sexta-feira, setembro 09, 2022

* Memórias d´Óis dos dias 9 de Setembro: Professor da escola Primária de Óis da Ribeira (1891)! ARCOR na estremadura espanhola (1995)! ARCOR Canoagem no nacional de esperanças (2001)! Acidente de viação entre 2 óisdaribeirenses (2011)! Os PSD´s de TravassÓis (2013)! Rua «turística» com alcatrão a menos e erva a mais (2016)! A intermináveis obras da Carreira da Igreja (2021)


Diário do Governo 203/1891
 
A actual escola, de 3 salas,
infelizmente desactivadas 


1 - ANO 1891: COLOCAÇÃO DE PROFESSOR NA ESCOLA MASCUINA DE ÓIS DA RIBEIRA: O Diário do Governo nº. 203, de 9 de Setembro de 1891, há 131 anos,  publicou o aviso do Conselho Geral Director do Ensino Primário e Secundário de abertura do concurso para a cadeira do ensino primário masculino de Óis da Ribeira.
E de outras localidades de Portugal!
Os candidatos, para além das habilitações adequadas, tinham de apresentar certidão de idade (21 anos completos), atestado de bom comportamento moral, político e religioso (passado pela Câmara, Juiz de Paz ou administrador do Concelho onde tenham residido nos últimos 2 anos), entre outras exigências.
O professor de então era o padre Abel Gomes da Conceição e Silva, titular da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira, que professor continuou até pelo menos Maio/Junho de 1894, quando foi substituído elo padre António Francisco Alves.
Já agora, e por curiosidade, o presidente da Junta de Freguesia era também sacerdote, o padre Ricardo Tavares da Silva, sendo Joaquim António Pires Soares o secretário e Jacinto Tavares da Silva o tesoureiro, com os vogais José Tavares da Silva, Manuel Alves dos Reis, José Framegas Alves e Bernardino Joaquim de Almeida.

2  - ANO 1995: ARCOR NO TROFÉU
DA ESTREMADURA ESPANHOLA: A equipa de canoagem da ARCOR participou no Troféu da Região Autónoma da Estremadura Espanhola e foi 7ª. classificada, entre as 19 equipas concorrentes.
Individualmente, Sérgio Soares, em C1, e Pedro Carvalho, em K1, foram terceiros nas suas provas. 
Ana Almeida foi quarta em K1 infantis e Marco Aurélio o quinto em K1 menores. Sextos foram Nuno Silva (K1 juniores), António Azevedo (C1 cadetes) e Liliana Framegas (K1 infantis).
Outras classificações:
- K1 cadetes: 10ª.-Beatriz Gomes. 
- K1 seniores: 18º.-Rui Coelho; 31º.-António Jorge Marques.
- K1 infantis: 24º.-Ricardo Soares; 28º-Óscar Almeida.
- K1 cadetes: 27º.-Alexandre Souto.
A ARCOR teve 105 pontos e os espanhóis do Piraguismo de Zamora foram os vencedores, com 280, e seguidos do Polidesportivo de Cadiz, com 277.
- NOTA: Destes canoístas da ARCOR já infelizmente faleceram Alexandre Suto (de acidente) e Liliana Framegas (de doença).
Julieta Fernandes

3 - ANO 2001: CANOAGEM DA ARCOR
NO NACIONAL DE ESPERANÇAS: A equipa de canoagem da ARCOR foi 12ª. classificada do campeonato nacional de promessas, prova disputada a 9 de Setembro de 2001, no Rio Tejo e em Vila Nova da Barquinha.
Os resultados individuais dos atletas arcorianos foram os seguintes:
- K1 menores, 200 metros: 4º. lugar-Rui Santos; 9º-Romeu Fernandes.
- K1 infantis, 200 metros: 6ª.-Julieta Fernandes.
- K1 infantis, 2000 metros: 4º.-Rui Santos; 8º.-Romeu Fernandes: 25º-.-Diogo Neves; 26º-Renato Figueiredo.
- NOTA: A ARCOR Canoagem sempre a pagaiar, mesmo nos difíceis anos de construção do centro social.

4 - ANO 2011: ACIDENTE DE 
VIAÇÃO NA PIEDADE E ENTRE 
2 RIBEIRENSES: Um acidente de viação, na Piedade, feriu dois ribeirenses com alguma gravidade: Rosa Maria Oliveira Carvalheira, surda-muda, de 39 anos, e Armando Ferreira dos Reis, de 60.
A colisão frontal aconteceu à entrada da localidade, ao fim da manhã de hoje e após a curva do lado de Espinhel. Não se conhecem as circunstâncias, mas uma das viaturas caiu no campo lateral. Intervieram os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro - que transportaram os feridos para o Hospital Distrital de Águeda.
NOTA: Os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro intervieram no acidente e transportaram os feridos para o Hospital Distrital de Águeda.
- Foto do JN, com vídeo em http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Aveiro&Con 

5 - ANO 2013: OS PSD´S
DE TRAVASSÓIS
: A colonização já deu a cara!! Isto é: já se conhecem os rostos de quem quer mandar em Travassóis.
Sérgio Neves, de Travassô, quer ser o presidente. É o segundo, a contar da direita. O candidato de barbas, mais à direita, honrou os pergaminhos do PSD, pelo qual deu a cara nos últimos 20 e tal anos. O segundo, da esquerda, é Germano Venade. Para dizer verdade, o d´Óis Por Três não conhece, embora já seja da actual Assembleia de Freguesia. A menina da esquerda será Sofia Marques. de Travassô.
São os candidatos do PSD a TravassÓis.
- NOTA: O PS de Mário Martins venceu as eleições com 698 votos (51,10%) e 5 mandatos. O PSD teve 570 (41,73%) e 4 mandatos. Votaram 1366 (64,10%) dos 2 131 dos  eleitores, com 65 votos em branco (4,76%) e 33 nulos (2,42%)


6 - ANO 2016: RUA «TURÍSTICA»
COM ALCATRÃO A MENOS 
E ERVAS A MAIS...
: Uma rua da turística antiga vila ribeirense e da formosa pateira: a que vai da casa do sr. Alexandrino até à António Bernardino, no cruzamento para o Caminho Fundo. Como se vê, não faltam ervas (e algumas bem altas...) onde deveria estar uma valeta (já nem falamos em passeio). Mas falta o alcatrão, como está bem à vista.
Ruas semi-alcatroadas parece estar a ficar moda na foralada (de farol manuelino) terra ribeirinha. Perdeu importância desde esses tempos, está mais que visto. Os poderes públicos marimbam-se na nobre terra.
É a vida, diria um antigo 1º. ministro.
É uma gaita desalcatroada, dizemos nós!!
- NOTA: A rua é a dos Aidos e, passados 6 anos, continua por alcatroar e cheia de ervas e parras de videiras. Assim é «cuidar do herdado, para deixar em legado».
 
Passeio concluído, asfalto em falta
O passeio e o
(não) asfalto
A assinatura do protocolo
foi a 26/10/2020, para as
obras estarem feitas até
30 de Novembro 


7 - ANO 2021: A INTERMINÁVEIS
OBRAS DA CARREIRA DA IGREJA: As obras de alargamento da Carreira da Igreja, na Rua Benjamim Soares de Freitas, em Óis da Ribeira, sofreram nova interrupção. Mas apostamos que estarão concluídas antes de 26 de Setembro de 2021, o dia das eleições autárquicas locais. Vão ver!!!
As obras foram protocoladas a 26 de Outubro de 2020, entre a Câmara Municipal de Águeda e a União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR) - recebendo esta 16.250 
euros. 
«Este acordo, no seguimento do que já temos efetuado com todas as Juntas e Uniões de Freguesias do Concelho, visa a delegação de competências para a realização de pequenas obras que, embora sendo da competência municipal, podem ser executadas pelas Juntas, numa política de gestão de proximidade», sempre tendo como objetivo a salvaguarda do interesse público, disse Jorge Almeida, o presidente da Câmara Municipal de Águeda, na altura.
Resumindo, uma obra paga pela Câmara Municipal e, por delegação de competências, está a ser executada pela Junta de Freguesia da UFTOR. Aos pouquinhos! 
Obras na semana passada
novamente interrompidas

Obras deveriam estar concluídas
até 30 de Novembro de 2020 !

O contrato inter-administrativo, entretanto, só foi aprovado sessão extraordinária da Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira da noite de 23 de Fevereiro de 2021, também aprovou, por unanimidade, a adenda ao protocolo de delegação de competências da Câmara Municipal (com o nº. 207/2020).
As obras, porém, deveriam ter começado e sido concluídos até 30 de Novembro de 2020, há 10 meses, o que não aconteceu, segundo a Câmara Municipal, por «constrangimentos esternos». Isto é: a Junta de Freguesia não tinha conseguido chegar a acordo com os proprietários, o que implicou o reagendamento do protocolo para a a Assembleia Municipal de Fevereiro de 2021.
A 21 de Fevereiro de 2021, finalmente e quase 3 meses depois da data prevista para a conclusão, começaram os trabalhos, entretanto várias vezes interrompidos - como agora, por estes dias, voltou a acontecer. Anedótico, dizemos nós, foi, por exemplo, o facto de o passeio novo ter estado meses por concluir, por mais ou menos uns 2 metros.
Estamos certos e muito confiantes, hoje, que é dia 9, que até 26 de Setembro de 2021, as  obras estarão concluídas.
- NOTA: Na verdade, estavam concluídas. Não há nada melhor que realizar eleições, para se fazerem obras. Temos dito.

Sem comentários: