, e citamos, «dar apoia eventos, instituições e organismos da nossas freguesias e região».
«Vamos aproveitar esta propriedade, requalificando e criando algo único na região», enfatiza a dourada promessa eleitoral dos «Juntos» de Travassô e Óis da Ribeira.
De algo único, para já, apenas são os vidros das janelas partidas, musgo de anos na varanda, sinais de vandalismo, degradação e abandono total.
É assim que se faz para «cuidar do herdado para deixar em legado».
Amen!
- NOTA: No dia da festiva e certamente pomposa inauguração do Centro de Apoio ao Desporto Adaptado - oxalá seja brevíssimo... - vestiremos roupa domingueira e aqui viremos, em letra maiúscula, fazer loas ao empreendimento. 

Sem comentários: