segunda-feira, setembro 26, 2022

* Os dias d´ÓdR de 26 de Setembro, há 15, há 10 e há 5 anos: Pista de pesca desportiva em Óis da Ribeira! O primeiro presidente da Assembleia de Freguesia! Valery e Volodymir, da ARCOR, no Mundial de Canoagem de Roma! O carequinha e as postas de pescada! Pais «contra» filhos nas Autárquicas 2017 d´ÓdR!

ÓdR há 15 anos!

Pista de pesca desportiva
em Óis da Ribeira!

O d´Óis Por Três da quarta-feira de 26 de Setembro de 2007 dava conta de declarações do então presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira.
Assim:
“Estou feliz por saber que tanta gente se dedica à pesca e gostaria que em Óis da Ribeira, apesar dos jacintos que invadem a Pateira, se formasse um clube, pois temos condições para implementar a pesca desportiva e criar uma pista”, referiu Fernando Pires, presidente da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira.».
- NOTA: O presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira era Fernando Tavares Pires e as declarações tinha sido, retiradas DAQUI, com a devida vénia. O link já está desactivado. Quanto à pista de pesca desportiva na pateira, cadé?
Arlindo Reis

O primeiro presidente
da Assembleia de Freguesia!

A «Pergunta d´Óis» nº. 219, a de há exactamente 15 anos, falava sobre eleitos da política local de Óis da Ribeira de então.
Assim:
«- O primeiro presidente da Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira, eleito após o 25 de Abril, foi Arlindo Reis (PS). Resposta à pergunta de ontem.
- Pergunta de hoje: Quem é o ribeirense que preside a uma Junta de Freguesia de um concelho vizinho? Diremos amanhã.».
- NOTA: Arlindo Reis Duarte de Almeida, de seu nome completo e morador na Rua da Pateira, foi reeleito para o cargo no mandato seguinte - o de 1980/1982. Tinha sido membro da comissão administrativa que geriu a Junta de Freguesia após o 25 de Abril de 1974 e até à tomada do primeiro executivo eleito, o de Isauro Santos.

O carequinha e as
postas de pescada!


A «Tertúlia Literária» nº. 319, a de 26 de Setembro de 2007, falava de carecas e postas de pescada.
Assim:
«- «O carequinha, pá?... Tens visto o nosso inestimável carequinha por aí?!...», indagou o d´Ois.
- «Anda por aí, pá... Anda por aí a arrebitar cabelo e a arrotar postas de pescada!... - Como sempre!!!», respondeu o Três.».
- NOTA: Não nos lembramos a que carequinha se referia o d´Óis Por Três, embora suspeitemos, mas não vamos especular. 
ÓdR há 10 anos!

Valery e Volodymir, da ARCOR,
no Mundial de Canoagem de Roma!

Há 10 anos, o d´Óis Por Três falava de dois canoístas internacionaia da ARCOR no Mundial de Roma de 2007.
Assim:
«A secção de canoagem da ARCOR voltou a ser capa do jornal do ex-presidente, anunciando aos 4 ventos que os veteranos Valery Shuftakyn e Volodymir Perokhodov disputaram o campeonato do Mundo de Maratonas, em Itália.
Não trouxeram medalhas, mas foram quartos classificados na prova de K2, a seis minutos e quatro segundos da medalha de ouro - os sul-africanos Lee MccGreggor e Alan Hold. Isto no dia 20 de Setembro. Na véspera e em K1, Valery foi oitavo (a 7m,09s do vencedor, o britânico Melvin Swadown) e Volodymir ficou em 12º. lugar (a 14m,50s).
Assim vai o desporto em Óis da Ribeira, com estrangeiros mas em nome de Portugal. Já terão pensado os arcorianos em homenagear estes atletas? É que, diz a notícia «ex-presidencialista», ambos foram já várias vezes campeões nacionais. Notícia e foto DAQUI».
- NOTA: Não há memória de os dois mundialistas ucranianos terem sido homenageados pela ARCOR ou qualquer outra instituição. Terão sido?
Ana Sofia Framegas e Elsa Resende, filha
e mãe no «combate» eleitoral de 2017
Eleições locais!


Pais «contra» filhos nas Autárquicas 2017 d´ÓdR!

O d´Óis Por Três, há 5 anos e a propósito das eleições autárquicas locais, observava curiosidades das listas, no que tinha a ver cm o pormenor de terem candidatos da mesma família em candidaturas diferentes.
Assim:
«Há pais e filhos (ou filhos e pais) de Óis da Ribeira que se candidatam partidariamente divididos e concorrentes..., em listas rivais nas Eleições Autárquicas de 2017 - o que não deixa de, sociologicamente, ser bem interessante.
Lurdes Cadinha
Cristina Silva
Que conversas políticas se terão lá por casa, nos momentos de analisar as virtudes, ou os eventuais defeitos, de cada projecto político-partidário para o próximo quadriénio travassÓisense?
Conhecidas as 4 listas destas segundas eleições da União de Freguesias, vejamos:
1 - Ana Sofia Resende Framegas é a candidata nº. 4 do PS. A mãe, Elsa Resende, é a 22ª. da lista do PSD. O pai e marido, Paulo Rogério dos Reis Santos Framegas, já andou a candidatar-se pelo CDS de Eugénio Pinheiro (1989) e Manuel Joaquim Carvalho (1993), pelo PS de Aníbal Saraiva (em 
Jacinto Viegas
Júlio Viegas
2001) e pela LIOR de Diamantino Correia (2005).
O avô paterno, Messias Framegas (pai de Paulo) foi
 candidato do CDS de Fernando Reis (1979) e de Sesnando Reis (em 1982). Pluralidade não falta lá por casa. 
2 - Maria de Lurdes Carvalho Cadinha é a 52ª. candidata da lista dos independentes Juntos. A filha Maria Cristina Carvalho da Silva é a quarta da lista da CDU. Já foi candidata do PS em 2009, então 21ª. da lista de Carla Tava
res. A mãe Lurdes Cadinha foi candidata do PS em 2001, na lista de Aníbal Marques Saraiva (agora da CDU). 
Solange Fernandes
 O irmão de Lurdes e tio de Cristina é António José Carvalho Cadinha também, em 2017, candidato da CDU - o sexto da lista de Aníbal Saraiva. A tia Maria Olívia Marta, esposa de António José, é, este ano, a 67ª. candidata da lista do PSD de Sérgio Neves, repetindo a candidatura de 2013.
3 - Jacinto Pires Viegas estreia-se nas lides político-partidárias e é o 49º. candidato da lista do Juntos - Movimento Independente de Travassô e Óis da Ribeira. O filho dele, Júlio Viegas, repete a candidatura do PSD (de 2013) e, em 2017, é o 50º. da lista «laranja». A esposa, Solange Fernandes, nora de Jacinto Viegas, é a 6ª. do PSD, também repetindo a candidatura de 2013. 
- NOTA: «Viva a pluralidade, a democracia e o livre pensamento!», comentava o d´Óis Por Três, há 5 anos. Hoje, não diríamos melhor.

Sem comentários: