domingo, setembro 04, 2022

* Memórias d´Óis dos dias 4 de Setembro: Junta de Freguesia agradeceu os 900 contos do Governo para a ponte (1952)! A horta do passal da Igreja (1879)! Óis da Ribeira venceu Fermentelos em futebol (1976)! O trágico desaparecimento de Celeste Reis (1999)! A ARCOR Social com prejuízo de 230 contos mensais (2001)! O protocolo para preservar e valorizar as bateiras da pateira (2018)! A ponte, o ícone e os jacintos da pateira (2019)! A Tuna/AFOR na abertura da festa do leitão (2029)! A promoção turística da margem óisdaribeirense da pateira (2020)!Beatriz Oliveira na Final B do Mundial de Canoagem! Gabriela e Beatriz na Final A dos 200 metros de C2 do Mundial de Juniores (2021)!


A ponte de Óis da Ribeira foi inaugurada a 25 de Maio de 1952

A inauguração da ponte foi a 25 
de Maio de 1952
Benjamim Freitas


1 - ANO 1949: JUNTA AGRADECEU 900 CONTOS DO GOVERNO PARA A PONTE: A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida a 4 de Setembro de 1949, há 73 anos, registou em acta o agradecimento da verba de «mais 900 contos» atribuída pelo Ministério das Obras Públicas para as obras de construção da ponte sobre o rio Águeda.
A informação tinha chegado à autarquia já no dia 22 de Agosto anterior e neste mesmo dia foi enviado ao ministro José Frederico do Casal Ribeiro Ulrich o referido telegrama, telegrama «de vivo reconhecimento de todo o povo da nossa freguesia».
O benemérito Benjamim Soares de Freitas era o presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, com o secretário José Maria Estima e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes).
A ponte viria a ser inaugurada a 25 de Maio de 1952, numa cerimónia em que o engº. José Frederico Ulrich, Ministro das Obras Públicas, se fez representar pelo coronel Dias Leite (Governador Civil de Aveiro), tendo também estado presente o dr. Fausto Luís de Oliveira (presidente da Câmara Municipal de Águeda) e autoridades civis, militares e religiosas - nomeadamente a Comissão Executiva da Ponte, presidida pelo padre José Bernardino dos Santos Silva, com o vice-presidente Benjamim Soares de Freitas, o tesoureiro Manuel Soares dos Santos e o secretário Armando dos Santos Ala de Resende. A comissão ofereceu «um valioso copo de água às entidades oficiais, durante o qual foram feitos entusiásticos brindes».
- NOTA: Os 900 contos de há 73 anos seriam agora qualquer coisa próximo dos 500 000 euros.







2 - ANO 1879: ARREMATAÇÃO DE 
HORTA DO PASSAL DA IGREJA
DE SANTO ADRIÃO: O Diário do Governo nº. 199, de 4 de Setembro de 1879, publicou o edital de venda de uma horta pertencente ao Passal da Igreja de Óis da Ribeira na zona que hoje é conhecida como Valbom.
A licitação estava fixada em 30$00= (30 mil reis) e a horta tinha arvoredo e uma laranjeira (a norte), a ladeira da fonte (a poente), terras de campo (a nascente) e arvoredo de Jacinto Tavares da Silva e outros (norte).
- NOTA: A horta corresponderá â propriedade que hoje é de Fernando Tavares Pires, agora um choupal e mesmo em frente à Fonte do Valbom - logo atrás da Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira. 
  

3 - ANO 1976: ÓIS DA RIBEIRA 
VENCEUFERMENTELOS EM 
FUTEBOL POPULAR: Uma equipa de futebol de Óis da Ribeira venceu (5-4) os juniores do Sporting Clube de Fermentelos, em jogo realizado no campo de Santo António, nesta vila do outro lado da pateira.
A curiosidade prendeu-se com o facto de ser um jogo nocturno, marcado para as 21,30 horas mas que, por problemas de iluminação do campo, começou cerca das 23 horas. Imagine-se a que horas acabou.
A equipa óisdaribeirense, com alguns reforços, venceu, apesar de lhe ter sido anulado um sexto golo, tendo alinhado com Quinhas; Custódio Ferreira, Diamantino Correia, Zé Celestino e Dinis; Raúl, Moreira e João Albino; Speed, Rui e Zé Maria. Também jogaram Carlos Marques, Fernando Suarez e Fausto Ferreira.
- NOTA: O desporto em Óis da Ribeira, HÁ 46 ANOS, tinha muitos actores. Era popular, era futebol e foi um dos princípios da ARCOR.

M. Celeste Reis


4 - ANO 1999: O TRÁGICO AFOGAMENTO
DE MARIA CELESTE DOS REIS
: A óisdaribeirense Maria Celeste dos Reis, de 75 anos, desapareceu de casa a 4 de Agosto e um mês depois, a 4 de Setembro de 1999, há 23 anos, não havia notícias dela, apesar de todas as diligências e buscas efectuadas por autoridades policiais, bombeiros e dezenas, centenas de populares.
O enigma só viria a ser desfeito a 21 de Outubro, quando o seu cadáver foi localizado, afogado nos campos do rio Cértima, em Perrães, por dois pescadores de Óis da Ribeira: José Manuel Rosa e José Tavares Pires.
As autoridades foram chamadas e o cadáver foi retirado pelos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro, depois sujeito a autópsia pelo Instituto de Medicina Legal. O funeral realizou-se a 23 de Outubro, o sábado seguinte.
- NOTA: Maria Celeste Reis era casada com Gil Martins dos Reis e mãe de Júlio e Delfim, ambos emigrados na Alemanha e este também tragicamente falecido, aos 60 anos e por afogamento na pateira, a 13 de Janeiro de 2008. O filho mais novo, Carlos Alberto dos Reis, nascido a 4 de Novembro de 1952, falecera, de doença, a 11 de Outubro de 1972, aos quase 20 anos.

A ARCOR, há 21 anos, funcionava onde
agora é a pastelaria «Pau de Canela d´Óis» 

5 - ANO 2001: NOVO ANO SOCIAL 
DA ARCOR COM 230 CONTOS DE PREJUÍZO MENSAL: O novo ano social da ARCOR abriu a 4 de Setembro de 2001, há 21 anos, então com 49 crianças: 11 na creche, 18 no jardim de infância e 20 no ATL. 
O funcionamento destas valências e segundo «Jornal da ARCOR de 30 desse mesmo mês e ano, dava um prejuízo médio mensal de cerca de 230 contos - seriam agora qualquer coisa como 1.548,19 euros. Utentes havia que pagavam menos de 150$00 por dia, agora seria 1,01 euros, o que, ainda segundo o «JdA», «não dava para o lanche, sequer».
A equipa de trabalho social era coordenado por Madalena Neves, secretária da direção, e envolvia 8 funcionários: as educadoras Almerinda Simões (creche) e Fátima Goulart, que ainda hoje é colaboradora da ARCOR (no jardim de infância), o animador social João Caseiro (no ATL e a tempo parcial) e as funcionárias Luísa Ferreira, Clara Santos e Judite Tavares (que também ainda estão na ARCOR), Sónia Silva Rosa Rodrigues.
- NOTA: A direção era 
presidida por Celestino Viegas e tinha tomado posse a 1 de Maio do mesmo ano de 2001, substituindo a de Fenando Reis Duarte de Almeida - primos por sinal, ou coincidência. Os 230 contos de há 21 anos corresponderiam, hoje e segundo o conversor da PORDATA, a 1.567,78 euros.
A foto oficial da assinatura do protocolo, com as três presidenciais figuras: Mário
Martins, Gil Nadais e Manuel Soares. Três anos e dois meses depois, o que foi
feito para preservar e valorizar as bateiras da pateira?
As bateiras da pateira (anos 80 do Século XX)

6 - ANO 2018: O PROTOCOLO PARA PRESERVAR E VALORIZAR AS BATEIRAS
PATEIRA. HÁ 38 MESES!: a Câmara Muni-
cipal de Águeda assinou, no já distante dia 9 de Julho de 2015, um protocolo com a União das Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira e a Arcor para a preservação e valo-
rização das embarcações tradicionais - as conhecidas bateiras da pateira.
Foi isto há já bem distantes 3 anos e quase 2 meses de tempo!
Há 38 meses!
A ideia era (é) boa e mereceu o habitual destaque da «fábrica» de propaganda da Câmara de Águeda, que meteu até foto oficial da dita oficialíssima assinatura, envolvendo três presidenciais figuras: Gil Nadais (Câmara Municipal), Mário Martins (União de Freguesias) e Manuel Soares (Arcor). 
Gil Nadais, no histórico mas já esquecido momento, não deixou de referir «o quão importante é preservar as artes de construção tradicional das bateiras, um dos ex-libris da pateira e património que importa valorizar para as gerações presentes e futuras».
Bem pregou Frei Tomaz!
Passados 3 anos e quase 2 meses, a pergunta é quão simples: o que foi feito, desde então, para  preservar e valorizar de embarcações tradicionais - as chamadas bateiras da pateira?
Ou mais simples, ainda: o protocolo passou do papel ou está em arquivo eterno, no limbo do esquecimento?
Já agora: o que valem assinaturas destas e protocolos destes?! - Ver AQUI
- NOTA: Hoje e passados 4 anos, é só somar os seus 48 meses aos indicados 38. São 86 meses e o protocolo por cumprir. É a isto que se chama fazer política.
A ponte e os jacintos ao princípio da tarde de 4 de Setembro de 2019, Cadé a draga?
- A
A ponte do post do presidente da Câmara

7 - ANO 2019: A PONTE, O ÍCONE
E OS JACINTOS DA PATEIRA: O presidente da Câmara Municipal de Águeda puxou dos seus galões e orgulho e lembrou na sua páginma de facebook, que «foi exactamente há 6 ano que fizemos 
esta ponte incrível, que se tornou um dos ícones de pateira».
O pontão, para sermos exactos, da mini-enseada da margem da pateira em Óis da
 Ribeira, junto à Rulote O Nelson.
O «fizemos» do presidente referia-se, naturalmente, ao colectivo da Câmara Municipal de Águeda e a 2013.
«Uma grande ideia, um grande momento. Parabéns à dona da ideia e parabéns a quem a executou», concluiu Jorge Almeida, o ufano presidente da Câmara Municipal de Águeda, postando a imagem do pontão que se vê ali acima (a segunda desta sequência) sem, sequer, um jacinto a adornar o espaço.
A imagem seria outra, se tirada ao princípio da tarde de hoje, indo lá, por exemplo, para tomar um café na Rulote do Nelson: uma mini-enseada e um pontão invadidos de jacintos. Como, aliás, acontece na esmagadora maioria do tempo de ano.
- NOTA: Se hoje lá fosse, outra coisa diria e até lhee poderiam perguntar por onde raio anda a draga de limpeza dos jacintos. Em Ponte de Lima, como sabe mos.
A Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira
O maestro António Neves,
aqui também como executante

8 - ANO 2019: TUNA DE ÓIS DA 
RIBEIRA / AFOR  ABRE A FESTA 
DO LEITÃO: A Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira está hoje nas cerimónias de inauguração/abertura da Festa do Leitão, em Águeda.
A 26ª. Festa do Leitão inclui a Feira de Vinhos e Espumantes da Bairrada vai decorrer de 4 a 8 de Setembro de 2019, é organizada pela Associação Comercial de Águeda (ACOAG) e será inaugurada às 18 horas, numa cerimónia que será presidida pelo Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, nos Paços do Concelho.
A comitiva oficial seguirá logo depois, em cortejo, para o Largo do Botaréu/1º. de Maio, na baixa de Águeda e junto ao rio, onde decorrerá o certame, ao som da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira, sob direção do mastro António Bastos.
A noite terá um concerto de Quim Barreiros, a partir das 22 horas.

Já agora, vai estar no próximo domingo na Fontinha, onde abrilhantará as festas em honra de Nossa Senhora das Febres, nesta localidade da vizinha freguesia de Segadães.
- NOTA: HÁ 3 anos ainda não havia pandemia e as actuações da Tuna / AFOR eram em muito maior número-

A embarcação abandonada no parque da pateira
A mesa «turística» da pateira


9 - ANO 2020: A PROMOÇÃO 
TURISTICA DA MARGEM 
OISDARIBEIRENSE DA PATEIRA: O projecto político do PSD proclamado nas eleições autárquicas intercalares de 2019 consagra um capítulo de 9 pontos ao parque da pateira. 
O que, convenhamos, não é pouco!
Trata-se, afinal e por excelência, do maior ex-libris turístico da (des)União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira! E arredores!
Hoje, em tarde quente do (ainda) verão de 2020, passámos por lá e, entre outros pormaiores, demos conta de: 

1 - Um barco há mais de um ano abandonado, como se vê na imagem - imediatamente a norte do hangar de canoagem da ARCOR. 
Já dele aqui falámos, pelo menos a 30 de Maio de 2019 e a 19 de Abril de 2020.
Está «esquecido» ou faz parte do ambiente natural da lagoa, integrado numa qualquer promoção do festejado projecto Náutica de Lazer da Pateira ?
2 - Uma mesa cheia de lixo. Será uma entrada ou uma sobremesa para alguma opípara refeição turística?
- NOTA: Palavras para quê?  Mas para quê, mesmo?! São políticas à moda travassÓisense que, neste particular caso prejudicam a imagem de Óis da Ribeira

Beatriz Oliveira (ARCOR Canoagem)

10 - ANO 2021: BEATRIZ OLIVEIRA  NA FINAL B DO MUNDIAL DE CANOAGEM: Beatriz Oliveira, atleta internacional da ARCOR Canoagem, vai disputar a final B do Mundial de Juniores e Sub-23 que está a decorrer no CAR de Montemor-o-Velho.
A jovem atleta de Perrães e da formação do clube de Óis da Ribeira, foi 7ª. classificada da segunda semifinal da prova de K1 Juniores Femininos, na distância de 200 metros.
A Final B está marcada para as 9 horas de amanhã e, também amanhã mas às 18,40 horas, Beatriz Oliveira disputará a fase eliminatória de de K2, fazendo equipa com André Veiros, atleta do Clube de Canoagem de Ovar.
Em caso de apuramento, a dupla disputará a semi-final ás 9,10 horas de segunda-feira. A final está programada para as 14,06 horas.

Gabriela e Beatriz na Final A dos 200 metros de C2 do Mundial de Juniores

Gabriela Resende, treinador e Ana Beatriz Pereira
G. Resende


A dupla Gabriela Resende, da ARCOR canoagem, e Ana Beatriz Pereira, do Náutico de Ponte de Lima, voltou a brilhar na tarde de hoje do mundial de canoagem, apurando-se para a final dos 200 metros em C2.
Há momentos e na pista do Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho, foram terceiras classificadas da prova de C2 Juniores Femininos e asseguraram a passagem direta à final.
Final que está marcada para as 10,03 horas de amanhã, domingo, dia 5 de Setembro de 2021.
Parabéns!!! Muitos parabéns e força!

Gabriela Resende em 9º. lugar da Final A do Mundial de C2, 500 metros!

Ana Pereira e Gabriela Resende na prova de hoje

 A canoísta Gabriela Resende, atleta internacional da ARCOR (foto ao lado), fazendo equipa com Ana Beatriz Barreiros Pereira terminaram o Mundial de Juniores e Sub-23 na nona posição da Final A de 500 metros em C2.
A prova está a decorrer mo CAR de Montemor-o-Velho e esta final disputou-se às 11,31 horas, com um bom resultado da canoístas da ARCOR (estreante nesta dimensão competitiva da modalidade) e do Náutico de Ponte de Lima.
Ainda hoje, por volta das 17 horas, a dupla Gabriela/Beatriz ai disputar a primeira semifinal da prova de C2 Juniores Femininos, na distância de 200 metros.



1 comentário:

Anónimo disse...

Eu não acredito em contos, mas acredito nas histórias de um trauliteiro porque por mais impossíveis que pareça, estas sim, acontecem.