terça-feira, setembro 13, 2022

* Memórias d´Óis dos dias 13 de Setembro: A TUNA na SIC (215)! O último casamento da Monarquia (1910)! Ginástica para adultos na ARCOR (2006)! Cicloturismo da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira (2009)! Obras na capela de Santo António (2011)! Internacional da ARCR mudou-se para o Náutico de Requeixo (2013)! Unir para construir ou a coragem para mudar (2017)! A escola de Óis da Ribeira está esquecida e abandonada (2018)! Lazer Náutico na pateira de Óis da Ribeira (2020)! Comício do Juntos a 15 de Setembro e em Óis da Ribeira (2021)!


O presidente António Manuel Melo, da Tuna, a ser entrevistado pela SIC
A Tuna de Óis da Ribeira em 2015


1 - ANO 2015: A TUNA DE 
ÓIS DA RIBEIRA NA SIC:: A Tuna de Óis da Ribeira, agora chamada Associação Filarmónica de Óis da Ribeira, actuou várias vezes nas Festas do Leitão de Águeda. A 13 de Setembro de 2015, há 6 anos, por exemplo, participou no programa «Portugal em Festa», da SIC e que, em Águeda, encerrou a 22ª. Festa do Leitão à Bairrada e 18ª. Mostra de Artesanato.
A imagem principal, a de cima mostra deste post, mostra um jornalista da SIC a entrevistar o presidente António Manuel Melo, esclarecendo este o que é uma tuna e o «caminho» musical que a agremiação óisdaribeirense está a fazer para eventualmente passar a integrar a UBA - União de Bandas de Águeda.
O que, como hoje sabemos, (ainda) não se veio a concretizar.
Prometeu também que a Tuna vai passar a ter instrumentos de cordas - pois é de cordas a base instrumental de uma tuna.
O que também ainda hoje está por cumprir e já lá vão 6 anos e novos dirigentes tunantes.
- NOTA: A imagem mostra o «reforço», dizemos nós..., não fardado (só com chapéu e clarinete na mão), da Tuna de Óis da Ribeira: o actor João Baião, que nessa tarde apresentou o programa de Águeda, entre as 12 e as 20 horas desse dia do não muito distante ano de 2015.



2 - ANO 1910; O ÚLTIMO
CASAMENTO DA MONARQUIA
EM ÓIS DA RIBEIRA: O casal Alberto Marques e Auta Pires Soares consorciou-se a 13 de Setembro de 1910. Há 112 anos! 
Foi o último casamento oisdaribeirense do tempo da Monarquia.
Alberto, de 27 anos e natural da Paróquia de Santa Ana, da Diocese de S. Sebastião do Rio de Janeiro, nos Estados Unidos do Brasil, era solteiro e trabalhador em casa dos pais: Alberto Marques Maurício, natural e residente em Cabanões, e Maria da Glória, também natural de Santa Ana do Rio de Janeiro
Assinaturas do casamento
 de Alberto e Auta
 - o casal que se vê na foto. Alberto aleceu a 22 de Agosto de 1966, na sua casa de Cabanões, aos 83 anos. 
Auta, de 20 anos e agricultora, era filha de Joaquim António Pires Soares (e por ele oficialmente autorizada a casar) e de Maria Rosa Soares, todos de Óis da Ribeira.
A cerimónia foi celebrada elo padre José Bernardino dos Santos Silva e decorreu na Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira, sendo os noivos apadrinhados por Ricardo Pires Soares e Manuel Filipe Soares, ambos casados e proprietário de Óis da Ribeira.
- NOTA: O casal era de presogiadas famílias locais e teve vários filhos: Auta, Zulmira, Celina, Jaime, Alberto, e outros. O seu casamento, o último realizado no regime monárquico, ficou, assim e por isso, na história de Óis da Ribeira

3 - ANO 2006: GINÁSTICA
 NA ARCOR PARA ADULTOS: A ARCOR iniciou, em de Setembro de 2006, há precisamente 16 anos, uma programação de aulas de ginástica para adultos.
O d´Óis Por Três, na altura, comentava que «é uma boa notícia para que, precisa de cuidar do físico, combater os «pneus» e os excessos de peso», acrescentando que «a ginástica faz bem ao corpo e ajuda a cuidar da alma».
As aulas decorriam às quarta-feira, a partir das 21 horas, no na cave do centro social e «dadas» pela professora Marisa Sucena. Já tinham começado no dia 6 de Setembro desse ano.
A direção da ARCOR era presidida por Agostinho Tavares e os equipamentos desportivos oferecidos pela Miralago, empresa de Águeda e através do seu administrador Aurélio Ferreira. 
- NOTAA classe, infelizmente, deixou de funcionar, em data que não conseguimos apurar.
O passeio de cicloturismo de 2009


  
4 - ANO 2009: PASSEIO DE 
CICLOTURISMO DA JUNTA 
DE FREGUESIA: A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira realizou, a 13 de Setembro de 2009, há 13 anos, o seu segundo passeio de cicloturismo, envolvendo meia centena de participantes.
O passeio saiu e voltou ao parque da margem óisdaribeirense da pateira, depois de passar por Cabanões, Travassô, Fontinha, Alquerubim, S. João de Loure, Horta, Eirol e Requeixo, regressando pelo paredão do rio.
Após a chegada, os participantes tiveram almoço partilhado e diversões no parque de lazer da pateira, durante a tarde.
- NOTA: A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira era presidida por Fernando Tavares Pires, com o tesoureiro Rui Fernandes e o secretário Manuel Almeida (Capitão)
.

5 - ANO 2011: OBRAS NA CAPELA
DE SANTO ANTÓNIO: A capela de Santo António há várias semanas que está em obras de requalificação, internas e externas, incluindo o telhado. Ficou com este aspecto exterior.
O estado algo degradado do templo, desde há já algum tempo, levou à necessidade de rápida intervenção, embora o padre Júlio Granjeia admita que «a altura não é a melhor», devido às dificuldades financeiras da paróquia.
«Infelizmente, a parte de pedra tem já muito cimento misturado e é de vários tipos e cores, o que nos deixou num grande impasse, por ter zonas com mais cimento que pedra», considerou o pároco, sobre as características do físicas templo. Optou-se por não pintar nessas situações, «mesmo podendo ficar não tão bonito, mas para não estragar mais do que está», o que, segundo o sacerdote, «não quer dizer que não se procure uniformizar a cor».
A parte do altar está a cargo do restaurador António Monteiro - que já foi o responsável por igual serviço na igreja matriz.
O templo dedicado a Santo António será anterior ao decénio de 70 do século XVII, segundo o «Inventário Artístico de Portugal» - que cita o ornato do retábulo (parte posterior do altar) com o sendo anterior.
- NOTA: O edifício teve vários restauros desde então – o último dos quais, e mais significativo, foi em 1994. Um outro, é de 1955 - segundo uma placa nas traseiras da capela. A imagem de Santo António, em madeira, será do século XVIII – ainda segundo o mesmo livro, editado em 1959.

6 - ANO 2013: INTERNACIONAL
DA 
ARCOR CANOAGEM MUDOU-SE 
PARA O NÁUTICO DE REQUEIXO: A notícia vem na imprensa e fica-se a saber que um atleta internacional da ARCOR deu às de vila-diogo para o Náutico de Requeixo, o Arménio José.
Aparentemente, porque se desentendeu com o treinador João Brinco, mas já há comentários nas redes sociais a pôr a questão de não ser só por isso.
Seja pelo que fôr, a verdade é que a ARCOR forma os atletas e eles põem-se na alheta, desaguando todos em Requeixo, para onde foram uma carrada deles, há dois anos, criando um clube novo.
Onde ou em quem é que estará o defeito?
- NOTA: O defeito nunca foi devidamente apurado, mas sabe-se que o Náutico de Requeixo, com este e/outro nome já foi extinto. E a ARCOR Canoagem  continua viva e bem viva!


7 - ANO 2017: UNIR PARA CONSTRUIR
OU A CORAGEM PARA MUDAR: O cartaz principal do PSD, nas Autárquicas de 2017 em Travassô e Óis da Ribeira, mostra, naturalmente, os dois primeiros candidatos da lista: Sérgio Neves, o primeiro (à direita), e Manuel Almeida (Capitão, à esquerda).
O slogan não é nada de especial, é até muito banal, se bem que popularucho: «Unir para construir». Sendo o slogan geral da Comissão Política Concelhia de Águeda, para Câmara, Assembleia Municipal e todas as freguesias do concelho, esperar-se-ia algo mais original e enfático.
Os candidatos TravassÓisenses, porém, acrescentaram-lhe um sub-slogan, que julgamos ser de criação própria: «Coragem para Mudar», depois do «Unir para construir». Assim está nas páginas de facebook de ambos os candidatos.
A subtil adição quase passa despercebida e pouco efeito terá junto dos eleitores, mas não deixa de sugerir o atrevimento de uma singela pergunta: Coragem para mudar para o quê? Já agora: para onde? Para melhor ou para pior?
Para pior, é difícil. Mais fácil é para melhor, nos parece. Então, se forem poder, assumam lá essa coragem e mudem para melhor. Ou mudem-se.
- NOTA. Os slogans aprestavam-se a vários trocadilhos, mas não vale a pena. Talvez valha a pena recordar é que esta dupla (Sérgio/Capitão) se desfez, depois deste mandato da na Mesa da Assembleia de Freguesia.
O campo de jogos da Escola Primária está como se vê na imagem: vergonhoso|
A entrada da Escola Primária está assim...


8 - ANO 2018: A ESCOLA DE ÓIS 
DA RIBEIRA ESTÁ ESQUECIDA
E ABANDONADA: O abandono da escola primária de Óis da Ribeira já por diversas vezes foi abordado pelo d´Óis Por Três. Hoje, na imagem principal, mostramos o estado em que se vê o espaço que foi o recreio, particularmente aquele que serviu de campo de jogos. 
Ainda lá se vêem balizas de futebol e tabelas de basquetebol. E ervas crescidas, muito crescidas... Estas abundam e crescem por tudo quando é espaço do logradouro escolar.
O edifício tem três salas, que não se podem ver de fora mas que, há um ano, a lista do PS candidata à Assembleia de Freguesia  dizia estarem bastante deterioradas, nomeadamente o chão. 
Três salas que, até há relativamente pouco tempo, serviam para aulas (duas, as do bloco nascente, para o sexo masculino, em baixo, e para o feminino, em cima) e para o jardim de infância da ARCOR (a do poente, sala única).
O edifício é do Estado, ou da Câmara Municipal de Águeda (melhor dizendo), e estranha-se que os governantes desmazelem tanto o património público.
O abandonem.
- NOTA: O edifício e logradouro foram cedidos à Junta de Freguesia, que em Janeiro deste ano deles abdicou, sendo agora «propriedade» da Delegação de Águeda da Cruz Vermelha que lá quer construir uma creche para 92 crianças - transformando-se em concorrente directa da creche e jardim de infância da ARCOR.
O projecto Náutica Lazer da Pateira nas águas da pateira...
O projecto a entrar nas águas da pateira...

9 - ANO 2020: LAZER NÁUTICO 
NAS ÁGUAS DA PATEIRA DE 
ÓIS DA RIBEIRA: A ARCOR Canoagem prometeu e cumpriu: ontem e hoje esteve nas águas da lagoa, margem de Óis da Ribeira, com os equipamentos que tem estado em «armazém» (ou talvez não...) ao dispôr de quem deles quis usufruir. Que pena não estar hoje de tarde! Tarde de um domingo de cheio de sol e gente a veranear na margem óisdaribeirense!
«Esta é mais uma razão para virmos até à pateira, mais um motivo para as pessoas ficarem aqui mais tempo, porque podem entrar em segurança na pateira e gozar estes equipamentos, estando em contacto muito próximo com a água», concluiu o presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, no dia 16 de Julho de 2020, o da apresentação oficial.
É verdade que o projecto falhou algumas semanas, depois da apresentado, mas quem não falhou uma vez, ou duas..., ou três, que levante o dedo.

Lazer náutico na pateira...

Projecto abrangente,
integrador e amigo
do ambiente !

António Brinco, dirigente da Secção de Canoagem da ARCOR e coordenador do projecto, a 16 de Julho e na apresentação dos equipamentos, manifestou a sua alegria pela concretização de um sonho, que «demorou bastante tempo a pôr em prática, devido a todas as suas especificidades», acrescentando que se trata de um projecto que permite «divulgar a pateira e os seus encantos» e sem o qual «não havia condições para as pessoas se fixarem». 
Agora, acrescentou, «têm actividades para fazer enquanto aqui estão», no âmbito de «um projecto abrangente, integrador e amigo do ambiente, mas que tem de ser auto-sustentável».
Entre os equipamentos então apresentados, estavam (estão) kayaks duplos sit on top, pranchas de stand up paddling, gaivotas, water bikes, coletes salva-vidas e um atrelado para transporte do material.
O investimento foi de 50 mil euros, valor máximo admissível para candidaturas ao Orçamento Participativo lançado (e pago) pela Câmara Municipal de Águeda.
- NOTA: Que pena, que pena mesmo..., o projecto ter estado, este ano, tão parado, tão sem utilidade. É a vida da ARCOR Canoagem.
Os 5 primeiros candidatos do Movimento Juntos Por Águeda na União
 de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR)
Os candidatos presidenciais juntistas:
Jorge Almeida (Câmara) e Sérgio
 Neves (UFTOR)

O  cartaz do comício


10 - ANO 2021: COMÍCIO DO JUNTOS A 15 DE SETEMBRO E NO SALÃO DA ARCOR: O primeiro comício da Eleições Autárquicas de 2021, em Óis da Ribeira, será o do Movimento Juntos por Águeda e está marcado para o dia 15 de Setembro, às 21 horas e no salão da ARCOR.
O comício, modernamente denominada como sessão de esclarecimento, terá participação dos candidatos municipais, nomeadamente Jorge Almeida (presidência da Câmara) e Filipe Almeida (presidência da Assembleia), entre outros membros das listas e os candidatos locais.
A da Câmara, inclui, por esta ordem, Jorge Almeida e Edson Santos, ambos dos Juntos e actuais presidente e vice-presidente da Câmara, Marlene Gaio, Vasco Oliveira, Samuel Caetano, Filipa Saraiva e Jaquelina Santos.
A da Assembleia Municipal é liderada pelo advogado Filipe Almeida, seguindo-se a deputada Ana Miguel Santos, Humberto Moreira, Mário Vasconcelos, Cristina Cruz, Gabriel Duarte, Cláudia Fonseca Ribeiro, Abílio Gomes, José Tendeiro e Gisela Pinheiro, entre outros.
O executivo e a PAF vão a votos

Os candidatos à Assembleia
de Freguesia da UFTOR


O actual presidente da Junta de Freguesia (JF) da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR), Sérgio Edgar da Costa Neves, recandidata-se nas eleições autárquicas locais de 26 de Setembro de 2021, mantendo a mesma equipa executiva.
Assim sendo, continuam a secretária Ondina da Silva Gomes Soares e o tesoureiro Paulo Rogério Lopes Pires, assim como, da Assembleia de Freguesia, a presidente Sara Raquel Pinheiro de Cruz Silva, a secretária Ilda Maria de Almeida Pinheiro e a óisdaribeirense Maria de Fátima Figueiredo dos Reis.
A Coligação Juntos Por Águeda resulta de um acordo entre o Movimento Independente Juntos, o PSD e o MPT e vai concorrer a todos os órgãos autárquicos do município de Águeda, logo também na UFTOR.

Paulo Gomes

Os candidatos 
de Óis da Ribeira

Ondina da Silva Gomes Soares foi eleita para o executivo travassÓisense nas eleições intercalares de 24 de Fevereiro de 2019.
Quadro superior da superior da Segurança Social de Aveiro, já em 2017 tinha sido candidata do PSD (11º. lugar), repetindo nas intercalares de 2019 (3ª. da lista). 
Associativamente, foi dirigente da ARCOR, como vogal no mandato de João Gomes, e é membro da Fábrica da Igreja de Óis da Ribeira, na qual também é catequista.
- FÁTIMA REIS, nº. 7: Maria de Fátima Figueiredo dos Reis, empregada de escritório, é actual eleita da Assembleia de Freguesia, pelo PSD. 
Candidata social-democrata em 2017 (9º. lugar), repetiu nas intercalares de 2019 (9º. lugar). É filha de Valter Framegas dos Reis, eleito do PS nas primeiras eleições autárquicas, as de 1976 (3º. lugar e tesoureiro do executivo de Isauro Santos), nas de 1979, com Agostinho Tavares (5º.) e nas de 1982, de novo com
Isauro Santos (7º.).  
É cunhada de Ondina Soares. Associativamente, foi dirigente da ARCOR, como membro do conselho fiscal que cessou funções em Maio deste ano.
Fátima Reis
Cristina Soares


A lista de 16 Juntos com
5,5 óisdaribeirenses !

A lista do Movimento «Juntos por Águeda», na UFTOR, é, na prática a do PSD das intercalares de Fevereiro de 2019, como o d´Óis Por Três, a 29 de Julho, já noticiou (AQUI ), dando conta dos 7 primeiros candidatos - que já incluía Sérgio Neves, Paulo Pires, Sara Silva e Ilda Pinheiro, de Travassô, Ondina Soares, Paulo Gomes e Maria Fátima Reis, ambos de Óis da Ribeira.
Hoje, damos conta dos restantes:
8 - Nuno Miguel Matos de Oliveira, de 39 anos e de Travassô.
9 - Ana Sofia Resende Framegas, de 25 anos, quadro administrativo e de Óis da Ribeira, foi candidata do PS (nº. 4) em 2017.
10 - Sofia Botelho Marques, de 42 anos, comercial, de Travassô.
11 - Óscar José de Almeida Matos, de 46 anos, motorista de pesados e de Travassô.
12 - Cristina Maria Marques da Silva, de 52 anos, contabilista, de Travassô e moradora em Óis da Ribeira.
13 - Cecília Maria Matos Pinheiros dos Reis, de 48 anos, bibliotecária, de Travassô.
14 - Fernando Neves de Oliveira, de 79 anos, aposentado, de Travassô.
15 - Armanda Maria Pinheiro da Silva, de 53 anos, auxiliar de acção educativa, de Travassô.
16 - Cristina Maria Framegas Soares, de 35 anos, contabilista, de Óis da Ribeira.
Temos, portanto, em 16 candidatos, 10,5 de Travassô. E 5,5 de Óis da Ribeira: Ondina Soares, Paulo Gomes, Fátima Reis, Ana Sofia Framegas e Cristina Maria Soares. A meio por meio é a candidata nº. 12, Cristina Maria Marques da Silva (natural de Travassô e casada e residente em Óis da Ribeira).
- NOTA: O Movimento Juntos por Águeda veio a ganhar as eleições, também em Travassô e Óis da Ribeira. Agrupou elementos do PSD e do Movimento Partido da Terra. Ainda hoje estamos para saber quem é, ou quem são, o(s) elemento(s) do MPT.

Sem comentários: