domingo, setembro 25, 2022

* Memórias d´Óis dos dias 5 de Setembro: Medalha de Mérito Municipal para Tiago Tavares (2016)! Ana Maria e filho Augusto emigraram para o Brasil (1883)! Junta de Freguesia proibiu lixo na pateira (1998)! Apoio à agricultura e floresta (2001)! Hinos de Alfredo Oliveira a Óis da Ribeira e ARCOR (2004)!! O comício do PSD/CDS em Óis da Ribeira (2013)! Haver ou não haver Assembleia de Freguesia de TravassÓis (2014)! A canoagem no meio dos jacintos (2015)! O burro do PS na eleições de TravassÓis (2017)! ExplorAPPateira no Orçamento Participativo Nacional (2018)! Picadeiro do Bico da Mota é do campeão equestre António Resende (2020)! ARCOR prepara o futuro e recruta pessoal para a áreas social (2021)!


Tiago Tavares no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda
                                                                          1 - ANO 2016: MEDALHA DE  MÉRITO DO MUNICÍPIO DE ÁGUEDA PARA TIAGO TAVARES: Tiago Tavares recebeu ontem, ao fim da tarde, a Medalha de Mérito Municipal, Grau Prata, a mais alta distinção da Câmara de Águeda para desportistas. A razão, todos a conhecemos e a todos os ribeirenses orgulha: o atleta internacional, nascido em Óis da Ribeira e formado na ARCOR, sagrou-se campeão do mundo de canoagem, na disciplina C1 200 metros, em sub-23, a 31 de Julho, na Bielorrússia e duas semanas depois de se ter sagrado vice-campeão da Europa da mesma distância.
A cerimónia teve presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto (João Paulo Rebelo) e de Victor Félix, presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, para além de entidades locais.
A imagem de cima, recolhida da página de facebook do jornal Região de Águeda, mostra o momento em que usa da palavra no salão nobre dos Paços do Concelho. A de baixo, quando recebia felicitações do presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, já com a medalha ao peito. A imagem foi retirada do facebook da deputada Carla Tavares, que é ribeirense. Ver também AQUI, na página de Cristina Cruz.
- NOTA: A página de facebook da Secção de Canoagem da Arcor também publicou uma galeria de imagens do histórico dia da associação.
«Parabéns, Tiago Tavares!», concluía o d´Óis Por Três.
Passaporte de Ana e Augusto



2 - ANO 1883: PASSAPORTE PARA 
ANA MARIA E FILHO AUGUSTO 
EMIGRAREM PARA O BRASIL: O Governo Civil de Aveiro emitiu a 25 de Setembro de 1893, há precisamente 139 anos, passaporte para a óisdaribeirense Ana Maria de Conceição, nele incluindo o seu filho Augusto Videira da Conceição, de 11 anos de idade.
O registo de passaporte tinha o nº. 1340 desse ano e Ana Maria era costureira, não sabia ler e escrever e tinha 28 anos, filha de Joaquim Videira, de altura regular, cabelo, olhos e sobrolhos castanhos. O filho, de 11 anos, tinha cabelo louro, media 1,38 metros de altura e olhos castanhos.
- NOTA: Provavelmente, mãe e filho ir-se-iam juntar ao marido e pai (porventura lá a viver), mas mais nada sabemos desta família de emigrantes, nem de quem, em Óis da Ribeira e actualmente deles será familiar descendente.
A pateira (vista aérea)



3 - ANO 1998: LIXO NA PATEIRA
PROIBIDO PELA JUNTA: O despejo de lixos nas margens da pateira de Óis da Ribeira foi oficialmente proibido a partir do dia 25 de Setembro de 1998, há 24 anos. 
Como se fosse necessário... proibir.
O edital tinha data de 25 de Setembro desse mesmo ano e falava em «qualquer espécie de lixo nas margens da pateira». 
Outra proibição do executivo autárquico era a de prenderam bateiras às árvores da Junta de Freguesia plantadas na margem ribeirinha da laga. 
- NOTA: A Junta, ao tempo, era presidida por Fernando Tavares Pires, com o secretário Manuel Almeida (Capitão) e o tesoureiro Rui Fernandes. Executivo que se manteve até 2003 - ano da União de Freguesias.


4 - ANO 2001: APOIO À FLORESTA
E À AGRICULTURA
: O Ministério da Agricultura organizou, a 25 de Setembro de 2001, há precisamente 21 anos e em Óis da Ribeira, uma acção de esclarecimento sobre apoios à floresta e agricultura.
O técnico José Matos, quadro superior do Ministério, considerou na altura que era «de todo o interesse a participação de produtores, nomeadamente para ficarem a conhecer os procedimentos a efectuar, em cada situação».
- NOTA: A acção decorreu na sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira (actual sede da Tuna/Associação Filarmónica de Óis da Ribeira), ao abrigo do Programa Operacional Regional AGRIS, que tinha financiamento do III Quadro Comunitário de Apoio - Portugal 2000/2006.
Alfredo Oliveira
Capa do CD «É tão linda a minha
terra» de Alfredo Oliveira


5 - ANO 2004: CD «É TÃO LINDA A MINHA TERRA» DE ALFREDO OLIVEIRA: O óisdaribeirense Alfredo Oliveira editou, em 2004, o CD «É tão linda a minha terra», com duas letras que escreveu e musicou: «Um Hino a Óis da Ribeira» e «ARCOR em frente», dedicados à freguesia e à associação.
A apresentação foi a 25 de Setembro, hoje se fazem 18 anos: «Tinha este sonho e consegui realizá-lo, estou satisfeito e feliz», disse Alfredo Oliveira, na sessão de apresentação, que decorreu no restaurante «Pôr do Sol».
O solista foi Hercílio de Almeida, com coro formado elas Mariana Almeida e Andreia Almeida (dele netas), Catarina Marque e Lilia Reis, com direção musical de Tiago Abrantes (também clarinetista) e os músicos Gil Abrantes (saxofone alto), Brian Carvalho (trompete), Renato Salgado (bombardino), Abílio Liberal (tuba), Gilberto Figueiredo (acordeão) e Rui Figueiredo (percussão).
Os arranjos foram do capitão Amílcar Morais.
«É para a freguesia, ninguém me fica a dever nada», disse, então, o emocionado Alfredo Ferreira, que em 2013 e na festa dos seus 70 anos, teve prenda de família, com a edição de um livro do poemas, de sua autoria: «É tão linda a minha Terra», compilando temas sobre a freguesia natal, entre outros.
- NOTA: Alfredo Ferreira de Oliveira morava na Rua Adolfo Pires dos Reis (antiga Rua do Viveiro) e faleceu a 13 de Dezembro de 2020, de doença e aos 77 anos. RIP!!
O comício do PSD/CDS de 2013 em Óis da Ribeira
Fernando Pires o então ainda PJF de ÓdR
                                                                               - 6 - ANO 2013: O COMÍCIO DO
PSD/CDS EM ÓIS DA RIBEIRA
: O comício da Coligação «Todos Somos Águeda», do PSD e do CDS, foi ontem em Óis da Ribeira, e para além de umas larachas do costume e dos elogios da praxe e de outras coisas também do costume, registe-se a presença do futuro ex-presidente da Junta, que esteve para ir mais não foi para o PS. Coisas da política. Sendo impossível descrever o programa eleitoral da que se identifica como «inovar, mudar, melhorar», o d´Óis Por Três regista a que acha mais original promessa da Coligação para Travassóis: a urgência em fazer análises periódicas à água, bem como a limpeza e o melhoramento da nascente e da fonte de Cabanões.
- NOTA: O PS venceu as eleições, com 698 votos (51,16%) e elegendo Mário Martins como presidente e mais 4 candidatos (5). O PSD/CDS teve 570 votos (41,73%) e elegeu 4 candidatos. Votara 136 dos 21,32 eleitores inscritos, com 65 votos brancos (4,76%) e 33 nulos (2,42%).

7 - ANO 2014: HAVER OU NÃO
HAVER ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE TRAVASSÓIS
: O presidente da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira disse a SP “começar a ter dúvidas sobre se a Mesa da Assembleia está a agir de boa fé” no caso do protocolo com a Câmara.
“Pedimos, a 22 de Agosto, o agendamento da Assembleia para os primeiros dias de Setembro e ainda não temos resposta”, disse Mário Martins, frisando que “a nossa preocupação tem a ver com a probabilidade de virmos a perder os 20 000 euros”, que se destinam a obras no caminho do campo, em Óis da Ribeira, da capela para Requeixo.
“Até hoje, zero...”, disse Mário Martins, “indignado e preocupado”, pois, como sublinhou a SP, “andamos desde Maio ou Junho a falar nisso e o tempo de fazer a obra começa a ser curto”.
- 30/11: Os trabalhos, disse a SP, “têm de estar concluídos até 30 de Novembro, sob pena de, definitivamente, perdermos os 20 000 euros” e, referiu, “há tarefas burocráticas a resolver, antes da adjudicação da obra e da sua concretização”.
“Intriga-me que as pessoas de Óis da Ribeira saibam disto e não digam nada”, disse Mário Martins, admitindo que haja “uma clara intenção de prejudicar os interesses da freguesia”.
Pelo sim, pelo não, a União de Freguesias afixou no placard da sede (em Ois da Ribeira) a cópia do email enviado a Sérgio Neves, a 22 de Agosto, pedindo a convocação da AF.
- ILEGALIDADES: Outra questão levantada por Mário Martins tem a ver com a legalidade das AF, realizadas desde a de 19 de Dezembro de 2013.
“Todos os pontos tem de ser repetidos, é o que diz a lei. Se não forem convocadas, vamos ter de ser nós a exigi-las”, disse o presidente da União de Freguesias.
A AFTOR, recordemos, funcionou com menos um elemento. Argumentava o seu presidente que devia ser António Horácio Tavares, que tinha sido chamado ao executivo (como vogal) e a quem assinalava falta (na AF), mas o parecer da CCDRC foi contrário. Devia ter convocado Rita Martins - o que só veio a acontecer a 30 de Junho.
“A Assembleia de Freguesia funcionou com menos um elemento, ora tal não é possível”, disse Mário Martins.
- AF: Sérgio Neves, ouvido por SP, mesmo ao fecho desta edição, anunciou a AF para o dia 29, às 21 horas, em Travassô. Sobre as declarações de Mário Martins, disse "não querer alimentar polémicas". Sobre "prejudicar as freguesias", comentou que "a questão não se põe".
«Jamais o faria", disse Sérgio Neves, reservando "mais pormenores" para a AFTOR de 29 de Setembro. - Sem comentários!! 
DAQUI (link desativado)
- NOTA: Eram tempos em que o povo (ainda) sabia quando se realizavam as Assembleias de Freguesia. Agora, nem por isso. Mudaram-se os tempos, são outras as pessoas e as decisões.

8 - ANO 2015: A CANOAGEM
NO MEIO DOS JACINTOS: Os atletas de canoagem da ARCOR treinam na pateira cheia de jacintos.
A imagem, tirada do facebook de António Tavares, e é apenas uma entre outras, mostra o acesso ao cais do hangar de Óis da Ribeira. É uma vergonha!! Uma lástima.
A mesma Câmara Municipal de Águeda que encharcou as redes sociais com o êxito da desjacintazição da pateira, com a draga que anda por não sei onde, agora pôs a viola no saco e está marimbar-se para a limpeza da lagoa e para os atletas da ARCOR.
E ainda há gente em Óis e na ARCOR que gaba e apoia esta gente... Cambada!! Os campeões e internacionais que honram Águeda são ignorados e mal-tratados!
- NOTA: O pagaiador da foto é Paulo Gomes, atleta e dirigente da ARCOR que agora é 1º. secretário da Assembleia de Freguesia da UFTOR. Está, pois, em boas condições e posição para tomar uma atitude anti-jacintos. Ou não?  É que a «coisa» continua igualzinha!
Alexandre Resende Pires levou o burro para a campanha eleitoral!!!
Em baixo, o burro, o voto e os candidatos! Salvo seja(m)!



9 - ANO 2017: O BURRO DO PS
NAS ELEIÇÕES DE TRAVASSÓIS
: O PS pode não ganhar as eleições em TravassÓis - e ninguém sabe, o «jogo» dos votos é só a 1 de Outubro... -, mas ganha, com certeza absoluta, em matéria de originalidade. E que tal levar um(a) burro(a) para a campanha?!
Foi o que fez a candidatura socialista travassÓisense, levando o animal com bandeira desfraldada e sem arreios, na arruada do fim de tarde de anteontem.
A «coisa» até tem piada, é engraçada, mas também pode ser puxada para o gozo e a
zombaria, já que a situação se apresta a muitos comentários, ridicularizando a candidatura - até para a
humilhar, sujeitando-a ao escárnio e ao mal-dizer.
O d´Óis Por Três acha-lhe piada mas não sabe se a surpreendente originalidade do(a) criativo(a) marqueteiro(a) socialista não vai levar por tabela. Pode o povo não achar assim tanta graça e se interrogar como muitos: «Afinal, quem é aqui o burro?»: «Quem vai votar, ou quem vai ser votado?». Salvo seja!
- NOTA: A iniciativa do PS foi bastante original, na verdade. Rendeu-lhe 219 votos (15,6% dos 1404 votantes) e a eleição de Júlia Melo, a primeira candidata da lista.
A pateira vista do ar e do lado de Requeixo. Ao fundo/centro,
vê-se a vila de Óis da Ribeira

O cartaz promocional


10 - ANO 2018: EXPLORAPPATEIRA NO
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO NACIONAL: Há uma segunda candidatura (depois da de 2017) da pateira ao Orçamento Participativo de Portugal.
O projecto de 2018 denomina-se ExplorAPPATEIRA e tem como objectivo criar uma aplicação móvel que disponibilize informação sobre a lagoa, incluindo a sua história e génese, mapas interactivos dos percursos pedestres envolventes, a fauna e flora existente, um jogo didáctico e também a possibilidade de partilhar registos fotográficos, comentários e sugestões.
Os proponentes são Mónica Oliveira, Miguel António Costa e Silva, Cláudia Rosa, Luísa Rodrigues Dias e Armindo Ferreira, todos de Fermentelos, e asseguram que «caso necessário, será efectuado um levantamento científico detalhado sobre a fauna e flora deste ecossistema, bem como a instalação de equipamentos de sinalização» - nomeadamente, referem, paus de seguimento, placas direcionais e painéis informativos e interpretativos.
O orçamento prevista é de 20 000 euros e, a ser aprovado, o projecto será instalado em 24 meses e integrará os municípios de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro - os das margens da pateira.
- NOTA: O projecto viria a ser aprovado, mas não sabemos da sua aplicação no terreno.
O picadeiro do palhal do Bico da Mota é de António Resende
António Resende, à esquerda, com o cavaleiro 
Miguel Trindade e a poldra «Ratina II», campeã 
nacional na Feira da Agricultura, em
 Santarém (no ano de 2001)


11 - ANO 2020: PICADEIRO DA PATEIRA DO CAMPEÃO EQUESTRE ANTÓNIO RESENDE: Há um picadeiro nos terrenos dos antigos palhais do agora Caminho do Bico da Mota, em Óis da Ribeira e junto à pateira.
Quem diria?!
Um picadeiro, por definição, é o lugar onde se ensinam ou amestram cavalos, ou se fazem exercícios de equitação. Estranhámos, na verdade, que tal se empreendesse naquele local, pois está regularmente sujeito a cheias, e procurámos saber «novidades» sobre o «caso».
A curiosidade do d´Óis Por Três será igual à dos leitores. e google aqui, google acolá, ficámos a saber que se trata de picadeiro do óisdaribeirense António Resende, que é dedicado às artes de equitação e tem, na sua residência do Bairro Alto, vários cavalos. E entra mesmo em competições desportivas.
Aliás, em 2001, a sua poldra «Ratina II», de três anos, foi campeã nacional da raça «Português de Desporto», em competição na 38ª. edição da Feira Nacional da Agricultura, em Santarém. Montada pelo cavaleiro-apresentador Miguel Trindade, arrecadou a medalha de ouro do certame.
- NOTA: As «coisas» que a net nos traz, os valores que há em Óis da Ribeira e muitos desconhecem(os), comentava o d´Óis Por Três, há 2 anos.
A sede centro social da ARCOR

O presidente Estima Reis na tomada de posse dos 
órgãos sociais da ARCOR, a 15 de Maio de 2021

12 - ANO 2021: ARCOR PREPARA 
O FUTURO E RECRUTA PESSOAL 
PARA A ÁREA SOCIAL: A ARCOR está a recrutar um(a) técnico(a) superior de serviço social para o seu quadro de pessoal, dando prioridade a candidatos com experiência profissional em instituições particulares e solidariedade pessoal (IPSS).
O(a)s interessado(a)s no lugar, a tempo inteiro, podem inscrever-se pelo e-mail: geral@arcor-ipss.pt, ou contactar a associação pelos telefones 234629 818 e 913 392 524.
A direção presidida por José Bernardino Estima Reis, empossada a 15 de Maio deste ano e para um mandato de 4 anos,  continua, entretanto, com «várias acções em curso, para tentar recuperar a ARCOR».
Acções que, já em Junho, o presidente da direção, em nota então enviada ao d´Óis Por Três, informava que eram «a nível conjuntural e estrutural» e nomeadamente «reuniões com a Segurança Social, autarquias e outras instituições».
«Quando tivermos resultados práticos informaremos. O caminho 
faz-se andando...», disse Estima Reis, a esse tempo.
A horta da ARCOR
 
O empréstimo bancário
e a horta da ARCOR !

O d´Óis Por Três consultou as redes sociais e, de então para cá, sabe-se que:
1 - A assembleia geral aprovou, por maioria, a contração de um empréstimo bancário, ao abrigo de uma linha de apoio especial relacionado com a COVID 19 e tendo em vista a requalificação do centro social, que não teve manutenções desde que, em 2005, foi concluído. Há 16 anos.
2 - As obras andarão a ordem dos 300 000 euros, nos termos de uma estudo feito pelo engº. Luís Ferreira, ex-membro de uma direção de Manuel Soares. Foi dito nessa AG extraordinária.
«As instalações estão bastante degradadas. Não foi feita manutenção, ou muito pouca. Temos de ir buscar dinheiro...», disse o presidente Estima Reis, precisando que serão até 250 000 os euros que a ARCOR irá contrair como dívida, para requalificar o edifício. Foram 150 000.
3 - A escritura do financiamento bancário, entretanto, já foi assinada, com a Caixa de Crédito Agrícola do Baixo Vouga.
4 - A unanimidade aprovatória do voto foi quebrada pela abstenção dos associados Maria Rosário Cadinha e pelos ex-dirigentes Manuel Soares (ex-vice-presidente da direção e ex-presidente da direção e da assembleia geral) e Paulo Santos (ex-vogal da direção e presidente e vogal da assembleia geral).
5 - A 19 de Julho, uma segunda feira, um grupo de voluntários iniciou a plantação da horta da ARCOR: Isaura Soares, Dulce Viegas, Fernanda Reis, António Costa e Idílio Ferreira.
6 - As valências sociais continuaram a funcionar normalmente e expecta-se a criação de nova(s). A direcção trabalha nesse sentido.
7 - A 7 de Julho, a associação anunciou estar a recrutar colaboradores para as áreas de cozinha e valências de centro de dia e serviço de apoio domiciliário.
8 - A Secção de Canoagem, a 8 de Agosto, lançou a o projecto Pateira - Náutica de Lazer.
Gabriela Resende e, à direita, Beatriz 
Oliveira. Atletas internacionais da ARCOR 
Canoagem, com o treinador Miguel Viegas

Gabriela e Beatriz no
Mundial de Canoagem

A ARCOR Canoagem teve intensa actividade neste período, que é também de expectativa quanto às mais que anunciadas obras de ampliação do hangar.
9 - A ARCOR Canoagem amealhou títulos nacionais: Gabriela Resende (vice-campeã de C1, juniores, 500 metros), Beatriz Oliveira (K1 juniores, 200 metros), Hugo Costa (KL2, em 5000 metros), Ana Almeida/Sofia Almeida (Veteranos A, 5000), Veteranos A de K4 (masculinos, António Brinco, Pedro Carvalho, André Santos e Sérgio Varela, e femininos, Ana Almeida, Sofia Almeida, Eliana Soares e Lúcia Moreto), Veteranos B, em K4 (António Monteiro, Paulo Gomes António Costa e João Ferreira), Pedro Carvalho e Andre Santos (4° .título consecutivo de K2, 1000 metros), irmãs Beatriz e Mariana Oliveira (vice-campeãs K2 juniores em 500 metros.
O clube sagrou-se campeão nacional de veteranos por equipas e esta listagem pode(rá) estar incompleta, do que nos penitenciamos.
10 - As canoístas Beatriz Oliveira e Gabriela Resende (na foto e ambas juniores) disputaram o campeonato do mundo de sub-23.
Gabriela foi 9ª. na Final A de C2, juniores, 200 metros, fazendo equipa com Ana Pereira, do Ponte de Lima. Beatriz Oliveira foi sexta na Final B de K1 juniores, oitava na Final A de Juniores mistos, 200 metros, fazendo equipa com André Veiros, do CC de Ovar.
O tempo de hoje é de expectativa e fé no futuro. E confiança na liderança de Estima Reis, que, sejamos justos, ainda não teve tempo para mostrar resultados.
- NOTA: O presidente José Bernardino Estima Reis (o dr. Zeca) faleceu de doença, e infelizmente, a 29 de Dezembro de 2021, 7 meses depois de tomar posse.

Sem comentários: